Fundada em 2008 por Sankar Thiagasamudram e Alex Rosson, a Audeze é uma empresa norte-americana que ficou famosa por fabricar fones de ouvido com drivers planar magnéticos. Entretanto, recentemente a empresa anunciou algo que ninguém esperava, headphones com drivers eletrostáticos.

O Audeze CRBN possui um diafragma extremamente fino feito de nanotubos de carbono. Confira abaixo uma animação da estrudura interna do headphone feita pela empresa:

Embora a Audeze seja conhecida por vender fones de ouvido voltados para o mercado residencial, a empresa chegou a produzir fones de ouvido que pudessem ser utilizados em aparelhos de ressonância magnética. Os resultados com esse projeto foram tão bem-sucedidos que a companhia decidiu implementar a mesma tecnologia em seus fones de ouvido voltados para o mercado audiófilo.

O headphone eletrostático da Audeze pesa apenas 300g, pouco mais que um Sennheiser HD560S, por exemplo, que possui 240g. O fone de ouvido é feito em magnésio, é aberto (possui grades) e conta com ear pads de couro costuradas a mão que são bem avantajadas (grossas).

Headphone eletrostático Audeze CRBN. Fonte: Audeze
Headphone eletrostático Audeze CRBN. Fonte: Audeze

Conexão idêntica a utilizada pelos headphones da Stax

Cabo do headphone eletrostático Audeze CRBN. Fonte: Audeze
Cabo do headphone eletrostático Audeze CRBN. Fonte: Audeze

Em termos de conexão, o cabo do Audeze CRBN é o mesmo utilizado pelos headphones da Stax, empresa japonesa focada em fones de ouvido eletrostáticos. Os amplificadores de fones com esta tecnologia de driver, chamados de energizers, são os mesmos utilizados pelos headphones Stax (confira aqui a lista completa de amplificadores compatíveis).

Headphone eletrostático Audeze CRBN e amplificador energizer da Woo Audio. Fonte: Woo Audio (Instagram)
Headphone eletrostático Audeze CRBN e amplificador energizer da Woo Audio. Fonte: Woo Audio (Instagram)

Artigos recomendados para leitura:

Lançamento e disponibilidade

O headphone Audeze CRBN já está disponível para venda no site oficial da Audeze por US$4500. Entretanto, como estes fones de ouvido são feitos sob encomenda, há um prazo mínimo de 4 semanas para que a empresa possa enviá-los.

Vídeo incorporado do YouTube