Umidade pode estragar o fone de ouvido: como resolver

Saiba por que a umidade em excesso pode estragar o seu fone de ouvido e como fazer para evitar que isso aconteça. Previna e conserve!

Headphone Creative. wickedcushions (foto por Osnat Amzaleg)
Headphone Creative. wickedcushions (foto por Osnat Amzaleg)

Muitos não devem se dar conta disto ao guardar seu fone de ouvido, mas a umidade, quando em excesso ou acumulada em determinado local, por algum motivo, pode levar a deterioração de suas peças e até estragar o seu driver! As partes do fone de ouvido geralmente afetadas pela umidade são as pads (almofadas), os cabos e os drivers.

Ou seja, caso o local onde você guarde o seu fone de ouvido tenha problemas com uma alta porcentagem de umidade relativa do ar, seja pelo clima regional ou por infiltração na casa, será necessário tomar cuidados específicos para que não ocorra a deterioração das peças.

Saiba mais sobre a estrutura dos fones aqui.

Pads (almofadas) mofadas

Em contato com um grande nível de umidade relativa do ar, pode haver a proliferação de mofo (fungos filamentosos) nas pads (almofadas). Este tipo de fungo costuma crescer em lugares úmidos e escuros, ou seja, dentro da caixa ou case que você guarda o seu headphone.

Se somarmos ainda a umidade relativa do ar do ambiente com o suor do nosso corpo, teremos uma situação perfeita para o aparecimento de mofo nas pads de nossos fones. Isso ocorre pois, há uma dificuldade de evaporação dos líquidos excretados por nossas células sudoríparas, que mantem a espuma e o revestimento das pads úmidos.

Para resolver isto, basta utilizar pequenos saquinhos de sílica dentro de caixas ou cases dos fones de ouvido.

Atenção: Os saquinhos de sílica não duram indefinidamente absorvendo a umidade, e consequentemente é necessário trocá-los de tempos e tempos. Por este motivo, algumas sílicas foram feitas para mudar de cor quando estiverem saturadas de água (não conseguem absorver mais).

Cabos oxidados

Este é um grande problema que assola a grande maioria dos cabos. A parte ruim é que dificilmente você conseguirá evitar por completo que a oxidação ocorra no metal dos fios.

O zinabre, crosta verde formada em metais que contem cobre em sua composição, surge quando há o contato da liga metálica com o ar, por isso existem cabos com certificação OFC (oxygen-free copper ou cobre livre de oxigênio). Mas e se utilizar prata? Você estaria livre deste efeito?

Embora a prata consiga durar por mais tempo sem oxidar, uma hora ela irá oxidar também e apresentar uma coloração preta.

Para evitar a oxidação e aumentar a pureza do metal, é utilizada uma técnica chamada UPOCC (Ultra-Pure, Ohno Continuous Casting). Trata-se de um processo de refinação do cobre ou da prata patenteado pelo professor Ohno do Instituto de Tecnologia da China, no Japão. Esta metodologia consegue ser superior à dos cabos OFC em termos de qualidade do metal dos fios. Os benefícios de cabos UPOCC são:

  • Um filamento livre de qualquer impureza para evitar a corrosão
  • Flexibilidade e resistência a torções sem prejudicar as características de condução
  • Baixa resistência elétrica
  • Transmissão rápida de sinal
  • Resistência a oxidação

Outra técnica que pode ajudar a evitar a oxidação do cabo devido a umidade e contato com o oxigênio, é a técnica de entrelaçamento dos filamentos dos fios de um cabo, a Litz. Este processo consiste em isolar magneticamente de forma individual os fios de um cabo (cada um deles é chamado de núcleo ou core), trançando-os de maneira uniforme, para reduzir as interferências eletromagnéticas. Existem vários tipos de Litz, onde cada fabricante de cabos desenvolve sua própria geometria de entrelaçamento de fios que podem ser da mesma espessura ou espessuras diferentes.

Apesar de todas estas técnicas, com o tempo e torções (dobrar o cabo) realizadas nos cabos, porém a cada proteção utilizada, maior será a durabilidade do cabo, obviamente. Mas para que o cabo dure mais ainda, é interessante colocar dentro da case do seu fone in-ear, earbud, circunaural ou on-ear, um saquinho de sílica, para que a umidade não colabore para a oxidação do metal.

Atenção: Os saquinhos de sílica não duram indefinidamente absorvendo a umidade, e consequentemente é necessário trocá-los de tempos e tempos. Por este motivo, algumas sílicas foram feitas para mudar de cor quando estiverem saturadas de água (não conseguem absorver mais).

Artigos recomendados para leitura:

Drivers oxidados

Os drivers são responsáveis por gerar a oscilação do ar e consequentemente criar as ondas sonoras para ouvirmos as nossas músicas. Se a capacidade dos drivers for prejudicada por algum motivo, a qualidade de som será alterada e consequentemente perderemos a capacidade do fone de nos proporcionar detalhes nas músicas, podendo até causar sérias distorções. Um dos fatores que podem causar alterações em suas estruturas é a umidade, que pode danificar, por exemplo, drivers de armadura balanceada (BAs ou balanced armatures) e drivers eletrostáticos.

Isso ocorre porque as tecnologias dos drivers citadas acima possuem um diafragma (espécie de película) muito fino e delicado. Caso as estruturas que sustentam a película forem danificadas pela oxidação (causada pelo excesso de umidade ou pelo suor), causará uma distorção no som do fone de ouvido.

Para evitar que problemas deste tipo aconteça, basta utilizar saquinhos de sílica dentro da caixa ou case onde o fone de ouvido é guardado.

Atenção: Os saquinhos de sílica não duram indefinidamente absorvendo a umidade, e consequentemente é necessário trocá-los de tempos e tempos. Por este motivo, algumas sílicas foram feitas para mudar de cor quando estiverem saturadas de água (não conseguem absorver mais).

Artigos recomendados para leitura:

Como conservar o seu fone de ouvido

Além da umidade, há diversos fatores que podem fazer com que a vida útil do seu fone ou das peças dele diminuam, por este motivo escrevi um artigo dedicado a esta temática que pode ser conferido aqui.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

Tech Mobile: Inscreva-se!

O nosso novo canal de smartphones surgiu, veja o que preparamos para você que gosta de celulares!

Comentários
Minha foto
Insira um comentário