Como já sabemos, o Chrome é o navegador mais usado no mundo todo, sendo que a concorrência se esforça para conseguir uma fatia do mercado. O Firefox é um deles, que está investindo pesado para conseguir um lugar ao sol.

O Firefox, após ganhar rapidez através do projeto Quabtum, a Mozilla pretende deixa-lo mais interessante com os recursos direcionados para segurança e privacidade.

Entre as medidas teremos a proteção contra cryptojacking (mineração oculta de criptomoeda), que acabou se tornando bastante comum na web através do crescimento do Bitcoin e suas variantes.

Com a utilização de scripts, o processo acaba comprometendo e desempenho da máquina, utilizando os seus recursos para alguma coisa que não beneficia em nada o usuário.

Firefox, após ficar mais rápido, recebe reforço em segurança. Para quem não quer esperar pela novidade é possível baixar  a  versão
Firefox, após ficar mais rápido, recebe reforço em segurança. Para quem não quer esperar                    pela novidade é possível baixar a versão Nightly do navegador.                       

O recurso, que já é encontrado em outros navegadores, como Opera (incluindo a versão mobile), também deverá chegar ao browser até outubro, estreando no Firefox 63.

A implementação deverá demorar um pouco mais, tendo em vista que a empresa pretende torná-la mais fácil como também deixá-la em maior evidência, o que irá implicar também em uma mudança no design.

A organização responsável pelo desenvolvimento do Firefox irá também com o recurso de apagar cookies e outros dados de navegação, incluindo um bloqueio  ao fingerprinnting, uma técnica que combina os dados para monitoramento de atividades dos usuários com a finalidade de mostrar anúncios segmentados.

Para quem não quer esperar até outubro, as novidades já podem ser testadas na mais recente versão Nightly do navegador, que está disponível para download no link abaixo: