A indústria dos videogames sempre oferece diferentes tipos de experiência aos jogadores, o que inclui diversos gêneros como RPG, FPS, MOBA, MMO. Raramente você ouvirá alguém falar o nome inteiro de um gênero de jogo, mas será que todo jogador realmente sabe o que significam essas siglas? É exatamente por esse motivo que decidimos fazer este artigo, explicando um pouco sobre alguns dos principais gêneros de jogos, a fim de esclarecer quaisquer dúvidas sobre o que eles significam, além de alguns exemplos clássicos para você associar o gênero à jogabilidade.

Entenda os principais gêneros de jogos

Primeiramente devemos lembrar que existem diversos gêneros e subgêneros na indústria dos videogames, com cada um deles apresentando diferentes mecânicas e características. No entanto, devemos também lembrar que muitos jogos apresentam elementos de diferentes gêneros, assim como dentro de um estilo como "ação", é possível encontrar diversas variações como plataforma, shooter, sobrevivência, luta e mais.

Os jogos podem ser organizados por características de jogabilidade, mecânicas e propostas variadas. Este post visa fornecer uma visão geral dos gêneros mais conhecidos como, Ação e aventura, FPS, RTS, MOBA, RPG, Luta, MMORPG e mais.

FPS

Um dos principais gêneros da indústria!
Um dos principais gêneros da indústria!

FPS (First Person Shooter - Tiro em Primeira Pessoa) é um gênero focado no combate com armas de fogo. Como o próprio nome já indica, jogos nesse estilo entregam experiências em primeira pessoa, fazendo com que o jogador se sinta literalmente no meio do fogo cruzado.

Normalmente estes jogos tem grande foco em partidas jogador contra jogador, contando com modos como, deathmatch, team deatchmath, search and destroy e mais.

Alguns títulos famosos do gênero: Counter-Strike, Call of Duty, Battlefield e mais.

Ação e Aventura (terceira pessoa)

O gênero de ação e aventura também faz muito sucesso.
O gênero de ação e aventura também faz muito sucesso.

Os jogos de ação e aventura também formam um dos principais gêneros da indústria. Porém, vale lembrar que dentro deste gênero podem haver variações, como The Last of Us que também apresenta características de survival horror, enquanto jogos como Uncharted focam mais na ação pura e frenética.

Esses jogos costumam utilizar a câmera "sobre o ombro" e normalmente guiam os jogadores em aventuras com momentos variados, escaladas, tiroteios, cenas cinematográficas... são muitas as possibilidades, cada uma representada em propostas, universos e outros elementos variados.

Alguns títulos famosos do gênero: The Last of Us, Tomb Raider, Uncharted e mais.

Luta

Os jogos de lutam também já fizeram história!
Os jogos de luta também já fizeram história!

O gênero de luta já brilha faz algum tempo. Franquias consagradas se mantém até os dias de hoje após surgirem no passado, enquanto novos nomes também são apresentados. Podendo apresentar características diferentes ou mecânicas marcantes, como a ótima utilização de cenário em Injustice e Mortal Kombat, os jogos de luta tem grande importância no mercado.

Os jogos de luta dão espaço para o confronto "face-to-face", colocando dois personagens frente a frente para batalhar. Normalmente esses títulos apresentam muitas opções de personagem para os jogadores, com cada um deles oferecendo golpes, poderes e habilidades diferentes. Estes jogos também costumam permitir que os jogadores realizem diversos combos com as combinações certas de botões.

Alguns títulos famosos do gênero: Street Fighter, Mortal Kombat, Injustice.

Stealth (Furtividade)

Outro gênero importante na indústria.
Outro gênero importante na indústria.

Os jogos stealth já foram uma febre maior na indústria, com títulos como Metal Gear ditando o rumo que o gênero seguiria. Mas, hoje em dia, continuamos recebendo boas opções para aproveitar jornadas furtivas.

Em jogos do gênero stealth, o foco é agir de forma silenciosa, sem ser detectado. Esgueirar-se pelos cantos, rastejar, se esconder e planejar seus movimentos são algumas atividades que você precisa realizar. Alguns desses jogos permitem a ação direta, porém é na furtividade em que realmente brilham.

Alguns títulos famosos do gênero: Splinter Cell, Metal Gear, Hitman e mais.

Sobrevivência

Os jogos de sobrevivência tem bastante fãs!
Os jogos de sobrevivência tem bastante fãs!

O gênero de sobrevivência aparece mais entre os jogadores de computador, embora muitos desses títulos também sejam lançados para consoles.

Nestes jogos, o foco é literalmente sobreviver. Se preocupar com fome, sede e cansaço é comum nestes títulos, assim como você também deve explorar, vasculhar e fazer o que for necessário para achar recursos e qualquer material que possa ser útil em sua jornada. Normalmente também é dada a opção de construir seu próprio abrigo ou casa, buscando ter cada vez mais condições de manter-se vivo. Caçar também é algo que faz parte do dia a dia destes jogos.

Muitos destes jogos tem mecânicas diferentes e características próprias, assim como suas temáticas também podem variar... dinossauros, zumbis, eras medievais. São muitas as possibilidades e os diferentes tipos de experiência que você pode encontrar. Mas o foco sempre será sobreviver!

Alguns títulos famosos do gênero: 7 Days to Die, Scum, Ark: Survival Evolved.

RTS

Estratégia em Tempo Real conta com ótimos jogos.
Estratégia em Tempo Real conta com ótimos jogos.

Sendo um subgênero de estratégia, os jogos RTS (Real Time Strategy - Estratégia em Tempo Real) são os games que envolvem geração e manutenção de recursos e unidades. O objeto em um RTS geralmente é conquistar o território inimigo por meio de manobras estratégicas e de guerra. Vale lembrar que uma características destes jogos é ter câmera de cima para baixo.

Os mapas podem ser enormes, e os RTS abordam muito a construção de exércitos, mantendo uma economia e criando defesas perfeitas para proteger seu domínio de tropas inimigas. Nos jogos RTS, personagens únicos não desempenham um papel importante, e você tem que pensar muito mais em termos de exércitos, nações e impérios.

Alguns títulos famosos do gênero: StarCraft , Warcraft , Age of Empires e mais.

MOBA

Os MOBA figuram entre os títulos competitivos mais conhecidos.
Os MOBA figuram entre os títulos competitivos mais conhecidos.

Os games MOBA tem inspiração no gênero RTS, porém apresentam mapas definidos e focam no combate entre time x time. Além disso, os MOBA colocam os jogadores no controle de um único personagem, com cada um devendo fazer sua parte para ajudar a equipe a alcançar a vitória.

Cada personagem de um MOBA apresenta habilidades diferentes, com cada um deles também sendo mais útil para diferentes tipos de jogo e estratégias variadas. É comum que você jogue para melhorar seus itens ou armadura durante as partidas, assim como o objetivo normalmente é destruir a base dos adversários.

Alguns títulos famosos do gênero: League of Legends, Dota, Smite e mais.

RPG

Os RPGs são muito procurados pelos jogadores.
Os RPGs são muito procurados pelos jogadores.

RPG (Role-Playing-Game - Interpretação de papéis) é um dos principais gêneros da indústria. Esses jogos costumam oferecer grandes aventuras, com horas e horas de gameplay. A fantasia medieval é uma temática comum no gênero, mas também existem outros caminhos que são seguidos pelas desenvolvedoras, como cenários pós apocalípticos e ficção científica, os casos de Fallout e Mass Effect respectivamente.

Em um RPG, o jogador tem total (ou grande) controle de seu personagem, sendo capaz de realizar escolhas grandes e pequenas que podem alterar o rumo da trama. Alguns RPGs se destacam por oferecer mais liberdade do que outros, mas ainda assim esta é uma característica geral.

Os RPGs normalmente oferecem tramas muito trabalhadas, com um grande desenvolvimento de personagens. Neste gênero é possível encontrar aventuras com batalhas por turno, jornadas com pura ação e tiros e diversos outros tipos de combate. A evolução e customização do personagem também é uma característica comum.

Alguns títulos famosos do gênero: The Witcher, Mass Effect, Fallout e mais.

MMORPG

Os MMORPGs são boas opções para quem deseja grandes aventuras online.
Os MMORPGs são boas opções para quem deseja grandes aventuras online.

Os MMORPGs são famosos por contar com diversos jogadores lado a lado, como o próprio nome já indica "Massively Multiplayer Online Role-Playing Game" (Jogo de Interpretação de Papéis Multijogador Massivo Online). Os MMORPGs envolvem centenas de jogadores que interagem ativamente entre si, assumindo o papel de um personagem, e normalmente todos os jogadores compartilham o mesmo objetivo ou um objetivo semelhante.

Em termos de escolhas, customização e evolução dos personagens, e outros elementos, estes jogos são basicamente RPGs online, porém também com características próprias. Por exemplo, diversos destes jogos seguem recebendo atualizações constantes, com cada vez novas áreas, missões, histórias e outros elementos sendo oferecidos aos jogadores.

Os jogadores podem lutar lado a lado para upar os personagens, realizar missões e participar de eventos dos jogos.

Alguns títulos famosos no gênero: World of Warcraft, The Elder Scrolls Online, Black Desert e mais.

Battle Royale

Os battle royale foram uma febre nos últimos anos!
Os battle royale foram uma febre nos últimos anos!

Uma grande febre recente do mercado de games foram, sem dúvida, os Battle Royale (Batalha Real). Este gênero coloca dezenas de jogadores em uma arena para duelarem até que apenas um jogador esteja vivo (ou uma equipe).

Quando PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) explodiu como um grande sucesso, diversas outras empresas resolveram lançar seu próprio jogo neste estilo que havia virado uma febre mundial. Com isso, surgiram grandes títulos, incluindo jogos de franquias já renomadas.

O gênero também se destaca na plataforma mobile, além do sucesso nos consoles e PC. Com elementos de sobrevivência, mas entregando partidas PVP, os jogos battle royale largam os jogadores sem recursos (ou com muito poucos) em uma área que diminui conforme o tempo passa, com cada título apresentando uma maneira diferente de reduzir o mapa. Precisando coletar armas, kits médicos e mais, os jogadores devem também eliminar os adversários para alcançar a vitória.

Alguns títulos famosos do gênero: PUBG, Fortnite e Call of Duty: Warzone.

Veja também: