A privacidade dos usuários na web tem sido um assunto bastante comentado nos últimos tempos. Nos navegadores web a realidade não é diferente, já que muitos deles possuem falhas no que diz respeito à proteção de dados dos usuários, tudo isso com a intenção de conhecer melhor cada indivíduo a fim de oferecer uma experiência de navegação melhor.

Porém, o excesso de conhecimento dos hábitos dos usuários deve acabar no Firefox, já que o navegador web irá implementar em sua versão 67 o mesmo sistema de bloqueio que existe no Tor, que costuma ser usado por quem busca uma privacidade extra e maior segurança para navegar anonimamente por sites ou até mesmo na deep web.

Firefox 67 irá receber ferramenta existente no Tor para aumentar privacidade.
Firefox 67 irá receber ferramenta existente no Tor para aumentar privacidade.

Nomeado de "letterboxing" o recurso tem como objetivo impedir que sites consigam rastrear o modo em que o usuário utiliza o navegador para acessar a internet. Basicamente, foi desenvolvido uma camada extra de proteção para impedir que informações cheguem até terceiros.

Sem esta camada extra de proteção, qualquer empresa consegue criar anúncios baseados nos seus gostos pessoais, através de uma análise nos cliques feitos em assuntos que supostamente são do interesse de cada um.

Os usuários que já tiverem usando a versão 67, já conseguem ativar manualmente a ferramenta de proteção. Para isso, basta acessar a parte de configurações do Firefox digitando na barra URL  "about:config" (sem aspas). Nesta janela irão existir  vários comandos disponíveis para serem alterados. Para simplificar, use  Ctrl+F e digite "privacy.resistFingerprinting". Por fim, basta alterar o valor para "True".

Fonte: pplware