Após anos de compatibilidade com as principais plataformas de streaming e televisores, o Google decidiu descontinuar os serviços do Play Filmes para o Roku TV, LG e Samsung, impedindo que os dispositivos acessem o conteúdo on-demand. O comunicado não surpreendeu os usuários desses dispositivos pois diversas fabricantes não trazem mais o software de forma nativa em seus sistemas ou na loja de aplicativos, sendo preciso utilizar alternativas como a Netflix ou Amazon Prime Video, por exemplo.

Play Filmes descontinuado

Nos últimos anos a empresa vem descontinuando vários aplicativos que são pouco utilizados pelos usuários, como o Play Music e mais recentemente o Play Filmes. No caso do primeiro os usuários foram migrados para o YouTube Music, serviço de streaming de áudio que oferece as mesmas funcionalidades da versão que foi descontinuada; no Play Filmes não será diferente, visto que a o serviço continuará existindo mas será mesclado com o YouTube, reunindo o acesso às várias formas de entretenimento do Google em um só lugar.

De acordo com informações, o Play Filmes perderá o suporte para vários dispositivos a partir do dia 15 de junho, mas até lá ainda será possível utilizar o software normalmente. No comunicado oficial a empresa afirma que "[...] o usuário poderá utilizar seus créditos do Play Filmes no YouTube, porém o histórico do conteúdo assistido não estará disponível após o fim do serviço". Todos os filmes adquiridos estarão disponíveis no YouTube, bastando efetuar login com a conta utilizada no Play Filmes.

Os televisores que perderão o suporte ao aplicativo são Samsung, LG, Visio e Roku. Por enquanto é possível assistir ao conteúdo comprado ou alugado em todos os dispositivos, incluindo smartphones, mas o acesso será restringido em breve.

Leia também:

Play Filmes fará falta?

Há alguns anos esse serviço fazia sentido, porém atualmente é ilógico comprar ou alugar filmes por um valor que em muitos casos supera o preço da assinatura mensal de serviços de streaming como o Prime Video ou Netflix no plano mais básico, por exemplo. Há uma variedade de plataformas para consumir filmes, séries e documentários, sendo alternativas melhores ao Google Play Filmes, serviço que durou bastante tempo mas que deixou de ser útil e viável.

Fonte