10 melhores VBAs para turbinar o Excel

Veja os 10 melhores códigos para incrementar seu Excel e tornar as tarefas diárias ainda mais produtivas, eficientes e divertidas.

Por | @Evilmaax Excel

Sabia que os programas do pacote Office podem receber códigos para que possam fazer qualquer coisa que você imaginar? Você pode criar um código para a planilha do Excel executar em determinado momento do dia; para o seu arquivo do Word lhe dar "bom dia". "boa tarde" ou "boa noite" quando executar o arquivo, etc.

Para aproveitar dessas funcionalidades não tem mistério. Só criar uns codigosinhos e pronto. Não sabe como criar os códigos? Sem problemas, pois vou dar eles prontinhos para você =D

Os códigos foram escolhidos do nosso site parceiro Aprender Excel e lá tem muuuuito mais do que 10. Então passe lá depois para ver tudo que não coube nessa lista. Tem até um curso de desenvolvimento e programação VBA

Mas antes de começarmos precisamos ter algumas noções básicas sobre VBA:

  • Para entrar no ambiente de edição você deverá apertar o atalho alt + F11 no seu Excel;
  • No ambiente de edição atente para as diferenças entre módulo, pasta de trabalho e planilha. Esse detalhe fará toda a diferença entre um código que funciona e um código que dá erro.
  • Aqui neste post você verá os códigos a serem inseridos e a explicação de sua utilidade. Se ficar com dúvidas de como fazer para inseri-lo corretamente é só clicar no título da macro e você será direcionado para o post do site Aprender Excel onde contará com um passo a passo detalhado para cada código. 
  • Aqui há uma explicação mais aprofundada para quem precisa de noções básicas sobre criar comandos em VBA.

Antes de começarmos a ver a listagem, algumas dicas:

Alguns códigos como o de prazo de validade não precisam "ser chamados", eles rodam automaticamente a cada vez que a planilha for iniciada, já alguns outros você terá de colocar em botões. Assim, o usuário clica no botão e a macro é disparada. Não sabe como criar botões? Eu te ensino neste link. É bem fácil. 

Como disse acima existem módulo, pasta de trabalho planilha e cada um tem sua especificidade. Se você estiver utilizando um módulo, por exemplo, não será possível colocá-lo no botão como acabamos de aprender. Será preciso uma "função chamadora". Mas não se preocupe, a função chamadora está no post original que você confere clicando no título do VBA. 

E caso você esteja se perguntando, sim, é possível mesclar diversos códigos para criar uma super planilha megazord com a união de diversar ferramentas =D Quer um exemplo? Confira esta planilha de prazo de validade que tem diversos códigos de segurança mesclados como a remoção do copiar e colar, a remoção do salvar como, a exclusão automática, etc. 

E por fim o último e mais importante detalhe, principalmente para as macros de segurança. Funciona assim: Como as VBAs podem conter códigos maliciosos, o Windows, por segurança, as mantém bloqueadas até que o usuário as habilite. Isso pode ser muito ruim, pois imagine a situação: Você faz uma planilha com a macro que proíbe a cópia de conteúdo, afinal, possui dados que você não quer que sejam distribuídos por aí, mas, o usuário não ativa as macros, e, com isso, pode copiar o que quiser. Não serviu de nada a VBA, certo?

Por isso vamos usar este método para forçar o usuário a ativar as macros.

Agora sim, vamos ao top 10 de códigos VBA para seu Excel.

Continuar lendo 2 - VBA para criar um calendário mensal ou anual 1 - 10 melhores VBAs para turbinar o Excel

Mais sobre: excel planilha office
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter