Há alguns dias atrás, o usuário "RemovedMoney326" publicou no Reddit um projeto do Raspberry Pi que permite ver as estrelas. Para realizar este feito, ele utilizou a recém-lançada Raspberry Pi High Quality Câmera, para criar um equipamento portátil de astrofotografia.

Segundo o criador do projeto, seu objetivo ao utilizar a Raspberry Pi High Quality Câmera era ter um mini computador como telescópio que fosse capaz de fotografar e simular o céu a noite. Utilizando um Raspberry Pi 4 de 2GB de memória RAM e uma tela touch de 3,5 polegadas como visor da câmera, foi possível montar um telescópio capaz de fotografar e com potencial para analisar e processar dados de uma maneira versátil e barata.

Não é difícil acoplar a Raspberry Pi High Quality Câmera em um telescópio, basta utilizar um adaptador de montagem em C de 1,25 polegadas. O dispositivo irá receber energia da porta USB que pode ser ligada a um notebook, permitindo assim que se utilize o sistema em qualquer lugar.

Para auxiliar no mapeamento do céu, o usuário "RemovedMoney326" utilizou um programa de código aberto chamado KStars. Também foi utilizada a plataforma KDE, que possui um conjunto de bibliotecas para gerenciar janelas e aplicativos.

O projeto criado para utilizar o Raspberry Pi como telescópio já está sendo atualizado para incluir um módulo GPS e uma lente de telescópico motorizada e maior. RemovedMonwy326 disse no Reddit:

"O lado do software é complicado, e precisarei de um pouco mais de tempo para me acostumar a controlar o sensor HQ com Python para obter imagens adequadas do céu, bem como uma interface mais amigável para o lado da tela sensível ao toque."

"RemovedMonwy326" complementa dizendo sobre a sua invenção:

"No momento, ele serve mais como um visor, com a visualização da câmera e o KStars para procurar a localização de um determinado objeto no céu. Mas, para tirar as fotos / controlar o sensor, ainda preciso usar meu laptop com uma área de trabalho remota. [conexão com] o Pi, bem como uma conexão USB para alimentá-lo."

Para acompanhar as atualizações deste interessante projeto utilizando o Raspberry Pi siga "RemovedMoney336" no Reddit e no Github.