Você já se perguntou quais seriam as melhores e mais úteis fórmulas do Excel? Pois foi justamente o que fizemos, e aqui está nossa lista com aquelas que você deverá focar seu aprendizado.

=Soma

Fórmula mais básica do Excel. Utilizada para somar, simples assim. A função é a mais usada do programa, já que da planilha mais básica à mais elaborada; do usuário que abre o Excel pela primeira vez ao usuário avançado que cria dashboards.

Com ela você poderá somar colunas inteiras, uma seleção de colunas e linhas, células específicas, etc. Confira um mega tutorial sobre a função

=Somase e =Somases

Depois de você aprender a fazer contas simples de somar, vai querer incrementar as mesmas, certo? Com o =Somase você poderá colocar um critério à fórmula. Por exemplo, você pode efetuar a soma apenas dos valores pares.

E se precisar de ainda mais condições, poderá usar o =somases, que é uma soma condicional com vários critérios, por exemplo: Somar apenas os números pares acima de 50.

Ficou interessado em aprender mais sobre elas? Então confira uma aula sobre =Somase e outra sobre =Somases que colocamos aqui no Aprender Excel.

=Se

Mas e se você quiser fazer um cálculo ou realizar uma função específica que só será realizado após a verificação de algum critério? Para isso usaremos a fórmula condicional =Se. Com ela podermos, por exemplo, multiplicar algumas células somente se o valor X for maior que 10 e menor do que 15. E se isso não for verdadeiro, a função =Se fará tomará outro caminho, também especificado pelo usuário. Ou seja, com ela você colocará um caminho a seguir caso o critério verificado seja e outro para caso ele seja falso. Temos uma aula só para essa função

Veja na imagem abaixo que a função está considerando a média de uma série de células, e analisando: Se maior que uma outra célula selecionada, resultará "Aprovado", do contrário retornará "Reprovado"

Mas e se você quiser várias condições dentro de um =Se. É possível? Claro que sim. E nesta aula nós ensinamos como fazer.

=Cont.se e =Cont.ses

E de que adianta várias somas e valores se você não souber como contar os valores? Pois é justamente essa a utilidade das funções =Cont.se e =Cont.ses.

A diferença entra elas, como você já deve ter percebido é que uma contará através de apenas um critério, e a outra envolverá mais variáveis. Veja mais sobre ela nesse nosso tutorial

E se você quiser ainda mais maneiras de contar no Excel, confira este post.

=Procv

Você sabia que o Excel possui funções específicas para pesquisa de valores e informações? Imaginou digitar um dado e os demais referentes a ele aparecerem automaticamente? Dentre as muitas funções que podem ser usadas como métodos de pesquisa, temos uma que serve especificamente para procuras verticais, é o caso do PROCV. Com esta função nós podemos realizar buscas em qualquer lugar da planilha, tanto como em outras planilhas do mesmo documento.

O PROCV pode ser utilizado sozinho ou em conjunto com outras fórmulas como SE, SOMASE, entre outras. Esta função, portanto, realizará uma pesquisa vertical, isto é, fará a busca de um determinado argumento usando como critérios as colunas da tabela.

Temos um super post dedicado a ela. Confira aqui.

=Proch

Vimos que o =Procv faz uma busca de modo vertical, certo? Nas colunas. Mas se você ficou se perguntando se teria uma fórmula que faria o mesmo trabalho, porém na horizontal, aqui está a resposta: =Proch, a prima pobre do =Procv.

Aprenda a usá-la em nossa aula sobre a função

E aí, qual outra fórmula você colocaria na lista de melhores e mais úteis fórmulas do Excel? Conte-nos nos comentários e atualizaremos o post com sua sugestão.