Os fones de ouvido planar magnéticos não eram tão expressivos no mercado até alguns anos atrás, resumindo-se basicamente no lançamento de modelos da Audeze, uma desenvolvedora norte-americana, que fabrica seus próprios alto-falantes (drivers) e designs de produtos. Entretanto, graças a uma empresa chinesa chamada Hifiman, a popularidade deste tipo de tecnologia começou a crescer. Porém, esse movimento maior de utilização de drivers planar magnéticos se intensificou realmente com o lançamento de fones de ouvido in-ears que utilizam esta tecnologia de forma miniaturizada, já que antes só encontrávamos isso em over-ears [1].

Se você acompanha o mercado chinês de fones de ouvido, provavelmente já deve ter se deparado com algum over-ear da Hifiman como, por exemplo, o HE400SE, presente em nosso guia de melhores headphones até R$ 700. Agora há também diversas opções de in-ears chineses com driver planar-magnético que não custam uma pequena fortuna como os iSine da Audeze como, por exemplo, o 7h Timeless, o Letshuoer S12, o 7Hz Salnotes Dioko e Kinera Celest Guminho, o qual fiz um review aqui. Para entender melhor as "vantagens" destes fones de ouvido comparado a outras tecnologias, temos de entender como é o funcionamento do driver planar-magnético e quais são suas características que mais se sobressaem ao ouvir um exemplar com esta tecnologia.

[1] Artigo "Quais são os tipos de fones existentes"

Como os drivers planar magnéticos de fones de ouvido funcionam

O que são fones de ouvido planar magnéticos e quais são suas vantagens comparados aos outros.
O que são fones de ouvido planar magnéticos e quais são suas vantagens comparados aos outros.

Os drivers planar magnéticos (planar magnetic) utilizam duas placas com diversos imãs enfileirados com um filme no meio (diafragma), que é transparente, flexível e possui finos fios elétricos passando por ele. Quando há o envio de sinal (analógico) do cabo conectado ao fone de ouvido, a eletricidade faz com que um campo magnético seja formado e o diafragma vibre rapidamente, gerando o som.

Funcionamento do driver planar magnético. Crédito: MyNewMicrophone/Reprodução
Funcionamento do driver planar magnético. Crédito: MyNewMicrophone/Reprodução

Devido a forma como o diafragma é estimulado, geralmente temos uma resposta muito rápida do diafragma aos impulsos elétricos, proporcionando assim um nível de detalhamento e extensão que geralmente são superiores a muitos fones de ouvido que utilizam drivers dinâmicos. Caso você não conheça, os dynamic drivers (DDs ou drivers dinâmicos) são o tipo mais comum e antigo de alto-falante utilizado em fones de ouvido.

A maioria dos drivers dinâmicos é composta por um ímã circular, um diafragma e uma bobina colada a ele. Para gerar som, a bobina (voice coil) é encaixada em um sulco feito no ímã, o qual possui diferentes polos (na parte superior e inferior), onde através do fluxo magnético gerado pelo sinal elétrico (analógico), o diafragma vibra e gera ondas sonoras.

Funcionamento do driver dinâmico (DD). Crédito: MyNewMicrophone/Reprodução
Funcionamento do driver dinâmico (DD). Crédito: MyNewMicrophone/Reprodução

Qual é a diferença principal entre fones de ouvido planar magnéticos e dinâmicos?

Devido a fama dos headphones over-ear da Audeze (exemplo: LCD-2), os fones de ouvido planar magnéticos ficaram conhecidos por terem a capacidade de gerar graves com impacto (Punch) e extensão (profundidade), além de passarem a sensação de muita massa (volume) [2]. Entretanto, os drivers planar magnéticos não entregam exatamente isso dependendo da forma como são desenvolvidos pela fabricante. O maior exemplo disso são os fones de ouvido da Hifiman, que não possuem graves com tanta massa, embora tenham uma boa extensão e textura (detalhamento do som nas frequências mais baixas).

Na maioria das vezes, os fones de ouvido planar magnéticos conseguem entregar uma extensão e velocidade no impacto superiores comparado a modelos que utilizam drivers dinâmicos. Porém, quando vamos para os in-ears, encontramos projetos híbridos de fones, onde há mais de uma tecnologia sendo utilizada como, por exemplo, a dos drivers de armaduras balanceadas (BAs o balanced armatures) e a dos drivers eletrostáticos (EST) [3]. Neste caso, é possível encontrar resultados diversos no comportamento do som, pois aqui há influências de diversas formas. Caso queira saber mais sobre o tuning de intra-auriculares híbridos, acesse nosso artigo aqui.

[2] Artigo "Saiba qual assinatura de som é a melhor para você"

[3] Artigo "Quais os tipos de tecnologias existentes em fones de ouvido"

Headphone planar magnético Audeze. Fonte: Igor Porto
Headphone planar magnético Audeze. Fonte: Igor Porto

Há também os in-ears que possuem um único driver planar magnético por lado e estes não eram muito comuns de surgir com um bom tuning. Entretanto, graças à indústria de fones de ouvido chinesa, o mercado ganhou modelos que se destacaram como, por exemplo, o 7Hz Timeless e o Letshuoer S12.

Artigos indicados para leitura:

O que achou deste artigo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!