O Sennheiser IE 200 foi anunciado no início deste ano e foi lançado globalmente no dia 31 de janeiro de 2023. No comunicado da Sennheiser, dizia que o fone de ouvido chegaria por US$ 150, ou seja, metade do valor cobrado pelo seu irmão maior, o IE 300, que avaliamos aqui no site. Sem dúvidas o preço e o formato idêntico ao do Sennheiser IE 900, já foram um grande atrativo para o lançamento que estava por vir, mas ainda não se sabia detalhes sobre a qualidade de som e de construção.

Com o lançamento do Sennheiser IE 600, o último modelo da linha a ser lançado antes do IE 200, os fãs da marca que acompanham as análises especializadas dos in-ear lançados, perceberam que a empresa mudou a curva de resposta de frequência (graves, médios e agudos), deixando os médios mais aparentes, se comparado ao IE 300. Isso gerou uma grande especulação, onde acreditava-se que o Sennheiser IE 200 seguiria a mesma linha de som do irmão maior IE 600. Felizmente, foi isso que aconteceu, deixando todos ansiosos para saber mais detalhes a respeito do novo fone de ouvido in-ear da fabricante alemã de equipamentos de áudio.

Review: Sennheiser IE 200

Análise do fone de ouvido in-ear Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri
Análise do fone de ouvido in-ear Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri

Conforto, encaixe e construção

Assim como o IE 300, o Sennheiser IE 200 possui um formato muito semelhante, proporcionando um excelente nível de conforto. Mesmo após 8 horas utilizando o fone de ouvido durante o trabalho no escritório, não houve incomodo algum.

É importante mencionar que se não houver um encaixe correto, por mais que pareça ser fácil de inserir o IE 200 no canal auditivo, a reprodução dos sons poderá ser prejudicada, principalmente nos graves. Devido a este motivo, recomendo que acesse este tutorial sobre como posicionar corretamente in-ears no ouvido. Além disso, é importante escolher o tamanho correto das ear tips ("borrachinhas", "ponteiras"), para que haja o encaixe adequado no ouvido.

Encaixe do fone de ouvido in-ear Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri
Encaixe do fone de ouvido in-ear Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri

Outro ponto que é importante lembrar, é que os cabos do IE 200 são removíveis e caso dê algum problema, é possível trocá-los facilmente. Entretanto, como a Sennheiser optou por utilizar a conexão MMCX, é recomendável que você não tire e encaixe o cabo no fone muitas vezes, pois isso tende a deixar o contato mais folgado. Pessoalmente, prefiro utilizar fones e cabos com conector 2-pin, pois não tive problema algum ao utilizar este tipo de conexão.

Mas, felizmente, a Sennheiser realizou uma melhoria em seus cabos, pois a empresa finalmente decidiu abandonar o design emborrachado dos cabos de fones lançados antes do IE 200 (exemplo: IE 300, IE 600, IE 900). O Sennheiser IE 200 vem com um cabo trançado extremamente leve, maleável, que não embola com facilidade, sem aquele aspecto pegajoso dos outros modelos. É importante mencionar que, por ser um fone de ouvido mais barato, o IE 200 não vem com cabos extras com conectores balanceados (2,5mm ou 4,4mm) como no IE 600 e no IE 900.

Cabo que vem com o Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri
Cabo que vem com o Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri

Confesso que senti falta da presença de uma case para guardar o fone de ouvido, acessório presente já no IE 300. Creio que o custo de produção dela não seja tão alto quanto um cabo balanceado e acho que o item faria diferença na experiência de uso geral.

O som

Como disse no início da análise, o Sennheiser IE 200 segue a mesma proposta de sonoridade do IE 600, que deixa os médios mais em destaque comparado com o IE 300, que possui graves e agudos proeminentes e médios recuados. Além disso, notei que os graves não são excessivos, mas ao mesmo tempo possuem um bom volume (massa), enquanto os agudos não chegam a ser agressivos e ainda apresentam um bom brilho e extensão.

Os médios do IE 200 conseguem se destacar na música, mas ao mesmo tempo os agudos e os graves conseguem interagir de maneira muito harmoniosa, dando corpo às vozes e brilho aos pratos da bateria e às cordas das guitarras. Isso cria uma musicalidade impressionante que traz ao mesmo tempo um desempenho técnico competente, capaz de revelar uma boa quantidade de detalhes da música.

In-ear Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri
In-ear Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri

A maneira como que o IE 200 apresenta os graves, médios e agudos faz com que ele não seja um fone cansativo de se escutar, mesmo após horas de audição. Para aqueles que procuram um in-ear para relaxar ou mesmo para trabalhar, acredito que ele seja uma excelente escolha.

O palco sonoro é honesto e temos no Sennheiser IE 200 uma boa capacidade de separação dos instrumentos considerando seu preço. Se somar isso à forma equilibrada com que são reproduzidas as frequências, o resultado geral é bem agradável.

Comparativo: Sennheiser IE 200 e IE 600

A distribuição dos graves, médios e agudos do IE 200 é bem parecida com a dom IE 600, mas com algumas diferenças. O Sennheiser IE 200 possui um foco maior no médio grave, enquanto o IE 600 consegue reproduzir melhor os subgraves e entrega uma texturização melhor nas frequências mais baixas, apresentando um nível de detalhes maior. Já nos agudos, o IE 600 entrega mais extensão e apresenta uma maior desenvoltura ao reproduzir sons de pratos de bateria.

Os médios do IE 200, são bem parecidos com os do IE 600. Além disso, senti que há uma dinâmica melhor na apresentação do IE 600 comparado ao IE 200, justamente devido ao seu som mais refinado na região dos graves e dos agudos.

Precisa de amplificação melhor para o Sennheiser IE 200?

No caso do Sennheiser IE 200, foi necessário alterar o ganho do meu DAP (Digital Audio Player) FiiO M11S para o médio, além de elevar o volume em torno de 70 e 80 de 120. Comparando com outros fones de ouvido, considero que este fone de ouvido é um pouco faminto por potência. Então recomendo que o usuário compre um cabo balanceado para o IE 200 e utilize a saída balanceada de seu "dongle" (DAC/amp USB portátil) ou DAP.

Conclusão

O Sennheiser IE 200 sem dúvidas é um excelente custo-benefício e entrega mais do que custa. Sua sonoridade é muito equilibrada e sem excessos, algo que faz diferença para aqueles que utilizam fones de ouvido por horas. Além disso, o grande conforto e o cabo removível, fazem com que este in-ear seja completo, pois ele entrega muito bem atributos que são essenciais para uma boa experiência de uso.

Mas, embora o Sennheiser IE 200 já tenha sido lançado globalmente em janeiro de 2023, o fone de ouvido ainda não está à venda na loja online da Sennheiser Brasil. De acordo com o porta-voz da empresa no país, o lote do novo in-ear ainda não foi importado e deverá demorar algum tempo até que isso ocorra e a empresa possa oferecer a venda do produto. Até lá, infelizmente não é possível dizer o valor que o IE 200 será vendido no Brasil.