Anúncios podem ser ruins. Por outro lado, em alguns casos, eles podem ser ótimos. Tomemos, por exemplo, a versão mais recente do Google Play Filmes, o pessoal do XDA como de costume, tem acesso aos códigos dos aplicativos para eventualmente melhorar os mesmos.

E, em algumas vezes, podem descobrir informações que ainda estão por vir, em códigos ocultos dentro desses arquivos de instalação de aplicativo. Foi exatamente isso que aconteceu com o Google Play Filmes, segundo um recente desassemble (acesso ao código fonte do aplicativo), o Google pode estar preparando o que parece ser a disponibilização de centenas de filmes gratuitos em sua plataforma e, a única desvantagem desta ótima notícia, é que ela será sustentada por anúncios.

Existem centenas de serviços de streaming de vídeo que permitem assistir a suas séries de TV e filmes favoritos em casa, como Netflix, Amazon Prime Video, entre muitos outros.

Filmes gratuitos com anúncios seria uma ótima ideia para quem não possui nenhum serviço de streaming
Filmes gratuitos com anúncios seria uma ótima ideia para quem não possui nenhum serviço de streaming

Essa é uma área em que o Google realmente não compete. Embora os outros serviços mencionados anteriormente permitam que você pague uma taxa mensal para acessar todo o conteúdo em vídeo, o Google Play Filmes é um serviço de compra e locação de filmes e programas de TV digitais.

No entanto, o Google parece estar planejando algumas mudanças em sua plataforma de filmes para impulsionar sua utilização, em particular, como você pode ver abaixo, um esquema de anúncios para liberar o streaming gratuitos para os filmes disponíveis em seu acervo.

Conforme detalhado, na versão v4.18.37 do aplicativo Play Filmes, o XDA identificou algumas sequências sugerindo a mudança que está por vir.

<string name="athome_add_birthdate_to_watch">Add birthdate to watch</string>
<string name="athome_free_with_ads">Free with ads</string>
<string name="athome_free_with_ads_description">Hundreds of movies, just a few ads</string>
<string name="athome_introduce_free_movies">Introducing</string>
<string name="athome_watch_free_with_ads">Watch free with ads</string>

Isso sem dúvida trará novos usuários para o serviço e, como pode ser visto, existe a indicação de "centenas de filmes com alguns anúncios".

Não se sabe ao certo se essa mudança pode ter a ver com a pandemia de COVID-19, que está mantendo muita gente dentro de casa em isolamento social. E, ainda, não se sabe se essa ideia só contemplará os usuários por um período específico ou se será benéfico para alguma localidade.

Mas a única certeza que temos é que existe um catálogo gigantesco de títulos, que muitas vezes não encontramos em outros serviços. Mas, mesmo que o conteúdo exista em outro local, poder assistir sem ter que pagar nada por ele, vale a pena. Mesmo que para isso tenhamos que em algum momento assistir um anúncio ou outro.

Agora é esperar a próxima atualização chegar oficialmente para todos os usuários e esperar também a manifestação do Google a respeito da mudança.