Já pensou em trabalhar no Excel com objetos em 3D? Você poderia rotacioná-los, ampliá-los, etc. Seria bastante interessante, principalmente para algumas planilhas específicas.

Seria muito legal uma planilha de orçamento de uma loja de autopeças que enviasse na planilha, além do preço e demais informações, também o modelo 3D da mesma, não? Foi essa novidade que o Excel inseriu em uma de suas últimas atualizações e que nós vamos ver como funciona agora. O recurso está disponível para os programas a partir da versão 2016.

Os modelos 3D são a próxima evolução das formas. Eles permitem inserir objetos em apresentações, documentos ou pastas de trabalho que podem girar 360 graus e inclinar para cima ou para baixo, permitindo que você veja cada detalhe, em cada ângulo, daquilo que está ilustrando. 

Para começar a utilizar o novo recurso é bem simples, apenas navegue até a guia "Inserir", grupo "Ilustrações" e botão "Modelos 3D". Depois escolha se vai adicionar um arquivo que está em seu pc ou vai buscar algo em um repositório online.

Ao clicar em "De Fonte Onlines..." você verá a seguinte janela com as categorias e uma barra de busca para encontrar o modelo mais apropriado. Assim como acontece no caso de inserir os ícones nativos.

Depois de adicionado você poderá redimensioná-lo e girar para ver todos os detalhes e ângulos. Para girar você vai usar o ícone do meio do modelo, aquelas flechinhas transpostas.

Repare que assim como quando tiramos o fundo de uma imagem, o objeto é "vazado", ou seja, você pode selecionar e inserir dados inclusive nas células por trás do mesmo.

Pronto. Fácil e rápido =) Com esses modelos, fica mais fácil ilustrar uma ideia ou mostrar um recurso específico em determinado objeto. Use e abuse.

Ah, e um último detalhe: Conforme você pode ver na imagem abaixo há uma seleção de repositórios online onde você poderá buscar seus modelos que, por enquanto, só conta com uma opção. Porém, fique de olho. É bem provável que em breve outras bases de dados sejam inseridas. 

Pronto. Em menos de 5 minutos aprendemos um recurso muito interessante. Agora clique abaixo para baixar um exemplo da Microsoft de como você pode usar este recurso.