Anteriormente, para conseguir rodar o Netflix no Raspberry Pi era necessário realizar diversos passos para que isso fosse possível. Agora, finalmente o Raspberry Pi 4 e o Raspberry Pi 400 ganharam suporte oficial para rodar serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e Disney+. A possibilidade de executar as plataformas de streaming com mais facilidade aconteceu devido a uma recente atualização do Ventz (acesse o site aqui), onde foi implementado um pacote Widevine oficial para o Raspberry Pi 4 e 400.

O Widevine é uma tecnologia necessária para que os serviços de streaming de filmes e séries possam funcionar normalmente. Desenvolvido pela Google, ela realiza o gerenciamento de direitos digitais e é utilizada pelos navegadores Chrome, Firefox, Android MediaDRM, Android TV, entre outros meios. Como o Ventz é possível acessar as plataformas de streaming através do navegador Chromium fornecido.

Para realizar a instalação do pacote Widevine é facil. Basta utilizar apenas três linhas de código, sendo que as duas primeiras são para garantir que o Raspberry Pi esteja totalmente atualizado antes de iniciar a instalação do Widevine.

sudo apt update

sudo apt full-upgrade

sudo apt install libwidevinecdm0

Como foi a experiência

O site tomshardware testou a novidade utilizando o Raspberry Pi 4 de 4GB de memória RAM conectado através de um cabo ethernet. Foi dito:

"Inicialmente, a reprodução do Netflix estava um pouco instável, mas depois de alguns segundos tudo estava em sincronia e a reprodução certamente estava confortável."

Netflix rodando no navegador Chromium no Ventz instalado no Raspberry Pi 4. Fonte: Future
Netflix rodando no navegador Chromium no Ventz instalado no Raspberry Pi 4. Fonte: Future

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!