Copa do mundo da Rússia chegando e todo mundo já está se mobilizando para conferir e acompanhar os jogos com o máximo de detalhes e informações possíveis. 

Uns colecionam o álbum, outros compram tevês, alguns marcam churrascos e reuniões para assistir com os amigos, uma parte não esquece do clássico bolão da Copa, etc. Mas todos elês tem uma coisa em comum: Precisam de uma tabela de jogos para aproveitar ao máximo essa experiência mágica que só vai se repetir daqui 4 anos.

Por isso que nós aqui do Aprender Excel corremos e preparamos a tabela da Copa da Rússia que vai lhe auxiliar, independentemente dos seus propósitos. A planilha da Copa 2018 é tão simples, prática e funcional quanto a nossa clássica planilha de calendário anual. 

Com ela você não terá dificuldades em conferir jogos, atualizar placares, fazer simulações, conferir chaveamentos, classificações, saldo de gols, gols prós, gols contra, etc.

O arquivo está dividido em planilhas: Fase de Grupos e Eliminatórias, ambos bastante explicativos. Confira como é simples utilizar os recursos:

Fase de grupos

Planilha inicial que você preencherá do dia 14 de junho, quando ocorrerá o pontapé inicial com Rússia x Arábia Saudita, até o dia 28 de junho, quando Senegal x Colômbia fecham a fase classificatória.

Detalhe da tabela de classificação
Detalhe da tabela de classificação

Nesta planilha você apenas irá colocar o resultado dos confrontos e pronto. O resto será todo feito pelo Excel automaticamente. Por exemplo: após inserir alguns resultados bastante aleatórios para os jogos do Grupo E, o grupo do Brasil, o resultado é o seguinte:

Após todos os jogos de um grupo terem sido preenchidos os classificados serão salientados
Após todos os jogos de um grupo terem sido preenchidos os classificados serão salientados

Detalhe: Todos os horários dos jogos estão no horário de Brasília.

Quando todos os resultados forem preenchidos será a hora de passar para a próxima planilha.

Eliminatórias

Após terminar a fase classificatória o Excel montará para você os confrontos das eliminatórias. Aqui apenas uma novidade: a coluna para pênaltis, que você precisará preencher quando houver empate no tempo normal. 

Tabela de eliminatórias
Tabela de eliminatórias

Prática, não? Agora é só se programar com a nossa planilha e torcer para a nossa seleção. Abaixo o botão para download.

Clique aqui para fazer o download do arquivo
Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar,abrir ou executar nossas planilhas.

Atualizações

Versão 2 - Atualizado dia 15/06. 2 seleções do grupo B não estavam contabilizando o saldo de gols. Planilha também foi atualizada com os resultados dos jogos até o momento.

Versão 3 - Atualizado dia 04/07. Pênaltis da fase final não estavam apontando os vencedores corretamente. Planilha também foi atualizada com os resultados dos jogos até o momento e uma data que estava errada.