Graças a um dos membros do grupo Fones de Ouvido High-End, pude testar por aproximadamente 1 mês o headphone Audeze LCD-1. Trata-se de um over-ear com drivers planar magnéticos da desenvolvedora norte americana de fones de ouvido Audeze. Embora esta fabricante de fones seja conhecida pelos over-ears "peso-pesado", o LCD-1 foge a essa regra de maneira surpreendente, apresentando um design super compacto e leve, confira abaixo do que este pequeno "grande" é capaz.

Estrutura física

O LCD-1 possui um design completamente diferente de seus irmãos maiores. Aqui encontramos uma estrutura feita, em grande parte, de plástico, com apenas a parte interna do arco em metal. O motivo disto é para obter uma estrutura que seja o mais leve possível, já que os drivers planar magnéticos costumam dar um peso a mais comparado aos DD (drivers dinâmicos).

O corpo (house) do LCD-1 é tão pequeno que ele se assemelha a um fone do tipo on-ear (ou supra-aural), sendo menor que um Sennheiser HD560S ou um Sennheiser HD600, como você pode conferir no vídeo abaixo:

A Audeze, ao desenvolver este headphone, não pensou só no tamanho e grande leveza (250g apenas (contra 595g do LCD-2), mas também na facilidade para qualquer dispositivo conseguir "empurrá-lo" com facilidade. Aqui encontramos uma impedância de apenas 16 Ohms (contra 70 Ohms do LCD-2) e 99db/1mW de sensibilidade, permitindo que um smartphone intermediário já consiga fazer o fone tocar de maneira descente.

Embora o LCD-1 seja leve e tenha um couro muito macio, sua headband (arco) é muito fina e não tem um acolchoamento generoso, fazendo com que, após algumas horas, o fone comece a incomodar um pouco na cabeça. Porém, por ser um fone pequeno, é possível apoiá-lo no pescoço tranquilamente por alguns minutos, para descansar da pressão exercida na cabeça, e depois retornar à audição das músicas.

Outro ponto que notei foi que sua estrutura de plástico costuma ranger muito. Este aspecto não vai de encontro ao restante das características do produto como as earpads de couro, as grades em metal e o topo da headband coberta por couro. Não sei dizer se a qualidade é boa ou ruim, se é durável ou não, mas o barulho me incomodou e não foi algo que eu vi em outros fones do mesmo patamar de preço ou até mais baratos. Será que o motivo desta característica seria para conseguir uma grande leveza? Fica o questionamento...

Em termos de acessórios, eu gostei muito da case que já vem com o headphone para guardá-lo (saiba as melhores formas de conservar seus headphones aqui). Ela é rígida coberta de tecido com compartimentos internamente para guardar os acessórios (cabos e adaptador P2 para P10). Confira abaixo as imagens da case aberta e fechada:

Case do headphone Audeze LCD-1 fechada. Fonte: Vitor Valeri
Case do headphone Audeze LCD-1 fechada. Fonte: Vitor Valeri
Case do headphone Audeze LCD-1 acerta. Fonte: Vitor Valeri
Case do headphone Audeze LCD-1 acerta. Fonte: Vitor Valeri

O som

No som percebemos um alto nível de detalhamento e boa separação dos instrumentos. Entretanto, seu palco e espaço entre os sons é consideravelmente menor que outros fones abertos como o Sennheiser HD600 ou o Sennheiser HD560S. O motivo desta sensação de "som apertado" provavelmente é devido a estrutura física do Audeze LCD-1.

Embora não se tenha uma boa espacialidade, o ataque das frequências para um headphone deste tamanho impressiona. Olhando de longe, não parece que um fone com uma estrutura assim consiga tocar tanto. Eu diria que ele é um "on-ear High-End", sendo o melhor que você poderá pegar em termos de portabilidade e qualidade sonora.

Os graves do Audeze LCD-1 possuem um punch maior que os vistos nos Sennheiser HD560S e HD600 (o que não é novidade, já que o ponto forte destes são os médios). Além disso, pude perceber uma boa extensão nas baixas frequências e no geral uma presença um pouco acima do que eu consideraria neutro, porém sem atrapalhar os médios e agudos. É importante salientar que caso você procure graves com um corpo grande, não é o que este fone entrega e neste caso é mais interessante partir para headphones maiores como o Monolith M1060, o Hifiman HE-500 ou o Audeze LCD-2C.

Headphone Audeze LCD-1. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Audeze LCD-1. Fonte: Vitor Valeri

Os médios deste headphone planar da Audeze possuem bom desempenho, tendo um excelente nível de detalhamento. Provavelmente a única parte que não achei tão boa foram nos médios agudos, onde em algumas ocasiões o LCD-1 soou estridente. Entretanto, na grande maioria das vezes, vi agudos muito redondos e nenhum pouco fatigantes.

Como já disse acima, em geral, os agudos do LCD-1 possuem excelente desempenho, não sendo fatigantes. Além disto, há aqui um excelente detalhamento e extensão, dando um brilho legal para as músicas sem deixá-las cansativas.

Comparativos

Confira abaixo alguns comparativos que pude realizar.

Equipamentos utilizados:

  • DAP (Digital Audio Player) FiiO X7 Mark II
  • Smartphone OnePlus 5T
  • Amplificador FiiO K5

Sennheiser HD600 vs Audeze LCD-1

Aqui temos um palco sonoro e imaging consideravelmente melhores no Sennheiser HD600. Entretanto, em termos de graves, o conhecido roll-off nesta faixa do alemão faz com que haja um desempenho inferior comparado ao LCD-1, que possui punch, textura e extensão melhores nas baixas frequências. Já nos médios, a coisa muda de figura e o HD600 consegue oferecer uma naturalidade mais bem desenvolvida comparado ao headphone norte americano.

Em termos de agudos, o Audeze LCD-1 é claramente superior ao Sennheiser, entregando mais detalhamento e extensão que comparado ao HD600. Porém, quando partimos para a parte física, vemos que a estrutura do alemão possui uma qualidade maior, um conforto melhor na cabeça em termos de pressão no topo e uma sensação térmica melhor (esquenta menos as orelhas devido as earpads utilizadas).

Sennheiser HD560S vs Audeze LCD-1

Desta vez a diferença nos graves diminui um pouco comparado ao HD600, porém o LCD-1 ainda continua no topo como o melhor grave deste comparativo. Porém, no caso do HD560S, ao ser amplificado por um amp SS (solid state ou estado sólido), há uma apresentação consideravelmente mais fria e bright (com grande brilho nos agudos) do que o que temos no Audeze. Devido ao destaque dos agudos, há uma sensação de frieza, deixando os médios do Sennheiser menos aparentes e acaba por tirar um pouco da percepção de naturalidade que aparecia no Sennheiser HD600.

Indo para os agudos, o LCD-1 consegue um nível de detalhamento superior ao Sennheiser, assim como ocorreu com o HD600. Porém, em termos de conforto, o campeão dos 3 aqui é sem dúvidas o Sennheiser HD560S, pois você simplesmente não sente ele na cabeça, mesmo após horas utilizando.

Conclusão

Headphone Audeze LCD-1. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Audeze LCD-1. Fonte: Vitor Valeri

Se você quer um fone de ouvido que cubra totalmente a orelha, seja aberto, fácil de utilizar em qualquer dispositivo, portátil (pequeno e leve) e possua ao mesmo tempo uma excelente qualidade de som, o Audeze LCD-1 é sem dúvidas a melhor escolha possível em minha opinião. Caso queira uma portabilidade ainda maior, só partindo para fones do tipo in-ear.

Esse review é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: