Durante o evento da E3 deste ano de 2019, a AMD apresentou uma nova tecnologia chamada FidelityFX, que consiste em um conjunto de ferramentas de aprimoramento de imagem open-source. Para tornar a qualidade da imagem do game mais nítida e real, o software se utiliza do Contrast-Adaptive Sharpening (CAS) em conjunto com a tecnologia Luma Preserving Mapping (LPM).

A proposta do FidelityFX é combinar de forma automática diversos efeitos em menos áreas de sombreamento no intuito de diminuir a sobrecarga e aliviar o uso da GPU. Dessa forma é possível trazer uma maior qualidade de imagem e ao mesmo tempo uma possível diminuição da temperatura da placa de vídeo por diminuir o número de processos.

É importante salientar que o software desenvolvido pela AMD tem a possibilidade de ser usado tanto em GPUs Geforce quanto Radeon.

Algumas semanas pós o anúncio da nova tecnologia, foi disponibilizado para Rage 2, game desenvolvido pela Bethesda, o suporte para utilização dos efeitos do Fidelity FX.

Algumas semanas pós o anúncio da nova tecnologia, foi disponibilizado para Rage 2, game desenvolvido pela Bethesda, o suporte para utilização dos efeitos do Fidelity FX. Para aproveitar a novidade e o fato de que estavam aparecendo vários relatos de que o software não apresentava eficiência no resultado que prometia, o site overclock3d resolveu realizar seus testes por conta própria, de maneira bem detalhada, para constatar o que realmente estava havendo.

Foi realizado então testes utilizando uma GPU NVIDA Geforce RTX2080Ti rodando o jogo Rage 2 na resolução 1080p com todas as configurações no ultra e escala de resolução (resolution scaling) desativada. Como podemos conferir abaixo, o efeito proporcionado pelo FidelityX faz com que haja um aumento no nível de microdetalhes e aumenta a vivacidade das cores, tornando a imagem mais nítida, com menos ruído e mais fiel a realidade.

Exemplo do efeito ativo AMD FidelityFX

Provavelmente outros analistas afirmaram que não houve diferenças por observarem somente detalhes macro, deixando de lado vários pequenos detalhes que no final, no conjunto, fazem a diferença na qualidade de imagem do jogo e na experiência que o usuário tem.

Nas imagens abaixo capturadas para comparação geradas pelo site overclock3d podemos conferir a superfície metálica das latas de spray e o tom de vermelho mais nítidos com o efeito ativado. Isso prova que o efeito realmente faz o que se propõe e faz com que se alcance um nível a mais na busca da aproximação da imagem de uma tela em comparação com a realidade, assim como o HDR que tenta reproduzir o brilho dos objetos de forma mais fiel.

Latas de Spray com FidelityFX ativado
Latas de spray com FidelityFX desativado

Na segunda cena capturada do jogo Rage 2 podemos conferir que através do uso do FidelityFX é possível aprimorar o contorno dos objetos de maneira sensível. Note o aumento de definição no contorno da vegetação e da arma segurada pelo soldado, fazendo com que haja até uma texturização melhor dos objetos.

Arbustos e arma com efeito FidelityFX ativado
Arbustos e arma com efeito FidelityFX desativado

Talvez o FidelityFX não seja tão evidente em certas circunstâncias, mas em determinadas cenas o efeito, como podem conferir acima, é notável. Provavelmente surgirão mais jogos que irão tirar mais vantagens da utilização de tal tecnologia, mas por enquanto, mesmo possuindo um efeito sutil na imagem em alguns casos, é possível afirmar mesmo assim que é valido a sua utilização. Algo que reforça mais ainda a sua utilização, é que segundo o site overclock3d não houve queda e nem aumento de desempenho durante o jogo, ou seja, o efeito só tem benefícios a trazer.

Confira abaixo um vídeo demonstrando em tempo real as diferenças em diversos jogos com a ativação e desativação do AMD FidelityFX:

Recentemente o jogo F1 2019, através de uma atualização, ganhou suporte para DLSS e FidelityFX, confira o que mudou e nos conte!

O que você achou do FidelityFX desenvolvido pela AMD? Comente abaixo!