4 sistemas operacionais voltados para IoT para Raspberry Pi 4

Muitas pessoas ao comprarem o Raspberry Pi, ficam em dúvida sobre qual sistema operacional instalar. Conheça 4 sistemas operacionais voltados para IoT para Raspberry Pi 4!

Por Hardware Pular para comentários
Fonte: welectron
Fonte: welectron

Muitas pessoas ao comprarem o Raspberry Pi 4, ficam em dúvida sobre qual sistema operacional instalar. As principais características que os usuários mais almejam é um ambiente versátil e confiável, que seja possível alterar temas, instalar programas e realizar diversas tarefas com facilidade, de maneira fluida. Para isso indicaremos algumas alternativas neste artigo para facilitar a escolha do SO que melhor encaixará para as suas necessidades.

O Raspberry Pi é um computador barato e versátil

O Raspberry Pi é um computador barato e versátil, permitindo realizar diversos tipos de aplicação. Uma das que mais se destacam, é a aplicação de projetos DIY em IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), sendo possível utilizá-lo em conjunto com câmeras inteligentes, com drones, portões de garagem inteligentes, magic morrors (espelhos mágicos) e muito mais. Para ser possível trabalhar com eles, basta baixar o NOOBS e utilizá-lo para instalar o sistema operacional de sua escolha no Raspberry Pi.

Confira abaixo a lista sistemas operacionais que foi pensada tendo em mente o suporte atual aos dispositivos e as necessidades futuras.

1 - Raspbian OS

Como o sistema operacional oficial suportado pelo Raspberry Pi, o Raspbian, baseado no Debian, possui total compatibilidade com a última versão do computador da "framboesa", o Raspberry Pi 4. Sua instalação é bem simples utilizando o NOOBS em um cartão micro SD. O SO possui suporte de forma nativa para as principais linguagens de programação utilizadas atualmente como, por exemplo, Python, Java e Sonic Pi, que são úteis para aplicações de projetos de IoT.

Raspbian OS. Fonte: edivaldobrito
Raspbian OS. Fonte: edivaldobrito

Caso seja essencial para você ter estabilidade e desempenho em seu projeto de IoT, a melhor escolha provavelmente será o Raspbian OS, pelo menos para começar a esboçar melhor as ideias. Ele é um sistema muito recomendado para iniciantes que estão adentrando mais a fundo nesta nova forma de tecnologia.

2 - Manjaro XFCE

Se você está à procura de um SO rápido e amigável para utilização no Raspberry Pri, o Manjaro tem grandes chances de ser sua escolha. Ele além de ter sido o primeiro sistema operacional a oferecer uma versão de testes para o Raspberry Pi 4, disponibilizou informações detalhadas para download. Entretanto, nem tudo são flores, e há uma certa limitação causada pelo sistema.

Manjaro XFCE Fonte: iottechtrends
Manjaro XFCE Fonte: iottechtrends

A versão do Manjaro, para o Raspberry Pi 4, possui uma limitação de leitura de somente 3GB de memória RAM. Porém, mesmo com este "entrave", é provável que para a grande maioria dos usuários já seja o suficiente para realizar as operações necessárias.

A interface deste sistema operacional é elegante e agradável aos olhos. É muito provável que ele também agrade aos usuários do Raspbian OS, pelo menos para aqueles que gostam de um SO bonito.

3 - Kali Linux

O sistema operacional Kali Linux é uma distribuição de terceiros que confirmou de imediato suporte ao Raspberry Pi 4. Sua desenvolvedora, a Offensive Security, chegou até a dizer que ama o dispositivo. Caso você tenha tido problemas de segurança e penetração em seu projeto de IoT, o Kali seria uma escolha interessante.

Kali Linux Fonte: iottechtrends
Kali Linux. Fonte: iottechtrends

Até o momento, o Kali suporte apenas 32 bits no Raspberry Pi, mas é provável que em breve disponibilizem a versão de 64 bits também. Seus requisitos para download e instalação não são preocupantes para o hardware do Raspberry Pi.

4 - Arch Linux

A versão baseada em ARM do sistema operacional Arch Linux está bem ajustada no Raspberry Pi 4. Há um guia detalhado de instalação aqui e o boot é bem simples de se fazer. Basta colocar o cartão micro SD no Raspberry, conectar uma fonte de alimentação, ligar a um monitor, que você já estará pronto para iniciá-lo.

Arch Linux. Fonte: iottechtrends
Arch Linux. Fonte: iottechtrends

Menções Honrosas

Alguns sistemas operacionais não tiveram um anúncio formal de seu suporte ao Raspberry Pi 4 como, por exemplo, o RISC OS, o Ubuntu Mate e o OSMC. É importante salientar que com isso, não foi confirmado se estes SO realmente possuem total compatibilidade com o dispositivo, entretanto sabe-se que eles são compatíveis com a versão 3 do Raspberry.

Conclusão

A escolha de um sistema operacional para o Raspberry Pi gira em torno da confiabilidade e popularidade. Até o momento, não se recomenda o Windows 10, desenvolvido pela Microsoft, para desenvolvimento de projetos de IoT no dispositivo.

Comente abaixo e compartilhe conosco sobre a sua experiência com os sistemas operacionais que você teve no Raspberry Pi 4.

Fonte: iottechtrends

Recomendamos ler:

Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Comentários:
Carregar comentários