O monitor de Áudio Edifier MR4 é uma opção de caixas de som ativas mais barata para aqueles que querem um bom desempenho de áudio até aproximadamente R$ 1.000. O par de monitores pode ser utilizado tanto em uma mesa mais profunda quanto em uma sala, para se obter um palco sonoro maior.

A unidade que tenho em mãos é preta, mas há também a opção branca para aqueles que buscam cores mais claras para combinar com o ambiente. No meu caso, o preto combinou muito com a mesa onde utilizei a MR4 para testes a curta distância.

Construção

A Edifier MR4 é um monitor de áudio feito em madeira MDF para reduzir ressonâncias e evitar distorções do som que está sendo reproduzido, segundo a fabricante. Posso dizer que realmente a caixa de som cumpre o papel nesse quesito. Não percebi distorções sérias no som após posicioná-las corretamente e atualizá-las de acordo com o ambiente onde as coloquei.

Monitor de Áudio Edifier MR4. Fonte: Vitor Valeri
Monitor de Áudio Edifier MR4. Fonte: Vitor Valeri

É importante mencionar que a caixa utiliza um chip de DSP (Digital Signal Processing) para permitir que se altere os graves e os agudos do monitor de áudio através de knobs localizados no lado direito. Depois que coloquei as caixas no ângulo e altura certos, pude equalizar facilmente mesmo sem estar visualizando o quanto eu estava girando o knob devido aos passos bem evidentes que ele possui ao girar. Porém, acho que seria melhor posicionar os knobs de equalização na lateral ao invés da traseira.

Traseira da caixa direita com os knobs de equalização para graves e agudos. Fonte: Vitor Valeri
Traseira da caixa direita com os knobs de equalização para graves e agudos. Fonte: Vitor Valeri

Estas caixas de som possuem uma entrada balanceada para conectores TRS de 6,35mm e uma entrada RCA. No meu caso, utilizei somente a RCA para os testes, mas em três configurações diferentes. Uma foi com um cabo RCA para P2 (3,5mm) ligado ao notebook, a outra foi utilizando um cabo RCA para RCA fazendo ligação da caixa com um receptor Bluetooth e, por último, peguei este mesmo último cabo e liguei a um DAC que está ligado à minha TV via cabo optico. Os melhores resultados foram obtidos com o cabo RCA para RCA.

Embora este monitor de áudio possua saída para fones de ouvido, não vejo propósito em utilizá-la se é qualidade de áudio que você almeja. O motivo disso é que há DAC/amps USB que entregam uma qualidade maior caso você queira utilizar fones de ouvido em conjunto.

Outro ponto que é importante citar sobre as MR4 são os passos de volume que este par de caixas ativas possui. Após utilizá-las com diversos tipos de mídias, percebi que há um salto muito grande de volume quando você dá apenas "um passo" ao girar o knob. Desta forma, houve momentos em que era impossível fazer um ajuste fino para se obter um resultado mais agradável.

É interessante notar que na caixa das MR4 você recebe 1 cabo RCA para RCA e outro cabo RCA para P2, além do cabo de energia e do cabo para conectar o lado direito ao esquerdo. Desta forma o usuário pode utilizar a caixa de som assim que chegar. Além disso, é bom saber que o produto é bivolt automático e você não precisa se preocupar se a tomada é 127V ou 220V.

Por fim, tenho que dizer que o acabamento dos monitores Edifier MR4 é sem dúvidas primoroso e elegante. Senti que é um produto muito bem-feito ao pegá-lo e vê-lo de perto. Embora eu não tenha a oportunidade de ficar com as caixas por muito tempo, elas passam a ideia de que irão durar por muito tempo sem maiores problemas.

Qualidade de som

Antes de falar sobre o som, é importante salientar que todo o teste de som foi feito utilizando o modo música, onde o LED fica na cor verde. Ao mudar para o modo "monitor", o LED fica vermelho.

Monitor de Áudio Edifier MR4. Fonte: Vitor Valeri
Monitor de Áudio Edifier MR4. Fonte: Vitor Valeri

As caixas de som Edifier MR4 são monitores de áudio realmente cumprem com o propósito. Percebi que o som produzido por elas não possui exageros em nenhuma das frequências (graves, médios e agudos), mesmo no modo "música". Além disso, há uma boa renderização de palco sonoro após posicioná-las corretamente (formando um triângulo imaginário) na mesa ou na sala.

Os graves possuem um bom detalhamento e uma extensão honesta. Entretanto, senti falta de massa em alguns momentos, seja durante músicas ou filmes. Porém, penso que não dá para exigir muito considerando o tamanho destas caixas e dos woofers de 4 polegadas.

Já nos médios, há uma leve sensação de recuo e frieza. Eles estão lá, compõem bem a transição dos graves para os agudos, mas não trazem muita dinâmica para o todo.

Indo para os agudos, encontro uma extensão aceitável e um bom brilho. Entretanto, após a equalização, sinto que há momentos em que os agudos soam artificiais, há um brilho excessivo ali, apesar de haver uma boa desenvoltura para entregar o ataque necessário para o momento.

Com relação a separação de instrumentos, não tive dificuldade para identificar os sons e a direção deles. A MR4 se saiu bem em todas as ocasiões em que testei ela. Considerando o preço, achei um desempenho justo.

No geral, a Edifier MR4 entregou um bom desempenho pelo preço, reproduzindo com certa facilidade passagens complexas, onde havia muitos sons, e trazendo um bom nível de detalhamento para instrumentos e vozes. Somado a isso, ainda há o fato de que não senti o som "embolar" de maneira séria a ponto de não entender o que estava se passando durante a música ou filme.

Conclusão

A Edifier MR4 é um monitor de áudio de excelente custo-benefício para aqueles que procuram um som equilibrado e que não querem gastar nada além de R$ 1000. Trata-se de uma solução "tudo em um" (amplificador interno e chip de DSP) que pode facilitar consideravelmente dependendo do uso que se for fazer das caixas de som.

Ficha técnica

Confira abaixo as especificações completas do monitor de áudio Edifier MR4.

  • Sensibilidade de entrada: Entrada TRS balanceada: +4dBu
  • Entrada AUX/RCA não balanceada: -10dBV
  • Saída de potência: 21W+21W
  • Resposta de frequência: 60Hz-20KHz
  • Relação sinal/ruído ≥85dBA
  • Distorção ≤0,2%
  • Unidade Tweeter: 1 polegada
  • Unidade woofer: 4 polegadas
  • Entradas de áudio: Entrada TRS balanceada, Entrada RCA não balanceada,
  • Entrada AUX não balanceada
  • Voltagem Bivolt: 100-240 V AC/50-60 Hz
  • Medidas de cada lado da caixa: 150(L) x 230(A) x 200(P) mm
  • Peso do par de caixas: 5.100 Kg

O que vem na caixa

  • 1 x Cabo de energia: 170 Cm
  • 1 x Cabo RCA-P2: 170 Cm
  • 1 x Cabo RCA-RCA: 170 Cm
  • 1 x Cabo Link (Ligação entre caixa passiva e ativa): 250 Cm