A escassez global de semicondutores (chips) irá durar pelo menos até a segunda metade de 2022. A informação veio através dos sites Bloomberg e Washington Post, onde é dito que o Departamento de Comércio dos EUA publicou recentemente um relatório da cadeia de suprimentos de chips dizendo que a falta de semicondutores irá durar no mínimo até o 2º semestre deste ano.

O estoque médio de chips das empresas caiu de 40 dias (2019) para menos de cinco dias em 2021. Mesmo havendo uma interrupção relativamente curta (de semanas), isso pode causar o fechamento de uma fábrica americana, segundo o Departamento de Comércio dos EUA.

Setores mais afetados com a falta de semicondutores no mercado

Quando se trata de empresas de banda larga, fabricantes de automóveis e produtores de dispositivos médicos, a escassez de semicondutores é bem prejudicial. Ao mesmo tempo, houve um aumento na demanda, tendo juros cerca de 17% maiores em 2021 comparado a dois anos atrás.

Segundo as autoridades, o governo dos EUA não conseguiria acabar diretamente com a escassez de chips. Foi dito que as empresas privadas estavam "melhor posicionadas" para superar os desafios aumentando a produção, otimizando seus projetos e limitando o impacto em suas cadeias de suprimentos.

Sony e TSMC criarão uma fábrica para enfrentar a escassez global de chips

Em outubro do ano passado, foi anunciado que a Sony e a TSMC estavam planejando construir uma fabrica na tentativa de evitar a escassez global de chips. Confira em nossa matéria todos os detalhes sobre o que foi dito.

Você chegou a perceber o aumento considerável que houve em alguns eletrônicos? Comente abaixo e compartilhe a sua experiência na compra de produtos que envolvem semicondutores!