A Edifier MG300 é a tentativa de inserção de soundbars no meio dos jogos no formato de um periférico gamer. Por esse motivo, ela não possui bateria e só pode ser utilizada através de um cabo USB para obter energia e dados. Será que deu certo? Considerando que o tamanho e peso da MG300 não são grandes, a vontade de sair com a caixa de som debaixo dos braços não é pouca.

Entretanto, como foi dito acima, ela precisa ser ligada utilizando o cabo USB para obter a energia necessária para seu funcionamento. Há três formas de conseguir isso:

  • Ligar em uma power bank.
  • Ligar em um carregador de celular de pelo menos 1A.
  • Ligar na porta USB do computador (desktop ou notebook).
Análise da caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300. Fonte: Vitor Valeri
Análise da caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300. Fonte: Vitor Valeri

Conectividade e aspectos físicos

A caixa de som "gamer" Edifier MG300 possui o formato de uma soundbar e necessita que o usuário a ligue em um notebook, carregador de celular ou power bank para funcionar, como foi dito acima. Para transmitir o áudio de músicas ou jogos para ela, é possível utilizar o cabo USB ou a conexão sem fio Bluetooth.

Traseira da caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300 com o cabo USB soldado. Fonte: Vitor Valeri
Traseira da caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300 com o cabo USB soldado (infelizmente não é removível). Fonte: Vitor Valeri

Caso queira obter a qualidade máxima de transmissão, o ideal é que se conecte a MG300 via cabo USB. Porém, há muitos que irão preferir a conveniência e irão querer se beneficiar da conexão sem fio Bluetooth. Entretanto, apesar de ter Bluetooth 5.3, esta caixa de som oferece suporte somente ao codec de áudio Bluetooth SBC, o mais simples de todos (entenda mais sobre aqui).

Considerando que a MG300 na maioria dos cenários não irá precisar se preocupar com o fornecimento de energia, não faz sentido optar por oferecer somente o codec SBC. Seria interessante que a Edifier tivesse optado por oferecer codecs como aptX e LDAC, que são capazes de entregar um bitrate maior e consequentemente melhor qualidade. Porém, isso não quer dizer que o som dessa caixa é ruim, como verá mais abaixo.

Em termos de aspectos físicos, vemos que não se tem problemas para apoiar a caixa "gamer" da Edifier em diversos lugares, graças aos pés emborrachados, que são um pouco grandinhos (considerando algo portátil). Entretanto, ao contrário da MF200, a MG300 possui todo o seu corpo feito de plástico, o que não passa uma sensação "premium".

Luzes RGB da caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300. Fonte: Vitor Valeri
Luzes RGB da caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300. Fonte: Vitor Valeri

Claro, não há como não notar as luzes RGB da MG300 ao ligá-la. Porém, se ela está virada de frente para você enquanto está mexendo no computador, as luzes podem incomodar e até atrapalhar a visualização das imagens no monitor. Simplesmente acho que essa implementação mais atrapalha do que acrescenta em algo na experiência de uso e felizmente é possível desligá-las utilizando um botão físico dedicado localizado no topo da caixa de som.

Controles

A Edifier MG300 permite que o usuário controle completamente a reprodução de músicas através de botões físicos, caso o usuário queira. É possível aumentar ou diminuir o volume, além de passar ou retroceder faixas segurando os botões + e -. Há um botão de ligar/desligar também, que serve para mudar do Bluetooth para o modo USB e vice-versa.

Controles da caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300. Fonte: Vitor Valeri
Controles da caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300 e microfone embutido. Fonte: Vitor Valeri

Temos também um botão para ligar e desligar as luzes RGB, além de um botão play/pause, que também serve para alternar entre os modos "música" e "jogos", onde o som é equalizado de maneira automática com o objetivo de oferecer uma performance melhor para ambos os tipos de uso. Entretanto, essas pré-equalizações não foram muito bem pensadas, como verá abaixo.

É importante notar que há um microfone embutido no meio dos botões físicos de controle da MG300. Com isso, é possível realizar chamadas utilizando somente a caixa de som ligada ao computador.

Qualidade de som

Para jogar, muitos gostam daquele grave "impactante" e que "preenche" o ambiente. Entretanto, o próprio tamanho da caixa e de seus alto-falantes impedem que se atinja uma experiência satisfatória neste quesito. Então, na tentativa de proporcionar uma sensação próxima disto, a Edifier criou duas equalizações prontas (presets ou pré-equalizações) chamadas "modo jogo" e "modo música".

Infelizmente, no "modo jogo" o resultado não me pareceu bom, pois os médios ficam recuados e os graves e agudos mais destacados. Por algum motivo, ao ativá-lo, a definição dos sons cai, há uma granulação maior na reprodução (som fica chiado, sujo) e os graves continuam ruins (sem punch/impacto ou extensão). O mais crítico, entretanto, são os médios, pois isso faz com que muitos sons percam destaque e a apresentação fique "apagada".

Ao alternar para o "modo música", o usuário poderá ver o verdadeiro potencial da Edifier MG300, pois os médios ficam mais vivos e a música ganha uma dinâmica melhor. Mesmo em jogos, essa pré-equalização será benéfica, pois passos e tiros estão mais presentes nos médios e agudos, não nos graves.

Caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300. Fonte: Vitor Valeri
Caixa de som gamer Bluetooth Edifier MG300. Fonte: Vitor Valeri

Embora os médios melhorem no "modo música", a MG300 não tem o mesmo "brilho" que a MF200 ao tocar músicas com mais presença nesta faixa de frequência. O som ainda fica um pouco "apagado", "lamacento", por assim dizer. Talvez isso tenha a ver com a estrutura em metal da MF200, que pode dar uma acústica melhor, além de seus alto-falantes, mas não há como ter certeza, pois não sou o desenvolvedor destas caixas de som.

Senti uma falta de destaque para o brilho nos agudos e uma definição ruim nos graves. Estes dois fatores provavelmente fizeram com que o som apresentado soasse mais apagado. O único fator que realmente fez a diferença foram os médios no "modo música".

Com relação a separação dos instrumentos e palco sonoro, senti que há algo satisfatório, mas nada surpreendente. O som me pareceu difuso, sem um direcionamento tão definido, passando a impressão de "embolar" em alguns momentos.

Conclusão

Pelo valor, proposta e recursos, acho que a Edifier poderia ter feito um trabalho melhor na caixa de som "gamer" MG300. Sua construção não tem nada de extraordinário, falta bateria para dar mais mobilidade, não tem bons codecs de áudio Bluetooth (falta aptX e/ou LDAC) e a qualidade de som deixa a desejar.

A caixa de som "gamer" Bluetooth Edifier MG300 pode ser comprada no site oficial da marca no Brasil por R$ 349 através deste link. É importante mencionar que o frete é grátis.

Especificações completas da caixa de som Bluetooth Edifier MG300

  • Conexões de áudio: Bluetooth e USB-A.
  • Potência de saída: 2,5W + 2,5W (RMS)
  • Alimentação de energia: USB-A 5V/1A.
  • RGB: Sim
  • Microfone embutido: Sim