O iCloud da Apple é um ótimo serviço de armazenamento na nuvem se você é um usuário de iPhone, iPad, Mac, entre outros dispositivos da fabricante. Porém, se você está migrando para um smartphone Android, certamente vai desejar ter suas fotos e vídeos no sistema de armazenamento da mesma empresa, que é o Google Fotos.

Embora seja possível transferir manualmente suas fotos e vídeos de um aparelho para outro, isso se torna um problema, especialmente se você tem muitos arquivos no iCloud. Mas saiba que existe uma maneira bastante prática de fazer essa migração. A própria Apple desenvolveu uma ferramenta capaz de transferir fotos e vídeos do iCloud para o Google Fotos.

Qual é a diferença entre o iCloud Fotos e o Google Fotos?

O Google Fotos é uma resposta ao aplicativo Fotos da Apple. Ambos os serviços permitem que você armazene sua biblioteca de fotos na nuvem para liberar espaço em seu dispositivo. Sua biblioteca é seguramente salva através de backups, e disponível em todos os seus dispositivos.

Ambos os serviços são uma ótima solução par poupar o seu armazenamento. Mas há algumas diferenças importantes: preço, compatibilidade e recursos.

Preço

O preço é possivelmente a maior diferença que você vai notar entre o Fotos da Apple e o Google Fotos. Ambos os serviços tem uma cota grátis: você recebe 5GB de armazenamento no iCloud, e 15GB de armazenamento no Google.

5GB pode ser pouco para a maioria dos usuários do iCloud. E é ainda mais difícil manter-se no plano grátis considerando que esses 5 GB também terão que abrigar os backups, arquivos e outros dados do iCloud. E quando você fica sem armazenamento no iCloud, não há outra alternativa a não ser parar de usá-lo ou pagar por um plano de maior capacidade.

Já o Google apresenta outra alternativa quando você está sem espaço. Você pode comprar mais armazenamento do Google, mas você também pode converter suas fotos e vídeos em versões compactadas de alta qualidade, e obter armazenamento ilimitadogratuitamente.

Compatibilidade

O ecossistema da Apple é limitado para outras plataformas. O iCloud quebra um pouco a tendência com o aplicativo iCloud para Windows. Mas você ainda tem uma experiência muito melhor se todos os seus dispositivos forem da Apple.

Por outro lado, o Google Fotos está disponível para download em qualquer dispositivo, independentemente da marca. E a experiência continua a mesma que você usa em um smartphone Android. Se você tem dispositivos de ecossistemas diferentes, então o Google Fotos é provavelmente a melhor opção para você.

Características

Como o mecanismo de busca mais usado do mundo, o Google é especialista em pesquisas. E no site do Google Fotos, você pode procurar por fotos pesquisando por uma característica dela, como digitar "cachorro" para achar fotos do seu dog.

Imagem: Google Fotos.
Imagem: Google Fotos.

Você pode o mesmo no Apple Fotos, mas o Google Fotos parece ter uma ligeira vantagem na qualidade de seus algoritmos de pesquisa.

Imagem: Apple Fotos.
Imagem: Apple Fotos.

Outra diferença está no compartilhamento de álbuns de fotos. Com o iCloud, para você compartilhar um álbum de fotos com uma pessoa, ela precisa ter um dispositivo Apple. Mas com o Google Fotos, basta ue a pessoa baixe o aplicativo Google Fotos, disponível para todas as plataformas.

Requisitos para transferir as fotos do iCloud para o Google Fotos

A ferramenta de transferência de fotos e vídeos do iCloud para o Google Fotos é muito fácil de usar. Com alguns cliques você consegue migrar suas imagens de uma plataforma para a outra. Entretanto, há dois requisitos necessários para que você consiga fazer o procedimento.

O primeiro deles é que você deve usar o iCloud Fotos para armazenar suas fotos e vídeos. Além disso, é necessário que o seu Apple ID tenha a autenticação de dois fatores ativada. Caso sua conta não tenha está camada extra de segurança, exigida pela Apple para realizar a migração, faça o seguinte:

  1. Acesse o site appleid.apple.com e inicie sessão com o ID Apple.
  2. Responda às perguntas de segurança e toque em Continuar.
  3. Você receberá uma solicitação para atualizar a segurança da conta. Toque em Continuar.
  4. Clique em "Atualizar segurança da conta".
  5. Insira o número de telefone no qual você deseja receber os códigos de verificação ao iniciar sessão. Você pode optar por receber os códigos por mensagem de texto ou ligação automática.
  6. Clique em Continuar.
  7. Insira o código de verificação para confirmar o número de telefone e ativar a autenticação de dois fatores.

Por fim, confira se sua conta do Google tem armazenamento suficiente para receber todas as imagens e vídeos do seu iCloud.

Como migrar as fotos do iCloud para o Google Fotos

  1. Acesse o site de privacidade da Apple e faa login com seu Apple ID;
  2. Selecione "Transferir uma cópia dos seus dados";
  3. Siga as instruções para concluir a solicitação;
  4. Você precisará iniciar uma sessão na conta do Google para começar a transferência.
Imagem: iCloud Fotos.
Imagem: iCloud Fotos.

Você receberá uma notificação por e-mail da solicitação de transferência e outro e-mail quando a transferência for concluída.

Transferir fotos e vídeos do iCloud Fotos não remove o conteúdo armazenado com a Apple, mas fornece um método de backup e armazena uma cópia do conteúdo no Google Fotos.