Quando se procura fones de ouvido sem fio Bluetooth, geralmente a exigência é a praticidade de utilizá-lo para diversas funções em várias situações, principalmente em ligações de áudio e vídeo. A proposta do Edifier W820NB é exatamente nesse caminho, mas ele tem mais recursos a oferecer.

Antes de iniciarmos o review, acho válido conhecermos um pouco da história da empresa. Fundada em 1996 em Pequim, na China, a Edifier é uma empresa focada no desenvolvimento de caixas de som e fones de ouvido. Em 2011 a companhia adquiriu 100% do capital da fabricante japonesa de fones de ouvido eletrostáticos Stax. Agora vamos ao que interessa, confira abaixo o que achei do Edifier W820NB.

Construção e conforto

O Edifier W820NB possui uma construção que traz um excelente conforto mesmo com sua construção seja majoritariamente feita em plástico. Ele é muito leve e suas ear pads são muito macias. Embora o headphone fique bem justo na cabeça e nas orelhas, não senti nenhuma pressão que gerasse algum tipo de dor, mas pode ser que a orelha de algumas pessoas fique pressionada pelas ear pads.

Headphone Bluetooth Edifier W820NB. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Bluetooth Edifier W820NB sendo utilizado. Fonte: Vitor Valeri

Em termos de isolamento, as ear pads, feitas de um material que imita couro, consegue proporcionar uma boa vedação e as ear cups (conchas) não deixam vazar ou entrar som. Entretanto, infelizmente tive problemas ao utilizar o W820NB por um período mais longo, pois as ear pads esquentam consideravelmente meus ouvidos fazendo com que minha pele comece a suar, pois não há circulação de fora para dentro. Pessoalmente prefiro que se utilize ear pads em tecido de veludo ou liso, pois estes tipos não costumam causar esse desconforto térmico.

Ear pad (almofadas) do headphone Bluetooth Edifier W820NB. Fonte: Vitor Valeri.
Ear pad (almofadas) do headphone Bluetooth Edifier W820NB. Fonte: Vitor Valeri.

Não faça exercícios com este fone de ouvido

Devido ao fato de que os ear pads são feitas de um material que imita couro, não é indicado que se faça qualquer exercício físico com o Edifier W820NB. O motivo disso é que o suor acaba degradando consideravelmente o material das ear pads e em pouco tempo elas irão começar a descascar. O indicado é utilizar ear pads de tecido de veludo ou liso neste caso.

Conectividade

O W820NB utiliza o padrão Bluetooth 5.0, algo que considero ultrapassado já que a versão mais recente que temos é a 5.2, que traz funcionalidades interessantes para os fones de ouvido. Com relação aos codecs de áudio Bluetooth, o headphone da edifier possui somente o SBC e o AAC, codecs com capacidade de transmissão limitada. Seria melhor se houvesse ao menos alguma variante do codec aptX ou o codec LDAC.

Latência

Analisando a latência, ao ativar o "modo jogo" ("game mode"), a latência de transmissão do sinal diminuiu. Porém, isso só serviu para ver vídeos (latência de menos de 1s), para jogos a latência ainda é considerável. No jogo Mario Kart Tour os sons são produzidos entre 1 e 2 segundos depois.

Qualidade durante ligações

Durante ligações de áudio realizadas através do aplicativo WhatsApp, não tive problema algum para ouvir ou ser ouvido. Isso mostra que a Edifier fez uma boa implementação desta funcionalidade, possibilitando que o W820NB possa ser utilizado tranquilamente durante videoconferências (reuniões online onde é utilizado áudio e vídeo) no home office.

Comandos

Headphone Bluetooth Edifier W820NB. Fonte: Vitor Valeri
Botões de comando do headphone Bluetooth Edifier W820NB. Fonte: Vitor Valeri

Os comandos do W820NB são feitos através de botões, uma escolha que me agrada mais ao mecanismo por toques, pois a chance de errar a ativação de uma função é menor. O relevo em cada um dos botões ajuda a identificar onde fica cada um deles sem a necessidade de tirar o fone de ouvido da cabeça, um design inteligente.

Bateria

Simplesmente não consegui zerar a bateria desse fone de ouvido. É provável que o W820NB chegue a 40 horas, podendo atingir as 49h prometidas pela Edifier. Sem dúvidas não tenho nada a reclamar sobre esse quesito.

Cancelamento de ruído ativo (ANC)

O ANC do W820NB corta com eficiência sons constantes como, por exemplo, o barulho de um ventilador ou do movimento da rua próximo à casa ou apartamento. Entretanto, evidentemente não existem milagres, sons altos e repentinos não são cancelados pelo sistema de cancelamento de ruído. Acesse nosso artigo para entender melhor como funciona o Active Noise Cancelling.

Qualidade de som

A primeira coisa que se percebe é que os graves são acima do que é considerado natural. Nota-se que os médios graves na faixa dos 500 Hz são mais proeminentes, deixando o som levemente abafado e dando a sensação de graves exageradamente expandidos. Particularmente eu prefiro graves mais magros e com uma definição melhor, pois dessa forma os médios não ficam prejudicados.

Não consegui sentir muito impacto (punch) nos graves, são leves, sem muito peso. Tem uma extensão mediana, mas aceitável para essa faixa de preço.

Headphone Bluetooth Edifier W820NB. Fonte: Vitor Valeri
Parte interna do arco do headphone Bluetooth Edifier W820NB. Fonte: Vitor Valeri

Com relação aos médios, achei que são levemente recuados, mas com boa definição. Os vocais possuem bom desempenho e compõem bem com o restante das frequências. Entretanto, decididamente os agudos são mais brilhantes do que deveriam, mas sem serem irritantes. Eles acabam dando até uma sensação de definição maior no geral.

Não senti um grande desempenho no palco sonoro do W820NB, mas achei bom o suficiente para haver uma boa separação de instrumentos. Considerando o preço, não achei que o fone de ouvido deixou a desejar nesse quesito.

Conclusão

Considerando o conjunto, achei o Edifier W820NB um excelente custo-benefício considerando que seu valor na loja oficial é de apenas R$ 499. Sua sonoridade deve agradar a maioria, mas para alguns, dependendo do estilo de música, os graves podem cansar após algum tempo. É uma excelente escolha para aqueles que utilizam o fone de ouvido por menos de 1 hora em ambientes sem ar-condicionado, pois as ear pads realmente incomodam após um longo período de uso em dias mais quentes.