Aprender Excel pode ser o diferencial entre crescer e prosperar na carreira ou ficar estacionado no mesmo lugar (na melhor das hipóteses). Saber fazer planilhas, saber calcular custos, projeções, gráficos e extrair informações valiosas das pilhas de dados da sua empresa vão fazer crescer a moral com o chefe.

Por isso reunimos aqui nesse post 5 formas gratuitas de aprender Excel online, sem nem precisar sair de casa. Ahh e já antecipo: o melhor de todos eles é, sem dúvidas, o último da lista (caso você queira ir diretamente à cereja do bolo).

Projeto Meu Brasil

Para começar, um curso introdutório que vai te dar uma base legal para começar a mexer no software em menos de meia hora. São 28 minutos de aulas divididas em 10 lições que abordam de gráficos e formatação condicional até funções condicionais. Tudo o que você precisa para criar suas primeras planilhas já com muito estilo.

O Projeto Meu Brasil é resultado de uma parceria entre empresas e instituições que se uniram para promover ações sociais, profissionais e educacionais em todo o país. Quem oferece esta e outras capacitações para você são, entre outras, a própria Microsoft, a Adobe e a Intel.

No final ainda há uma avaliação onde, se você conseguir uma nota mínima para aprovação, poderá imprimir o seu certificado de conclusão de curso. Muito bacana.

Escola Virtual da Fundação Bradesco

Mantido pela contrapartida social do banco Bradesco, a Escola Virtual oferece dezenas de cursos gratuitos para quem quer estudar com eles.

k

Quanto a Excel, eles oferecem treinamentos que abordam do básico ao avançado e vão te dar uma base sólida para a criação de planilhas e resolução dos problemas mais comuns do dia a dia. Para encontrar as aulas de Excel vá até a sessão "Informática" no catálogo de disciplinas.

O curso de Excel, aliás, é o mais buscado pelos alunos segundo dados da própria Escola Virtual. E aí? E você, vai ficar de fora dessa?

Curso em Vídeo

Se você estuda programação pela Internet e já procurou algum curso sobre alguma linguagem no YouTube, muito provavelmente, você irá se deparar com as aulas de Gustavo Guanabara, talvez o melhor e mais conhecido professor de prog em língua portuguesa. Com aulas que vão dá lógica à orientação a objetos, ele acumula mais de 400 mil inscritos.

A boa notícia para quem não está interessado em entrar na programação aprofundada, mas sim melhorar suas técnicas em Excel, é que ele usa a mesma didática que tornou o canal tão famoso para ensinar a mexer no software de escritório mais famoso do mundo. São 12 aulas - média de 15 minutos cada.

Jhonny Lopes

E se o negócio for estudar via YouTube, então temos que falar aqui do canal de Jhonny Lopes, o maior canal em número de aulas sobre Excel do Brasil.

Com conteúdo que vai de aulas básicas ao avançado, o canal é uma ótima opção tanto para quem está começando quanto para quem já possui familiaridade com a ferramenta e quer truques avançados para solucionar problemas corriqueiros.

Microsoft

Se você vai aprender alguma coisa, nada melhor do que aprender com o inventor, certo?

g
 

Por isso a Microsoft é uma fonte excelente para aprender Excel.

Eles possuem centenas de aulas, cobrindo toda e qualquer fórmula de Excel além de aplicações específicas, integração com outros programas do pacote Office, soluções dos erros mais frequentes, etc.

100% do material você encontra em formato texto e os mais importantes também em videoaula. Melhor que aprender com a Microsoft só o próximo item dessa lista. Continue lendo:

Aprender Excel

E o melhor é claro que não podia ser outro que não o curso do Aprender Excel e que faz parte da nossa plataforma Oficina da Net Premium.

E não é só porque o curso é nosso que ele é melhor não. Juro que fui imparcial aqui. Duvida? Veja o que torna ele o melhor curso de Excel do Brasil:

  • Cerca de 100 horas de conteúdo que vão do básico à programação VBA e que você pode conferir aqui (inclusive algumas aulas gratuitas).
  • Todo o conteúdo foi montado de acordo com a procura no site Aprender Excel, o maior site de Excel da América latina, ou seja, focado naquilo que é utilizado nos escritórios no dia a dia.
  • Aulas adicionadas regularmente
  • Plataforma de treinamento completa, onde você não encontrará somente as aulas de Excel, mas sim outros 78 cursos completos que abordam desde marketing digital até programação, criação de lojas online e edição de imagens, entre muitas outras coisas.

Tá certo que a plataforma Oficina da Net Premium não é gratuita (e por isso eu disse que eram 5 jeitos grátis de aprender Excel e não 6), maaaaaaas é quase. Isso porque por apenas 79 reais você ganha acesso a TODOS os 79 cursos.

79 reais, 79 cursos, nem precisa fazer a conta no Excel para saber que dá muito pouco por curso. Só 1 realzinho pra você melhorar suas skills nas mais diferentes áreas.

Conhece mais algum site interessante para aprender Excel? Compartilhe com nossos leitores aqui embaixo.