Facebook começa a notificar usuários que foram afetados pelo caso da Cambridge Analytica

O aviso virá em forma de notificação no feed de notícias, onde deve explicar a situação.

Por | @ingridjank Facebook

Desde ontem (9), o Facebook começou a avisar cada usuário que foi afetado pelo caso da Cambridge Analytica, afirmando que seus dados foram vazados através da rede social. Isso acontece após o Facebook ter confessado que a estimativa de pessoas atingidas elevaram de 50 milhões para 87 milhões, sendo a maioria da população dos Estados Unidos. Já o Brasil, é o oitavo país afetado, com 443 mil usuários, que devem saber logo quem foi afetado pelo escândalo.

O aviso deve ser enviado para os usuários pelo feed de notícias, onde uma postagem no topo do feed irá explicar a situação de vazamento e dizer que você ou algum de seus amigos na rede social devem ter feito o teste “This is Your Digital Life”, e que o teste roubou além das suas, mas as informações de todos os seus amigos do Facebook.

Os dados roubados foram repassados para a Cambridge Analytica, e posteriormente utilizada na promoção da campanha de Donald Trump para a presidência dos EUA. No recado da rede social diz:

"A partir de segunda-feira, 9 de abril, mostraremos às pessoas um link na parte superior de seu feed de notícias para que eles possam ver quais apps eles usam e as informações que compartilharam com esses apps. As pessoas também poderão remover aplicativos que não desejam mais. Como parte desse processo, também informaremos às pessoas se suas informações podem ter sido compartilhadas de maneira inadequada com a Cambridge Analytica ”, afirmou o Facebook.

Os avisos virão como forma de notificação no feed de notícias.Os avisos virão como forma de notificação no feed de notícias.

 Como é o aviso?

Na imagem acima, está descrito como será esse aviso. Caso você for um dos usuários afetados, este aviso aparecerá em seu Feed em português. Para saber da sua situação, basta abrir o Facebook no navegador ou no celular e ir até o seu feed de notícias.

Dica: Veja como saber se os seus dados do Facebook vazaram para a Cambridge Analytica.

Após fazer isso, se os seus dados foram usados indevidamente pela Cambridge Analytica ou qualquer outra empresa que agora deve estar banida da rede social, o aviso estará lá no topo em forma de notificação, explicando o ocorrido e quem teve acesso aos seus dados.

Este aviso demonstra a importância que o caso teve, e o quanto o Facebook está disposto a se redimir. No aviso é esclarecido em tom bem claro se o usuário foi atingido e ainda leva-o a ver quais aplicativos e sites têm acesso aos seus dados. No entanto, não se sabe se essas notificações ajudam a manter os usuários protegidos a longo prazo.

De acordo com o comunicado da rede social, eles acreditam que essas mudanças irão proteger melhor as informações das pessoas e ainda permitirão que os desenvolvedores possam criar experiências úteis. “Sabemos que temos mais trabalho a fazer - e vamos mantê-lo atualizado à medida que fazemos mais mudanças”.

Quem não tiver sido afetado, também vai receber um aviso de segurança em que o usuários pode clicar onde diz "ir para os aplicativos e websites", onde poderá gerenciar os aplicativos e sites que estão conectados às suas contas do Facebook.

Leia também:

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
RecomendadoEnquete
Você assina Netflix?
Sim, sou titular(49,78%)
Sim, sou reserva =) (13,78%)
Não, mas pretendo(21,33%)
Não, nem quero(15,11%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar