A Globo e o Google fecharam um acordo inédito com o objetivo de transformar a emissora de televisão em uma verdadeira mediatech, com recursos de mídia e tecnologia em contato direto com o público. Para atingir essa mudança digital, a parceria envolve utilizar boa parte dos serviços da gigante das buscas como acesso armazenamento ao Google Cloud, serviço de nuvem da empresa e integração do Globloplay com o sistema Android TV.

Embora não tenha sido revelado os valores que envolvem esse contrato, a emissora divulgou que a parceria é válida por sete anos e que ficou classificado como o maior acordo de comunicação do Google na América Latina. Em nota oficial, Jorge Nóbrega, presidente-executivo da Globo, disse;

"Essa parceria estratégica para a Globo […] sintetiza alguns dos principais pilares da nossa transformação, como foco no público, gerenciamento de dados, parceria para inovação e novos modelos de negócios".

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O que muda?

Como fruto da parceria, a Globo tem o objetivo de migrar 100% do seu centro de dados para o sistema Google Cloud, e com isso, boa parte da programação, o que inclui programas de entretenimento e portais de notícias serem transferidos para a plataforma de armazenamento online. Esta operação que migra o centro de dados pode levar até 24 meses.

A partir disso, a Globo terá à sua disposição uma estrutura totalmente tecnológica, integrada com a inteligência artificial do Google com possibilidades de exibir seus serviços digitais em nuvem de forma mais flexível e integrada aos serviços padrões da empresa. Isso inclui integrar a plataforma de streaming do Globoplay ao sistema Android TV. Assim, a emissora espera aumentar o seu alcance exponencialmente com a meta de entregar seus serviços digitais para pelo menos 80% dos televisores disponíveis no mercado brasileiro.