O Sennheiser Momentum 4 foi anunciado oficialmente pela fabricante alemã de produtos de áudio. Há uma semana atrás o headphone teve seu preço e imagens vazados por uma loja online canadense, mas agora finalmente teremos mais detalhes sobre o novo over-ear Bluetooth com ANC da Sennheiser.

Há cerca de 2 meses atrás, a Sennheiser chegou a revelar que estava prestes a lançar o novo Momentum 4 e nos mostrou algumas informações sobre seu novo headphone Bluetooth. Mas agora, finalmente a empresa decidiu nos mostrar todas as informações sobre o fone de ouvido. Confira abaixo!

Headphone Bluetooth com ANC Sennheiser Momentum 4. Fonte: Sennheiser
Headphone Bluetooth com ANC Sennheiser Momentum 4. Fonte: Sennheiser

O que mudou no Sennheiser Momentum 4?

Sem dúvidas a primeira coisa que se percebe é o novo design adotado pela Sennheiser, que foge totalmente das gerações anteriores do headphone Bluetooth com ANC da marca. Infelizmente a maioria dos fãs da empresa não gostaram desta escolha, pois parece um design genérico, um formato que está sendo adotado por muitas companhias em seus fones de ouvido. O exemplo mais recente disso é o formato adotado pela Sony com o WH-1000XM5, que em ambos os casos se promete um maior conforto e ergonomia devido às curvas da estrutura e leveza do material, além do material utilizado nas ear pads ("almofadas").

Embora a Sennheiser tenha afirmado em junho deste ano que o design do novo Momentum 4 está mais leve e com um "formato acústico superior" para um "desempenho sonoro maior", houve uma queda na qualidade do material utilizado nas ear pads ("almofadas"). Infelizmente, elas são feitas de couro sintético, ao invés de couro legítimo, como foi utilizado no Momentum 3. A empresa afirma que as novas ear pads irão proporcionar um bom conforto por várias horas, além de melhorar o desempenho de som, mas sabe-se que, na grande maioria das vezes, ear pads de couro sintético não são duráveis e começam a descascar após algum tempo, mesmo se bem cuidadas pelo usuário.

Headphone Bluetooth com ANC Sennheiser Momentum 4. Fonte: Sennheiser
Headphone Bluetooth com ANC Sennheiser Momentum 4. Fonte: Sennheiser

Um dos destaques do Momentum 4 é a bateria. De acordo com a empresa, seu novo headphone Bluetooth terá uma duração de aproximadamente 60h de reprodução contínua com uma única carga. Isso é consideravelmente maior que as 17h do Sennheiser Momentum 3 e felizmente a empresa manteve o suporte a codecs de áudio Bluetooth de qualidade no Momentum 4 com o aptX e o aptX Adaptive da Qualcomm.

A case ("estojo" para guardar) da nova geração do headphone Momentum aumentou de tamanho, pois o fone de ouvido não é mais capaz de dobrar o arco como o Momentum 3 e as gerações anteriores faziam. Isso é ruim considerando que é um modelo feito para entregar portabilidade para o usuário.

Case do headphone Bluetooth com ANC Sennheiser Momentum 4. Fonte: Sennheiser
Case do headphone Bluetooth com ANC Sennheiser Momentum 4. Fonte: Sennheiser

As mudanças desta nova geração não param por aí e os controles no Momentum 4 agora são feitos através de toques na superfície das ear cups ("conchas"). No Momentum 3 e modelos anteriores os comandos eram feitos através de botões físicos. Há quem ache isso ruim e tem quem ache bom, esse aspecto divide opiniões.

Lançamento e disponibilidade

O headphone Bluetooth com ANC Sennheiser Momentum 4 será lançado no dia 23 de agosto de 2022 nos EUA por US$ 349,95. Infelizmente ainda não há uma data para a estreia do fone de ouvido no Brasil, mas espera-se que ocorra ainda neste ano, principalmente para aproveitar o Natal.