No Reino Unido há uma organização sem fins lucrativos chamada Raspberry Pi Foundation. Esta empresa surgiu da reunião de um grupo de pessoas que queriam que as "crianças" fizessem algo mais no computador do que ficar navegando pelo Facebook e que isso fosse acessível para quase todos.

Pode parecer que o Raspberry, atualmente na sua quarta geração, seja um brinquedo de tão pequeno e simples. Entretanto trata-se de um computador "completo", possuindo diversas saídas e entradas, permitindo a conexão, por exemplo, de um monitor 4K, um teclado, um cartão micro SD para armazenamento do sistema operacional e um HD ou SSD externo. O mini PC de baixo custo tambem conta com um processador Broadcom BCM2711, Quad core Cortex-A72 (ARM v8) 64-bit SoC @ 1.5GHz, até 4GB de memória RAM LPDDR4-3200, dual band para internet wireless, Bluetooth 5.0, porta ethernet gigabit, 2 portas USB 3.0, 2 portas USB 2.0, 2 saídas micro-HDMI, uma saida USB-C para alimentação da placa de circuito, e muito mais!

Um computador desktop por apenas US$35

Raspberry Pi 4 sendo utilizado como um PC desktop. Fonte: raspberrypi.org
Raspberry Pi 4 sendo utilizado como um PC desktop. Fonte: raspberrypi.org

Grande parte das pessoas utilizam o computador de mesa para tarefas simples, que não exigem grande poder de processamento. Para navegar na internet, comprar algo on-line, utilizar redes sociais, assistir a filmes e séries, são coisas que o Raspberry Pi 4 é capaz de realizar facilmente.

O Raspberry Pi 4 pode possuir um hardware semelhante ao de um smartphone, porém, quando olhamos para o software, as coisas mudam de figura. O seu celular pode utilizar Android ou iOS, entretanto, o Raspberry é capaz de rodar o sistema operacional Linux e até o Windows 10. Ou seja, é possível instalar os mesmos programas que um desktop comum possui como, por exemplo, navegadores (browsers), programas de edição de fotos e vídeos, Microsoft Office, entre outros.

A única coisa necessária para transformá-lo em um computador, é um mouse, um teclado e um monitor.

Media center com streaming de música e vídeo de baixo custo

Raspberry Pi 4 + Placa de audio Allos DigiOne em uma case de acrílico. Fonte: darko.audio
Raspberry Pi 4 + Placa de audio Allo’s DigiOne em uma case de acrílico. Fonte: darko.audio

Pelo fato do Raspberry Pi 4 ser muito pequeno e silencioso (não possui a necessidade de utilização de cooler/ventoinha), é possível utilizar através das saídas USB um HD externo (ou SSD) para armazenar músicas e vídeos. Além disso, como ele possui uma porta ethernet gigabit, é possível ligá-lo na internet ou em sua rede interna de computadores para reproduzir tanto músicas quanto filmes via streaming através da instalação de programas como, por exemplo, Spotify, Netflix, Tidal, Deezer, YouTube, etc.

Observação: Para que o Raspberry Pi 4 não atinja temperaturas muito altas, recomenda-se para áudio utiliza-lo com um dissipador e para vídeo um dissipador em conjunto com um pequeno cooler.

Para controlar o Raspberry sem a necessidade de um teclado ou um mouse, é possível instalar programas como o Volumio , o OSMC e o Plex, para dar comandos através de seu smartphone ou tablet.

Console capaz de rodar diversos jogos por um valor baixo

O Raspberry 4 é muitas vezes mais poderoso que os video games antigos como o SNES (Super Nintendo), ou seja, é possivel instalar um programa de emulação (RetroPie) e até utilizar a imagem do jogo (ROM) original em um pendrive, cartão micro SD ou HD externo.

Tendo instalado o programa, você poderá utilizar as portas do Raspberry para conectar diversos controles com fio e até sem fio, além de poder jogar um game de um console retro através de uma porta HDMI ligada a uma TV de até 4K.

Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT)

O Raspberry Pi é capaz de controlar outros dispositivos da sua casa com facilidade através de seus pinos e saídas padrão. É possível encontrar acessórios como, por exemplo, câmeras de infravermelho e estações meteorológicas que já vem preparados para funcionar com o Raspberry. Há pessoas que utilizam também para, por exemplo, controlar os parâmetros da água e iluminação de aquários, controlar luzes da casa, entre outras tarefas.

Conclusão

O Raspberry Pi 4 pode ser utilizado para inúmeras e variadas tarefas e tudo isso por um custo baixíssimo. Pode ser difícil de acreditar pelo preço, tamanho, baixo consumo de energia e não requerer um sistema de refrigeração ativo, mas vale a pena a tentar utilizá-lo por ser algo tão barato e útil para muitos.

Não esqueça de conferir nossos artigos sobre o Raspberry Pi 4:

Fonte: Androidcentral