Várias fabricantes de smartphones estão investindo em pesquisas a fim de produzir novos modelos de celulares dobráveis - conhecidos no mercado como 'Fold' - e torná-los viáveis para todos os usuários. Essa linha de aparelhos é popular por trazer recursos e funcionalidades que não estão presentes nos modelos comuns, como a possibilidade de aumentar o tamanho do display deixando-o semelhante a um tablet.

A fabricante lançou neste ano o Mate X2, modelo parecido com o o Galaxy Fold e que trouxe novas opções para o segmento de dobráveis, apesar de ter sido revelado com um preço pouco acessível para a maioria dos clientes da empresa, algo que deve mudar ainda neste ano segundo rumores.

Novos dobráveis

De acordo com informações disponibilizadas pelo portal DigiTimes, a Huawei está trabalhando para lançar mais três modemos de smartphones dobráveis no segundo semestre deste ano. A expectativa é que as novas versões tragam soluções diferentes do que vimos no Mate X2, apresentando, inclusive, uma mudança no design e no hardware, sendo lançados com o Harmony OS 2.0, novo sistema operacional da empresa.

O Huawei Mate X2 foi lançado custando cerca de US$ 3.000 (aproximadamente R$ 16.680) e vendeu mais de 2,3 milhões de unidades, revelando o interesse do mercado nos novos projetos de dobráveis, seja de marcas pioneiras como a Samsung ou da Huawei, que ainda está desenvolvendo seus primeiros celulares flexíveis.

Huawei Mate X2. (Foto: Reprodução).
Huawei Mate X2. (Foto: Reprodução).

Outras fabricantes de smartphones, incluindo Samsung e ASUS; devem seguir o exemplo da Huawei e lançar seus novos modelos dobráveis ​​na segunda metade do ano e provavelmente o preço será bem menor se comparado com as primeiras gerações.

A Digitimes Research estima que as remessas globais de smartphones dobráveis ​​chegarão a 7 milhões de unidades em 2021 devido à introdução de novos modelos. A expansão dos smartphones dobráveis ​​também aumentará as remessas globais de painéis AMOLED dobráveis ​​para smartphones para 12 milhões de unidades neste ano; acima dos 4,4 milhões enviados um ano antes.

Ficha técnica - Huawei Mate X2

  • Sistema: EMUI 11 e Android 11
  • Processador: Kirin 9000 5G (5 nm)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 256 GB e 512 GB
  • Tela - Tipo: Foldable OLED
  • Tela - Tamanho: 6.45 e 8.0
  • Tela - Resolução: 1160 x 2700 e 2480 x 2200
  • Câmera principal: 50 MP, f/1.9, 23mm (wide), 1/1.28
  • Câm. Selfie: 16 MP, f/2.2, 1.0µm
  • Bateria: 4500 mAh
  • Carregador: 55W

Huawei Mate X2 - Veja aqui a ficha técnica completa

Leia também:

Escassez nos chips

A escassez na quantidade de semincondutores disponíveos no mercado internacional poderá afetar a produção de smartphones de outras fabricantes a curto prazo, visto que a Huawei comprou boa parte do estoque que estava disponível, com isso aumentando a demanda por chips e criando uma instabilidade comercial que certamente será repassada aos consumidores.

Fonte