A maneira mais barata de melhorar o som do seu fone de ouvido sem dúvidas é através de equalização. Os equalizadores são a ferramenta mais poderosa à sua disposição literalmente de graça. Entretanto, não estamos falando daquelas predefinições (presets) que encontramos nas configurações de equalização em celulares, aplicativos, Digital Audio Players (DAPs) como iPods, etc., como, por exemplo, Pop, Clássica, Jazz, Rock, boost de graves, boost de agudos, entre outros. Todos esses presets são péssimos e não ajudam a melhorar o som do seu fone de ouvido. Aqui irei mostrar maneiras melhores de utilizar os equalizadores a seu favor para realmente melhorar a qualidade sonora dos seus fones de ouvido.

Há basicamente três tipos de equalização: equalizador com pontos pré-definidos para deslizar, equalizador gráfico com pontos customizáveis para deslizar e o equalizador paramétrico.

Equalizador com pontos pré-definidos para deslizar

O equalizador com pontos pré-definidos possui um ponto fixo para determinada faixa de frequência do som (Exemplo: 500 Hz, 4 kHz, 16 kHz) onde o usuário desliza para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o dB naquele ponto para alterar os graves, médios e agudos.

Equalizador com pontos pré-definidos para deslizar.
Equalizador com pontos pré-definidos para deslizar.

Equalizador gráfico

O equalizador gráfico possui uma linha horizontal cortando todas as faixas de frequência e é possível arrastar vários pontos para cima e para baixo aumentando ou diminuindo o decibel, ficando mais intuitivo.

Equalizador gráfico.
Equalizador gráfico.

Equalizador paramétrico

O equalizador paramétrico permite que se ajuste diversos aspectos em cada faixa de frequência para "tunar" melhor o som do fone de ouvido.

Equalizador paramétrico.
Equalizador paramétrico.

System-wide EQ: Recurso de equalização para todos os aplicativos/programas utilizados no sistema

O system-wide EQ é uma função que permite que se aplique uma determinada equalização, através de um perfil (profile), ajustado pelo usuário, para diversos aplicativos/programas como, por exemplo, Spotify, YouTube, Netflix, entre outros. Nem sempre isso é fácil de conseguir, mas será explicado aqui como utilizá-lo.

Como aplicar System-wide EQ no Windows

Para utilizar o System-wide EQ no Windows 10 ou 11, vamos instalar o programa Equalizer APO. Trata-se de um equalizador simples, mas que depende de outro programa para utilizá-lo, o Peace Equalizer, um programa que permite que você visualize todas as mudanças que você fez em seus perfis de equalização, entre outras coisas.

Como aplicar System-wide EQ em celulares Android

Para utilizar o System-wide EQ em um celular Android, uma boa alternativa é o aplicativo Poweramp Equalizer que tem 30 dias para teste. Após esse período, infelizmente é necessário pagar um valor pequeno, mas é a única vez e sem com certeza vale a pena. Há também uma opção paga, o Neutron Music Player.

Como usar o equalizador

Uma das chaves para utilizar equalizadores de forma eficiente é através de filtros. São eles:

  1. Peak Filter
  2. High Shelf Filter
  3. Low Shelf Filter

Sabendo disso, você pode utilizá-los ou ir alterando cada faixa de frequência no seu equalizador e ir escutando sua música com seus fones de ouvido para perceber as diferenças. Mas se você quiser ir além, é possível utilizar o auto-EQ.

AutoEQ

O AutoEQ é um projeto criado por Jaakko Pasanen que reúne diversas medições de resposta de frequência de diversos fones de ouvido para que o usuário aplique uma equalização baseada neles. São fornecidas diversas informações para cada medição feita como os valores de dB, valores de frequência e os valores do fator "Q". Tudo o que você tem que fazer é apenas copiá-los e colá-los no equalizador que você está utilizando no Windows.

Informações para cada medição de fones de ouvido para aplicar equalizações. Fonte: github (jaakkopasanen)
Informações para cada medição de fones de ouvido para aplicar equalizações. Fonte: github (jaakkopasanen)

Se você estiver utilizando um celular Android, fica ainda mais fácil utilizar o AutoEQ. Basta instalar o aplicativo Wavelet, que é gratuito e permite ao usuário importar qualquer dado do projeto AutoEQ. Através desse app, basta selecionar a barra de busca e localizar o modelo do seu fone de ouvido e aplicar a equalização desejada.

Barra de busca do aplicativo para Android chamado Wavelet.
Barra de busca do aplicativo para Android chamado Wavelet.

Com a equalização do AutoEQ aplicada, caso você não goste de algo, basta personalizar com outro perfil (profile) alguma faixa de frequência que você julgue que fique melhor. Então é só ir ouvindo as músicas e ajustando aos poucos, sem pressa, pois cada faixa irá apresentar de uma forma diferente o comportamento do fone de ouvido com a equalização aplicada.

É possível encontrar mais informações sobre este trabalho no site github.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: