O Google Fotos é um aplicativo de armazenamento e compartilhamento de fotos pré-instalado na maioria dos telefones Android. Além disso, o app tem versões disponíveis para o iOS, bem como para o Windows e o Mac.

O aplicativo do Google está repleto de ferramentas de edição, organização de mídia organizada, backup em nuvem e compartilhamento contínuo. Ou seja, você pode guardar nessa nuvem, todos os arquivos e coisas relevantes. Dessa forma, sempre que precisar do arquivo, basta pesquisar no seu drive.

Entretanto, por conta dos arquivos sensíveis, muitas pessoas se perguntam se essa nuvem de fato é segura para guardar os seus arquivos e dados pessoais. E se essa também é uma dúvida recorrente para você, não se preocupe, abaixo, vamos esclarecer todos os detalhes sobre o assunto.

O que é o Google Fotos?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Google Fotos é um aplicativo de armazenamento em nuvem que armazena até 15 GB de suas fotos e vídeos gratuitamente. Ele funciona por meio da sua Conta do Google. Sendo assim, se você estiver usando o Gmail ou qualquer outro serviço do Google, terá acesso automaticamente ao Google Fotos.

O Google Fotos está disponível como um aplicativo para iPhone e Android e também pode ser usado no seu navegador. Usando as funções automáticas de backup e sincronização, o Google Fotos fará o upload de suas fotos para fornecer backup e armazenamento confiáveis para suas fotos e vídeos.

Ele será sincronizado com os dispositivos que você escolher, portanto, todas as alterações feitas em uma foto ou vídeo serão atualizadas automaticamente em todos os seus dispositivos. Ter acesso à nuvem para carregar instantaneamente suas fotos é ótimo, mas esse não é o melhor recurso do Google Fotos.

O Google Fotos usa a tecnologia de aprendizado de máquina do Google para analisar o conteúdo de suas fotos e organizá-las em grupos facilmente pesquisáveis. Reconhecimento facial, reconhecimento de objetos, organizam automaticamente suas fotos em pessoas, lugares e coisas.

E eles podem ser pesquisados por palavras-chave, datas, locais, objetos e pessoas. Por exemplo, ao inserir a palavra gato na barra de pesquisa, o Google Fotos preencherá todas as fotos da sua biblioteca com um gato nelas.

Com todos esses ótimos recursos disponíveis no Google Fotos, será que ele representa algum risco aos seus usuários? Ele tem vulnerabilidades? As suas fotos podem ser vazadas? Descubra a seguir.

O Google Fotos é seguro?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Quando usamos qualquer serviço que tenha acesso às nossas informações pessoais pela internet, a segurança é sempre uma das principais preocupações. Afinal, o quão seguras estão as fotos e dados disponíveis no Google Fotos? Há algum risco em perder as mesmas? Alguém pode roubá-las?

Dentre as duas principais preocupações que a maioria dos usuários do serviço gratuito do Google Fotos possuem:

  1. Quais informações o Google está coletando sobre mim e como eles as usam?
  2. Minhas informações podem ser roubadas e vazadas para fora do Google?

Abaixo, vamos conferir mais detalhes sobre essas questões.

Quais informações o Google coleta dos seus usuários e como eles as usam?

Não se engane: você está carregando suas informações pessoais, na forma de fotografias, em um banco de dados gigante que já rastreia sua localização e suas pesquisas. Quando você usa os serviços gratuitos do Google, eles coletam dados sobre você.

Há as informações que você fornece voluntariamente, como seu nome, endereço de e-mail, número de telefone e foto de perfil pessoal. E depois há os dados que são coletados quando você usa um serviço do Google.

O Google pode ver quais vídeos do YouTube você assiste e os sites que você visita que usam anúncios do Google ou o Google Analytics. Eles rastreiam qual dispositivo você está usando, seu endereço IP, cookies e informações de localização, incluindo GPS.

Visto como um todo, essa enorme quantidade de informações desenha uma imagem bastante precisa de nós e do que fazemos online. Sendo o serviço gratuito, você não é o cliente, e sim, o produto. Ou seja, suas informações pessoais são o produto que alimenta o Google.

Para que o Google usa essas informações? De acordo com a Política de Privacidade do Google, a plataforma usa as suas informações para fornecer, desenvolver, manter e melhorar serviços personalizados aos seus usuários.

Você pode gerenciar suas configurações de privacidade dentro de sua Conta do Google para gerenciar os tipos de informações que o Google coleta, ajustar os tipos de anúncios que você vê e controlar quais informações pessoais (incluindo suas fotos) você deseja que sejam públicas ou privadas.

Minhas informações podem ser roubadas e vazadas para fora do Google?

Há a possibilidade de hackers entrarem no sistema do Google? Sobre essa questão, o Google leva o assunto muito a sério. E se preocupa constantemente em melhorar o seu sistema.

Em novembro de 2017, o Google publicou um relatório destacando a pesquisa que realizou sobre o fenômeno Account Takeover. O hacker da conta foi relatado por 15% dos usuários da Internet, conforme o relatório. Os sequestradores roubam nomes de usuário e senhas para contas online para obter acesso a informações privadas.

Usando as contas do Google como um estudo de caso, a companhia se uniu à Universidade da Califórnia para descobrir como as contas estão sendo sequestradas e aprender a se defender contra essas tentativas. Os resultados do estudo foram usados para elevar a segurança das contas do Google e foram fornecidos ao público para que outras plataformas também pudessem se defender contra invasores externos.

Outras medidas tomadas pelo Google para proteger suas informações

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira algumas medidas tomadas pelo Google para proteger as contas dos seus usuários:

  • Tecnologia de criptografia como HTTPS e Transport Layer Security, que protegem suas fotos, e-mails, vídeos e visitas ao site armazenados de serem interceptados por fontes externas.
  • Uma infraestrutura de nuvem de última geração monitorada frequentemente. Os seus dados são armazenados em vários data centers para que um desastre em uma área não resulte na perda de suas informações armazenadas.
  • Detecção de ameaças que monitoram spam, malware, vírus e outros códigos mal-intencionados.

O que você pode fazer para proteger suas fotos e vídeos armazenados no Google Fotos?

Não é só o Google Fotos que tem que cuidar dos seus dados. Mas sim, você também! Abaixo, veja algumas formas de proteger os seus dados:

  • Use a verificação de 2 etapas do Google: Embora possa parecer um pouco inconveniente, essa opção dá uma segurança adicional necessária para acessar sua conta.
  • Não carregue fotos que você não gostaria que vazassem para o mundo. Você lembra da violação de segurança do iCloud de 2014, onde fotos nuas de celebridades foram roubadas e postadas online? Não deixe que isso aconteça com você.
  • Mantenha uma cópia impressa de suas fotos e vídeos para backup. Use dispositivos como o USB para isso.
  • Use as configurações de privacidade personalizadas dentro do Google Fotos. As configurações de privacidade personalizadas permitem limitar as informações que o Google coleta e você pode controlar quais informações pessoais aparecem no seu perfil do Google. Você também pode escolher com quem compartilhar suas fotos e/ou quem deseja bloquear.
  • Faça uma pesquisa reversa de imagens. Se você acha que uma de suas fotos pode ter sido comprometida, você pode fazer o upload dessa foto em reverse.photos (https://reverse.photos/) e o Google mostrará todas as páginas na internet que têm imagens semelhantes.

Conclusão

No mundo em que vivemos atualmente, as violações de segurança e uso indevido de dados acontecem. Ou seja, ocorrem ataques hackers, bisbilhotamento por parte do governo. Além disso, há empresas que coletam e vendem nossas informações.

Por conta disso, o Google está, constantemente, tomando medidas enérgicas para garantir a privacidade e a segurança de seus usuários. Sendo assim, a chance de ocorrer um ataque hacker é pequena, porém, é necessário que o usuário também esteja sempre atento, para não facilitar esse tipo de invasão.

Por fim, vale ressaltar que devido ao serviço gratuito do Google Fotos, a maioria das pessoas se contenta em saber que suas informações estão sendo coletadas, desde que não sejam usadas de maneira maliciosa ou irresponsável.