Durante o evento da E3 deste ano de 2019, a AMD apresentou uma nova tecnologia chamada FidelityFX, que consiste em um conjunto de ferramentas de aprimoramento de imagem open-source. Para tornar a qualidade da imagem do game mais nítida e real, o software se utiliza do Contrast-Adaptive Sharpening (CAS) em conjunto com a tecnologia Luma Preserving Mapping (LPM).

A proposta do FidelityFX é combinar de forma automática diversos efeitos em menos áreas de sombreamento no intuito de diminuir a sobrecarga e aliviar o uso da GPU. Dessa forma é possível trazer uma maior qualidade de imagem e ao mesmo tempo uma possível diminuição da temperatura da placa de vídeo por diminuir o número de processos.

É importante salientar que o software desenvolvido pela AMD tem a possibilidade de ser usado tanto em GPUs Geforce quanto Radeon.

Algumas semanas pós o anúncio da nova tecnologia, foi disponibilizado para Rage 2, game desenvolvido pela Bethesda, o suporte para utilização dos efeitos do Fidelity FX.

Algumas semanas pós o anúncio da nova tecnologia, foi disponibilizado para Rage 2, game desenvolvido pela Bethesda, o suporte para utilização dos efeitos do Fidelity FX. Para aproveitar a novidade e o fato de que estavam aparecendo vários relatos de que o software não apresentava eficiência no resultado que prometia, o site overclock3d resolveu realizar seus testes por conta própria, de maneira bem detalhada, para constatar o que realmente estava havendo.

Foi realizado então testes utilizando uma GPU NVIDA Geforce RTX2080Ti rodando o jogo Rage 2 na resolução 1080p com todas as configurações no ultra e escala de resolução (resolution scaling) desativada. Como podemos conferir abaixo, o efeito proporcionado pelo FidelityX faz com que haja um aumento no nível de microdetalhes e aumenta a vivacidade das cores, tornando a imagem mais nítida, com menos ruído e mais fiel a realidade.

Provavelmente outros analistas afirmaram que não houve diferenças por observarem somente detalhes macro, deixando de lado vários pequenos detalhes que no final, no conjunto, fazem a diferença na qualidade de imagem do jogo e na experiência que o usuário tem.

Nas imagens abaixo capturadas para comparação geradas pelo site overclock3d podemos conferir a superfície metálica das latas de spray e o tom de vermelho mais nítidos com o efeito ativado. Isso prova que o efeito realmente faz o que se propõe e faz com que se alcance um nível a mais na busca da aproximação da imagem de uma tela em comparação com a realidade, assim como o HDR que tenta reproduzir o brilho dos objetos de forma mais fiel.

Na segunda cena capturada do jogo Rage 2 podemos conferir que através do uso do FidelityFX é possível aprimorar o contorno dos objetos de maneira sensível. Note o aumento de definição no contorno da vegetação e da arma segurada pelo soldado, fazendo com que haja até uma texturização melhor dos objetos.

Talvez o FidelityFX não seja tão evidente em certas circunstâncias, mas em determinadas cenas o efeito, como podem conferir acima, é notável. Provavelmente surgirão mais jogos que irão tirar mais vantagens da utilização de tal tecnologia, mas por enquanto, mesmo possuindo um efeito sutil na imagem em alguns casos, é possível afirmar mesmo assim que é valido a sua utilização. Algo que reforça mais ainda a sua utilização, é que segundo o site overclock3d não houve queda e nem aumento de desempenho durante o jogo, ou seja, o efeito só tem benefícios a trazer.

Confira abaixo um vídeo demonstrando em tempo real as diferenças em diversos jogos com a ativação e desativação do AMD FidelityFX:

Recentemente o jogo F1 2019, através de uma atualização, ganhou suporte para DLSS e FidelityFX, confira o que mudou e nos conte!

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