Na manhã desta quarta-feira (17), a Samsung realizou uma reunião com os seus acionistas em Seul, Coreia do Sul, e falou sobre o impacto da escassez de componentes semicondutores no mercado, que obriga a empresa a pensar melhor em seus planos futuros. O diretor de operações da Samsung, DJ Koh, mostrou grande preocupação sobre a situação, e revelou aos investidores que a empresa está considerando deixar de lado, pelo menos por enquanto, o lançamento de um novo Galaxy Note em 2021.

A Samsung é uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, e ao lado da TSMC, é também a principal fabricante de processadores para o mercado tecnológico. Mas não é de hoje que temos ouvido falar sobre a crise no departamento de semicondutores desencadeada pela pandemia do Covid-19.

Com isso, a empresa considera pular o lançamento do Galaxy Note 21 neste ano. Essa estratégia até pode afetar outros modelos da empresa, mas por ser um dos mais vendidos, o Galaxy Note deve ser o principal afetado. Koh falou em "grave desequilíbrio", onde a demanda é maior que a oferta.

Leia também:

Galaxy Note 21 só em 2022

Todos nós queremos um novo Galaxy Note, mas devido "a situação incomum do chip", "o tempo pode variar" e então "só no próximo ano as coisas devem voltar ao normal", disse Koh.

"A série Note posiciona-se como um modelo de ponta em nosso portfólio de negócios... pode ser difícil lançar o modelo no segundo semestre. Então, o momento do lançamento do modelo pode ser alterado."

Analisando o provável impacto na receita da empresa sem o lançamento do Galaxy Note, especialistas acreditam que haverá uma queda de aproximadamente 5%, podendo ser ainda maior, já que estamos falando de uma das principais e mais caras linhas de smartphones da companhia.