Por vezes observo que os fones de ouvido duram apenas 3 ou 4 meses antes de dar mal contato ou quebrar alguma de suas partes. Além disso, muitos elevam o volume consideravelmente devido ao fato de não saber como posicionar e encaixar o fone no canal auditivo. Confira agora cinco dicas de como resolver estes e outros problemas ao utilizar fones de ouvido do tipo in-ear!

1 - Higienize as ear tips periodicamente ou as descarte caso sejam de espuma

O excesso de cera nos ouvidos ou nos fones de ouvido pode causar infecções e transmitir doenças. No caso dos fones in-ear, as ear tips (ponteiras, borrachinhas) tendem a acumular cera tanto em sua parte externa quanto interna. Isso colabora para que haja o crescimento da população de bactérias, fungos e vírus, pois o que os microrganismos mais gostam é de ambientes quentes, úmidos e com matéria orgânica.

Higienize as ear tips periodicamente ou as descarte caso sejam de espuma. Fonte: Vitor Valeri
Higienize as ear tips periodicamente ou as descarte caso sejam de espuma. Fonte: Vitor Valeri

Devido ao perigo mencionado acima, é importante que você higienize periodicamente as ear tips (ponteiras, borrachinhas) periodicamente ou as descarte, caso forem feitas de espuma. Confira em nosso artigo como higienizar eles da maneira correta.

2 - Sempre os guarde dentro de uma case após o uso

Para que o cabo do fone de ouvido não dê mal contato ou sua house (corpo) não quebre ao cair no chão com a possibilidade de ainda ser pisada, é importante que você o guarde dentro de uma case rígida (também chamada de "Earphone Storage Case". Confira em nosso artigo como armazenar seus fones in-ear dentro de uma case e alguns modelos de cases rígidas de exemplo para utilizar.

Guarde seu fone de ouvido in-ear dentro de uma case. Fonte: Vitor Valeri
Guarde seu fone de ouvido in-ear dentro de uma case. Fonte: Vitor Valeri

3 - Evite dobrar o cabo

Quanto mais tensionar o cabo do fone de ouvido in-ear, menos tempo ele irá levar para romper. Quando se dobra o cabo, com ângulos muito pequenos, os fios internos podem arrebentar mais facilmente.

Quando os fios de um cabo se rompem ou quebram parcialmente, o fone de ouvido apresentará um mal contato ou irá parar de funcionar em um dos lados. Isso eventualmente irá acontecer, mas é possível tomar cuidados para que aconteça mais cedo. O melhor método para se organizar os cabos do seu fone é o "roadie wrap", onde demonstro através do pequeno vídeo abaixo.

Além de organizar o cabo, é importante prendê-lo para que não dobre com facilidade quando estiver sendo transportado. Geralmente, para prender o cabo, são utilizadas tiras com velcro, chamadas de "Wire Winder Cable" ou tiras com imãs nas pontas, chamadas de "Magnetic Wire Winder Cable".

4 - Posicione-os na maneira correta

Colocar os in-ears (intra-auriculares ou IEMs) no seu ouvido de forma correta é importantíssimo, pois desta forma você poderá aproveitar ao máximo o que eles têm para lhe entregar que é conforto e qualidade de som. A primeira coisa que deve ser observada antes de inserir os fones é observar qual é o lado direito (R) e esquerdo (L). Este procedimento é importante para que, primeiramente, não haja a reprodução das músicas de forma errada, pois há sons que aparecem no lado direito que não aparecem no lado esquerdo e dependendo da forma como a música foi feita, isso poderá prejudicar a experiência.

Posicione os fones de ouvido in-ear da maneira correta. Fonte: Vitor Valeri
Posicione os fones de ouvido in-ear da maneira correta. Fonte: Vitor Valeri

Outro ponto importante, é o encaixar e o posicionamento do fone de ouvido de forma correta. Se não ouvir um bom selo, uma boa vedação, o som irá "vazar" e teremos uma perda significativa das frequências graves, fazendo com que só os médios e agudos se sobressaiam. Para saber qual é a melhor forma de posicionar fones de ouvido in-ear e a influência das ear tips no som dos intra-auriculares, leia os seguintes artigos:

5 - Evite aumentar o volume

Se você possui um bom fone de ouvido, saiba que não é necessário aumentar o volume ("altura") de uma música ao ouvir sua música favorita para ouvir o som de forma nítida e envolvente. Um bom in-ear geralmente conta com equilíbrio tonal melhor entre as frequências produzidas (graves, médios e agudos), facilitando assim a percepção dos diferentes sons dos instrumentos musicais e vozes.

Quanto mais alto o som estiver, menor será a sua capacidade de audição. Parece algo contraditório, mas não é. Quanto maior a média de decibel na música, dependendo do nível, menos você irá ouvir pois ocorre o mascaramento de frequências.

Quanto maior o volume, mais o som é mascarado e assim perdemos a percepção dos sons mais baixos. Fonte: hyperphysics
Quanto maior o volume, mais o som é mascarado e assim perdemos a percepção dos sons mais baixos. Fonte: hyperphysics

O nosso ouvido possui uma sensibilidade que varia entre 0 dB (silêncio) até aproximadamente 120 dB (som extremamente alto, que chega a causar dor). Quando colocamos um volume que gera 80dB, há uma perda dos sons abaixo de 40dB na música. Quando o som está excessivamente alto, há uma presença maior de graves do que agudos, isso acontece porque os níveis altos de decibel fazem com que as altas frequências (agudos) sejam mascaradas, mas não as baixas (graves).

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: