Para quem não sabe ainda, ontem Mark Zuckerberg testemunhou sobre o caso do vazamento de dados de 87 milhões de pessoas, obtidos pela Cambridge Analytica. O CEO do Facebook assumiu a culpa e vai tomar medidas para evitar que novos casos como este aconteçam. A equipe do Facebook ficou de alertar através de notificação no próprio app quem foi vítima e teve seus dados, inclusive privados, revelados de forma ilegal.

A notificação virá juntamente com um alerta para você alterar os dados de privacidade da sua conta, aqui no Oficina da Net já listamos algumas dicas para melhorar a privacidade das informaçõesno Facebook.

A foto que ficará para a história da internet. Foto: NY Times
A foto que ficará para a história da internet, Mark durante o testemunho.
Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

E se você ainda não recebeu a notificação, e quer consultar a fim de saber se foram violadas as suas informações, basta acessar o link abaixo.

-> Acesse o link do Help Center do Facebook.

Lá, estará uma caixa com os seguintes dizeres, se você não teve os dados revelados:

 

Como saber se suas informações vazaram para a Analytica Cambridge
Como saber se suas informações vazaram para a Analytica Cambridge

Caso, você receba uma mensagem diferente desta, seus dados foram vazados.

Meus dados foram vazados o que eu faço?

Não há muito o que fazer com as informações que já foram coletadas. O Facebook está empenhado em ir atrás de todos responsáveis pelos vazamentos e se propôs mesmo que juridicamente a remover os dados de qualquer empresa que tenha adquirido elas.

Mas, sim, você pode começar a melhorar a privacidade das suas informações com a dica que mencionamos acima, e manter sempre uma senha que seja difícil de burlar.

Deixamos aqui também algumas dicas de segurança digital: