A Sennheiser anunciou um novo microfone desenvolvido com foco em podcasts. Embora já exista Sennheiser MK4, ainda não havia um produto que fosse voltado exatamente para o público que cria conteúdo para plataformas como Spotify e YouTube. Agora a fabricante alemã de equipamentos de áudio revelou o Sennheiser Profile, um microfone USB semelhante ao Blue Yeti, o Rode NT-USB e o HyperX Quadcast, avaliado pelo Oficina da Net.

O Profile da Sennheiser é um microfone USB condensador cardioide desenvolvido para aqueles que procuram algo com sonoridade neutra, mas que tenha um pequeno incremento nos médio agudos e agudos, dando uma clareza maior à fala dos podcasters e streamers. O usuário pode controlar diretamente no dispositivo as configurações de ganho, mudo, volume da saída para fones de ouvido e um controle de equilíbrio entre a voz e o áudio do computador.

Microfone para podcasters e streamers é lançado pela Sennheiser. Fonte: Sennheiser
Microfone para podcasters e streamers é lançado pela Sennheiser. Fonte: Sennheiser

Os gerentes de produto Benny Franke e Dennis Stegemerten da Sennheiser, responsáveis pelo projeto do microfone Profile disseram:

Quando você está gravando seu podcast ou fazendo uma transmissão ao vivo, já precisa se preocupar com o conteúdo, talvez o tratamento da sala, a configuração da câmera, a interação com o público - a última coisa que você precisa nessa situação é um conjunto de áudio complexo -up. Então, tentamos criar uma tecnologia que saia do caminho do seu processo criativo.

O design é simples e eficiente e não o sobrecarrega. O perfil é simplesmente conectado à porta USB-C do seu computador ou tablet - seu dispositivo reconhecerá automaticamente o microfone e estará pronto para capturar sua voz. Não há necessidade de uma interface ou qualquer software, nenhuma janela adicional para manter aberta para que você possa controlar as configurações do microfone. Um toque intuitivo de um controle diretamente no microfone - isso é tudo o que é necessário.

Microfone USB condensador cardioide Sennheiser Profile. Fonte: Sennheiser
Microfone USB condensador cardioide Sennheiser Profile. Fonte: Sennheiser

De acordo com Benny Franke, o Sennheiser Profile oferece um som natural e quente, capaz de destacar o corpo, a presença da voz. Além disso, ele diz que é possível ouvir essa diferença até mesmo em plataformas que comprimem o áudio.

A estrutura do novo microfone da Sennheiser para streamers e podcasters permite o uso com suporte de mesa ou braço articulado. Dessa forma, há uma boa flexibilidade para o usuário escolher qual é a melhor forma para captar o áudio no local de gravação.

Lançamento e disponibilidade

O microfone Sennheiser Profile já foi lançado nos EUA e chega por US$ 130. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento ou preço para o produto no Brasil. Fique ligado para mais informações!

Microfone USB condensador cardioide Sennheiser Profile. Fonte: Sennheiser
Microfone USB condensador cardioide Sennheiser Profile. Fonte: Sennheiser

Sennheiser Profile - Especificações completas

  • Tipo de microfone: microfone condensador pré-polarizado
  • Padrão de captação: cardióide
  • Alimentação: via USB-C (MacOS/iPadOS/Windows/Android)
  • Fonte de alimentação: 5 V, máx. 200 mA
  • Interoperabilidade do SO: Windows 10.0 ou superior; macOS 10.15 ou superior; Android 9.0 ou superior, iPad OS 14 ou superior (compatível com dispositivos Apple habilitados para USB-C)
  • Comprimento do cabo: Perfil: 1,2 m, conjunto de streaming de perfil: 3 m
  • Faixa de frequência: 20 a 20.000 Hz
  • Taxas de amostragem: 44,1 kHz, 48 kHz
  • Resolução de amostragem: 16 bits, 24 bits
  • SPL máximo: 125 dB SPL no mínimo. ganho, 85 dB SPL no máx. ganho
  • Sensibilidade no máx. ganho: -10 dBFS a 80 dB SPL
  • Sensibilidade no mín. ganho: -50 dBFS a 80 dB SPL
  • Conectores: USB tipo C (USB 2.0 Full Speed); TRS de 3,5 mm para monitoramento de fone de ouvido
  • Saída de fone de ouvido: faixa de frequência 20 - 18.500 Hz, 16 ohms min. impedância de saída