A HBO Max está considerando seguir os passos da Netflix e proibir o compartilhamento de senhas entre seus assinantes. O CEO da empresa, Casey Bloys, confirmou em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2) que a medida está na lista de afazeres da HBO. Ele afirmou que todos os serviços de streaming devem adotar essa política para proteger suas receitas e investir no crescimento de seus próprios serviços.

HBO Max pretende acabar com compartilhamento de senhas

HBO Max entra na onda da Netflix e deve acabar com compartilhamento de senhas
HBO Max entra na onda da Netflix e deve acabar com compartilhamento de senhas

Bloys comparou a situação da HBO Max com a da Netflix, que já proibiu o compartilhamento de senhas e obteve resultados positivos em vários países. Ele mencionou que a Netflix tem uma vantagem por ser pioneira nessa prática, o que lhe dá mais poder para reprimir o compartilhamento de senhas do que outros serviços de streaming.

A Netflix adotou essa medida em março deste ano e, nos primeiros meses após a mudança, ganhou um total de 5,9 milhões de novos assinantes, indicando que a proibição do compartilhamento de senhas tem sido uma surpresa positiva para a plataforma. É claro que em um país ou outro, como a Espanha, o resultado tem sido diferente. A Disney também planeja seguir essa estratégia e já começou a implementá-la em alguns países, como o Canadá, alertando os usuários com antecedência sobre as mudanças.

Outras mudanças

A prioridade atual da HBO Max no momento é expandir o Max, o streaming que vai substituir a HBO MAX nos Estados Unidos e deve estrear no Brasil até o último trimestre de 2024. A empresa também fez alterações em seu plano básico, removendo a transmissão em 4K e reduzindo o número de telas de três para duas nos Estados Unidos, acompanhadas de um aumento na taxa de assinatura para US$ 15,99. Tais mudanças também devem chegar no Brasil em breve.

A tendência é que outros serviços de streaming sigam o mesmo caminho, buscando resultados semelhantes ao que a Netflix já alcançou após a proibição do compartilhamento de senhas. No Brasil, os assinantes da HBO Max podem adquirir o plano básico mensal por R$ 34,90 por mês.