É comum vermos conectores de cabos banhados a ouro, sejam eles digitais ou analógicos. Na maioria das vezes, as pessoas pensam que pelo fato de possuírem ouro, eles são bons, mas não é bem assim que funciona. Entenda quais são os reais benefícios da utilização de conectores de cabos banhados a ouro.

A primeira coisa que muitos pensam é no desempenho maior de um cabo ao utilizar ouro em seus conectores. Entretanto, não há ganho de performance ao utilizar conectores banhados a ouro. Confira abaixo quais são de fato os benefícios de conectores de cabos banhados a ouro.

Proteção contra oxidação

O ouro é um excelente metal para se evitar a oxidação. Pensando nisso, os fabricantes de cabos banham os conectores com ouro para proteger o metal utilizado primariamente para a fabricação da peça.

Cabo de força Pangea Audio AC-14SE MKII. Fonte: Vitor Valeri
Cabo de força com conectores banhados a ouro Pangea Audio AC-14SE MKII. Fonte: Vitor Valeri

Note que há diferentes qualidades de conectores banhados a ouro, pois o quilate, a pureza e o número de camadas sobrepostas. Ou seja, com o uso, dependendo do número de vezes que se conecta e desconecta um cabo, o ouro pode acabar saindo e deixando a peça desprotegida. Quando isso acontece, é possível que o conector oxide em algumas regiões e sofra corrosão.

A oxidação e consequente corrosão ocorre devido a exposição do metal a umidade e ao oxigênio. Isso pode ocorrer tanto no conector quanto nos fios do cabo em si, daí a importância de se fazer uma boa solda e adicionar uma proteção para evitar a torção e consequente rompimento do material. Com isso, tanto os conectores quanto os fios do cabo irão permanecer por mais tempo sem oxidação.

Melhor encaixe

Para manter firme a conexão entre conectores macho e fêmea, a utilização do ouro é uma excelente solução. Ao utilizar conectores banhados a ouro, você irá notar que o conector apresentará um encaixe melhor do que aqueles que não possuem o metal cobrindo sua superfície.

Cabo USB-A para USB-B com conectores banhados a ouro. Fonte: Vitor Valeri
Cabo USB-A para USB-B com conectores banhados a ouro. Fonte: Vitor Valeri

Pinos de conexão banhados a ouro

Ao utilizar o ouro nos pinos de conexão, que ficam na parte interna do conector do cabo, teremos uma condutividade melhor que a do alumínio, mas pior que cobre e prata. Mas aí você pode se perguntar do motivo de não se utilizar prata neste caso, já que ela proporciona uma condutividade ainda melhor que o ouro. O problema de se utilizar a prata é a sua suscetibilidade maior à corrosão comparado ao ouro e utilizá-la em um conector que fica exposto a umidade e ao oxigênio não é uma boa ideia, se optarmos pelo cobre, o processo de oxidação é ainda mais rápido.

Conector de cabo ethernet CAT6 com pinos banhados a ouro. Crédito: Xintylink/Reprodução
Conector de cabo ethernet CAT6 com pinos banhados a ouro. Crédito: Xintylink/Reprodução

Embora a prata não seja interessante de se utilizar em conectores de cabos, ela é comumente utilizada nos filamentos de cabos de áudio que transmitem sinais analógicos. O motivo disso é a utilização de técnicas para retirar todo o oxigênio da capa que envolve os fios do cabo, ganhando assim a certificação OFC (oxygen-free copper ou cobre livre de oxigênio).

O que achou do artigo? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: