O HyperX QuadCast é o mais novo periférico da marca, lançado no começo deste ano, ele vem para brigar no espaço dos microfones de mesa e vai diretamente contra os microfones já consagrados da Blue assim como o Razer Seiren X USB.

Aqui no Brasil, o QuadCast fica pela bagatela de R$ 899, um preço um tanto quanto alto para um microfone USB. O que nos resta saber é se ele realmente vale este preço e como ele compete com outros microfones tanto de Headsets quanto condensadores.

HyperX QuadCast
HyperX QuadCast

Não iríamos perder a chance de fazer um vídeo sobre um lançamento da HyperX no país, então segue ele abaixo:

Construção Externa e Design

O QuadCast é feito de vários materiais, o principal deles sendo metal que aparenta ser alumínio. O alumínio não se limita somente ao microfone em sí, mas também a sua base que é bem rígida e fornece boa estabilidade ao microfone, não permitindo com que ele fique balançando por movimentos em cima da mesa.

Visão periférica do QuadCast
Visão periférica do QuadCast

A marca apostou no vermelho como cor de acento ao microfone, a cor está presente no LED interno (sim, ele é iluminado), no pop filter e no nylon do ShockMount. Tenho que dizer que gostei bastante da combinação de cores e ele ficou bem elegante, a ressalva é para aqueles que tem setups que a cor não combina com o microfone.

Detalhes em vermelho são bem nítidos
Detalhes em vermelho são bem nítidos

A sua parte superior é feita de borracha, assim como sua parte inferior. Acredito que estes materiais foram usados para diminuir a quantidade de reverberação interna no microfone e não como um artigo de aparência, afinal borracha é um ótimo material para abafamento de ruídos.

Parte superior do microfone
Parte superior do microfone

A logo da HyperX pode ser encontrada somente na parte frontal do microfone e ela está pintada na carcaça, muito melhor do que um adesivo. Embaixo do suporte é o outro único lugar onde há algum branding no microfone, ali aparecem as certificações e dados de uso energético assim como o S/N. Também há os pés enormes de borracha que garantem um ótimo grip a mesa, mantendo ele posto no lugar.

Parte inferior do suporte
Parte inferior do suporte

Você também pode remover o microfone do ShockMount ou remover o ShockMount do suporte em sí, basta remover o ajuste de altura traseiro (só girar até ele sair). Tenha cuidado ao remover o ShockMount do suporte já que há 2 borrachas de selamento assim como as porcas de engate, se vocês perderem estas peças há grandes chances de inutilizar o suporte.

É só des-rosquear que a aranhã desengata
É só desrosquear este pino que a aranhã desengata

É interessante saber que a HyperX incluiu um Shockmount junto ao microfone, caso você já tenha um braço isso ajuda muito já que só um Shockmount de metal custa perto dos 100 reais mesmo comprando pela internet.

ShockMount
ShockMount

Funcionalidades

O principal diferencial do QuadCast em relação aos outros microfones são seus quatro modos de funcionamento: Estéreo, Omnidirecional, Cardióide e Bidirecional. Isso possibilita uma grande quantidade de cenários onde o microfone seria útil, basicamente o tornando multi-uso. Você pode usá-lo como uma ferramenta de Stream no modo Cardióide ou Estéreo caso queira trollar os seus amigos no Discord.

Para alternar entre os modos basta girar o "Scroll" em sua traseira, da esquerda para a direita: Estéreo, Omnidirecional, Cardióide e Bidirecional.

4 Opções se encontram na traseira
4 Opções se encontram na traseira

Mas como isso afeta exatamente o som que vem do microfone? O áudio que deixei na parte do Som aqui no review mostra tanto a qualidade do microfone quanto os 4 modos de gravação que ele apresenta. Caso queira visualizar a diferença, assista o vídeo review.

Agora que você já pode escutar os 4 modos do microfone fica mais fácil de entender como eles funcionam e quais os diferentes usos que ele proporciona. É realmente muito interessante o que a HyperX fez aqui e mostra como a tecnologia pode trabalhar muito a nosso favor com ótimo funcionamento e flexibilidade.

Claro que não há só o modo de captura no microfone, ele também tem ganho de dB manual. Para aumentar ou diminuir o ganho do microfone basta deslizar o slider em sua parte inferior, ele tem uma marcação de demonstra se você está diminuindo ou aumentando o ganho.

"Scroll" de ganho

Também há um "botão" mudo na parte superior do microfone, basta tocar no topo que ele automaticamente fica mudo, para reabilitar, basta tocar novamente. Lembrando que não há um botão, e só tocar para ativar ou desativar o microfone.

Botão mute
Botão mute

Som

Como é o som do QuadCast? O QuadCast tem um bom som e detalhamento, a voz tem profundidade e é bem representada. O Popfilter interno que a HyperX incluiu faz seu trabalho muito bem e garantiu que não houvessem estouros durante minha fala a frente do microfone.

Eu trouxe um Samson CO1 que também é condensador mas usa Phantom Power através de uma interface de áudio. A Samson é uma marca bem conhecida no ramo de áudio professional e fiquei muito curioso para ver como o QuadCast se saíria frente a frente com um microfone de marca renomada.

O que posso dizer é que a marca está de parabéns pois o detalhamento e qualidade do aúdio são basicamente idênticos, e ter este nível de qualidade no primeiro microfone condensador da marca é difícil de se ver hoje em dia. Fizeram um ótimo trabalho no microfone e em suas funções.

Claro que eu não ia deixar de pôr uma faixa de áudio aqui no review para vocês escutarem e tirarem suas próprias conclusões.

Facilidade de Uso

Como é o uso do microfone? Precisa configurar muita coisa para fazer ele funcionar?

A resposta é simples: é muito fácil de usar, não precisa configurar nada.

Ele não tem software e não há nenhuma instalação de driver necessária, basta plugar o microfone no USB do computador e começar a usar, sem mistérios.

HyperX QuadCast
HyperX QuadCast

Veredito

Para começar o veredito eu quero lembrá-los de uma coisa antes:

O QuadCast é basicamente 4 microfones em 1 só, normalmente é necessário comprar diferentes tipos de microfones para poder fazer tudo que o QuadCast faz, fora as aranhas e a interface de áudio que 97% dos microfones condensadores profissionais usam.

Com isso em mente, começo a dar meu veredito final ao microfone.

HyperX QuadCast
HyperX QuadCast

Sim, eu sei que este microfone custa R$ 899 e sim, eu sei que este preço é alto já que nossos salários são extremamente baixos. MAS, se você trabalhar com qualquer tipo de produção audiovisual ou até mesmo em vídeos narrados, o QuadCast é uma das melhores opções dentro do preço no mercado atual, encontrar um microfone que tenha áudio stereo, omnidirecional e bidirecional em 1 pacote só e ainda com uma aranha e funcionar via cabo USB? Isso é bom demais para desconsiderar.

A nota que ele recebe é de 8.5 e é merecido por tudo que oferece, caso o preço venha a cair - o que é bem provável - a nota só será maior e mostra que a HyperX veio com a ideia certa para disputar dentro do mercado de Microfones de mesa USB.