4 de abril de 1975. Bill Gates e Paul Allen decidem fundar uma empresa de software. Talvez eles não saibam, mas essa empresa vai revolucionar o mundo da computação e tecnologia. Em 2024, essa aposta chamada Microsoft completa 49 anos e é uma das marcas mais valiosas do mundo. O sistema Windows, incluindo o Windows Phone, os programas do pacote Office e o finado Internet Explorer são algumas das invenções da empresa.

Como a Microsoft foi criada?

A Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. Gates era um estudante da Universidade Harvard, enquanto Allen havia deixado a Universidade de Washington. Eles eram amigos desde a infância e se reconectaram durante a faculdade, quando decidiram criar uma empresa para o mercado de computadores pessoais, que estava crescendo rapidamente na época.

Bill Gates e Paul Allen. Imagem: Reprodução
Bill Gates e Paul Allen. Imagem: Reprodução

Tudo começou com um projeto para desenvolver um software em linguagem BASIC para um computador chamado Altair 8800, da IBM. Trabalhando em casa, em seus próprios computadores, Gates e Allen deram início à Microsoft. Esse projeto foi um sucesso e estabeleceu a Microsoft como uma empresa importante no mercado de software.

O momento crucial veio quando a IBM procurou a Microsoft para desenvolver o sistema operacional de seu novo computador. Sem ter um sistema completo em mãos, Gates e Allen adquiriram o Q-DOS da Seattle Computer Products e aprimoraram a plataforma, criando o MS-DOS. Este acordo foi um divisor de águas, tornando Gates e Allen ricos, graças a uma cláusula de exclusividade nos computadores IBM.

5 produtos da Microsoft atualmente

A Microsoft é conhecida por uma variedade de produtos que se tornaram fundamentais para a computação pessoal e empresarial ao longo das décadas. Você com certeza com esses eles:

1. Windows

Windows 11. Fonte: Divulgação Microsoft
Windows 11. Fonte: Divulgação / Microsoft

O Windows é o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais em todo o mundo. Lançado pela primeira vez em 1985, o Windows oferece uma interface gráfica de usuário e suporte para uma ampla gama de aplicativos e hardware. Desde então, várias versões do Windows foram lançadas, com destaque para o Windows 95, Windows XP, Windows 7, Windows 8, Windows 10 e o mais recente Windows 11.

2. Microsoft Office

Microsoft Office
Microsoft Office

O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos de produtividade que inclui programas como o Word (processador de texto), Excel (planilha eletrônica), PowerPoint (software de apresentação), Outlook (cliente de email e gerenciador de informações pessoais) e outros. O Office é amplamente utilizado em ambientes empresariais e educacionais para criar e editar documentos, planilhas e apresentações.

3. Microsoft Azure

Microsoft Azure
Microsoft Azure

Azure é uma plataforma de computação em nuvem da Microsoft que oferece uma variedade de serviços, incluindo hospedagem de sites, armazenamento de dados, análise de dados, inteligência artificial, desenvolvimento de aplicativos e muito mais. Azure é amplamente utilizado por empresas para hospedar aplicativos e serviços na nuvem.

4. Xbox

Xbox
Xbox

O Xbox é uma linha de consoles de videogame. Lançado pela primeira vez em 2001, o Xbox tornou-se uma das marcas mais reconhecidas no mundo dos videogames. Além dos consoles, a Microsoft também desenvolve jogos exclusivos para o Xbox e oferece serviços como o Xbox Live, uma plataforma de jogos online. Alguns dos seus principais consoles são o Xbox 360, Xbox One e os mais recentes Xbox Series S|X, que competem com a PlayStation, da Sony, há anos.

5. Surface

Surface
Surface

Surface é uma linha de dispositivos 2 em 1 (tablets que podem ser usados como laptops). Os dispositivos incluem o Surface Pro (um tablet que pode ser usado com um teclado destacável), o Surface Laptop (um laptop tradicional), o Surface Book (um laptop com tela destacável) e o Surface Studio (um computador tudo-em-um com uma tela sensível ao toque).

5 produtos da Microsoft que deram errado

Apesar do sucesso do Windows, Xbox e o pacote Office até hoje, assim como qualquer empresa, a Microsoft também teve seus produtos que não alcançaram o sucesso esperado. Você se lembra de algum deles?

1. Microsoft Zune

Microsoft Zune
Microsoft Zune

Lançado em 2006, o Zune era um reprodutor de mídia portátil desenvolvido para competir com o iPod da Apple. Apesar de oferecer recursos inovadores, como uma assinatura de música por streaming, o Zune não conseguiu conquistar uma parcela significativa do mercado e foi descontinuado em 2012.

2. Microsoft Kin

Microsoft Kin
Microsoft Kin

O Kin foi uma linha de smartphones lançada em 2010, direcionada para o público jovem e focada em redes sociais. No entanto, devido a uma combinação de alto preço, recursos limitados e falta de suporte de aplicativos, os dispositivos Kin não conseguiram atrair consumidores e foram descontinuados poucos meses após o lançamento.

3. Microsoft Band

Microsoft Band
Microsoft Band

A Microsoft Band era uma pulseira inteligente lançada em 2014, projetada para rastrear atividades físicas e oferecer recursos de saúde. Embora tenha recebido elogios por sua precisão na monitoração de saúde, a Microsoft Band enfrentou problemas de design e concorrência acirrada de outras marcas no mercado de wearables. A Microsoft encerrou a produção da Band em 2016.

4. Windows Phone

Windows Phone
Windows Phone

Lançado em 2010, o Windows Phone era o sistema operacional móvel da Microsoft, projetado para competir com o iOS da Apple e o Android do Google. Apesar de receber elogios por sua interface de usuário inovadora, o Windows Phone não conseguiu atrair desenvolvedores de aplicativos e não conseguiu conquistar uma participação significativa no mercado de smartphones. A Microsoft encerrou o suporte ao Windows Phone em 2017. Esse, até hoje eu tenho saudades! 😓

5. Internet Explorer

Internet Explorer
Internet Explorer

O Internet Explorer é outro produto da Microsoft que enfrentou desafios ao longo de sua história. Embora tenha sido um dos navegadores mais populares durante certo período, o Internet Explorer enfrentou críticas por questões de segurança, desempenho e conformidade com os padrões da web. Durante muitos anos, ele foi o navegador padrão do Windows, mas perde espaço para o Mozilla Firefox e o Google Chrome. Depois de 27 anos, o Internet Explorer foi descontinuado em julho de 2022 e hoje deu lugar ao Edge.

Microsoft no mundo dos games

Hoje em dia, a Microsoft é uma das grandes empresas no mundo dos games, especialmente depois de ter concluído a compra da Activision Blizzard em outubro de 2023. Com isso, a empresa agora é dona de grandes franquias do mercado como Call of Duty, Overwatch, Diablo e Candy Crush.

Além deles, a Microsoft tem também uma lista de jogos populares desenvolvidos ou publicados pela própria empresa. Alguns deles são:

1. Halo

Halo
Halo

Uma franquia de jogos de tiro em primeira pessoa, conhecida por sua história épica e jogabilidade multiplayer. O jogo original, "Halo: Combat Evolved", foi lançado em 2001 e tornou-se um dos principais títulos do console Xbox.

2. Gears of War

Gears of War
Gears of War

Também conhecido como "Gears", é uma série de jogos de tiro em terceira pessoa que se passa em um mundo pós-apocalíptico. A franquia é conhecida por sua jogabilidade intensa e modo multiplayer competitivo.

3. Forza Horizon

Forza Horizon
Forza Horizon

Uma série de jogos de corrida de mundo aberto, conhecida por sua jogabilidade realista e gráficos impressionantes. Os jogos da série permitem aos jogadores explorar vastos mapas enquanto participam de corridas e desafios.

4. Minecraft

Minecraft
Minecraft

Um dos jogos mais populares de todos os tempos, Minecraft é um jogo de construção e exploração no qual os jogadores podem criar e explorar mundos virtuais feitos de blocos. O jogo oferece liberdade criativa ilimitada e tem uma enorme comunidade de jogadores em todo o mundo.

5. Sea of Thieves

Sea of Thieves
Sea of Thieves

Um jogo de aventura e exploração pirata, onde os jogadoem navegar em mares abertos, lutar contra outros piratas e procurar tesouros escondidos em ilhas exóticas. O jogo é conhecido por sua jogabilidade cooperativa e visual deslumbrante.

6. Fable

Fable
Fable

Uma série de jogos de RPG de ação que se passa em um mundo de fantasia. Os jogadores assumem o papel de heróis e exploram mundos mágicos, enfrentando criaturas perigosas e tomando decisões que afetam o curso da história.

7. State of Decay

State of Decay
State of Decay

Um jogo de sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico infestado por zumbis. Os jogadores devem construir e gerenciar uma comunidade de sobreviventes, explorar o mundo em busca de recursos e enfrentar hordas de zumbis em combate.

8. Sunset Overdrive

Sunset Overdrive
Sunset Overdrive

Um jogo de ação em mundo aberto, ambientado em uma cidade futurista e colorida. Os jogadores assumem o papel de um jovem rebelde que luta contra uma corporação maligna que transformou os cidadãos em mutantes.

9. Killer Instinct

Killer Instinct
Killer Instinct

Um jogo de luta clássico, conhecido por sua jogabilidade rápida e personagens únicos. O jogo foi lançado originalmente nos anos 90 e foi revivido pela Microsoft como um título exclusivo para o Xbox One.

10. Microsoft Flight Simulator

Microsoft Flight Simulator
Microsoft Flight Simulator

Um simulador de voo realista que permite aos jogadores pilotar uma variedade de aeronaves em todo o mundo, com gráficos impressionantes e detalhes meticulosos. O jogo é conhecido por sua fidelidade à experiência de voo real e oferece uma experiência imersiva para entusiastas de aviação e jogadores em geral. O Microsoft Flight Simulator foi lançado originalmente em 1982 e foi relançado com uma nova versão em 2020.

Microsoft e a era da inteligência artificial

Na era da inteligência artificial, o Microsoft criou o Copilot, uma solução desenvolvida em colaboração com a OpenAI, empresa por trás do ChatGPT. Trata-se de um assistente virtual inteligente projetado para integrar-se aos aplicativos da Microsoft, ajudando os usuários a aumentar sua produtividade e facilitar diversas tarefas cotidianas.

Microsoft Copilot
Microsoft Copilot

Algumas das principais funções do Microsoft Copilot incluem:

1. Localizar arquivos e pastas no sistema.
2. Enviar e-mails e agendar lembretes.
3. Fazer alterações nas configurações do sistema.
4. Realizar chamadas e pesquisas online.
5. Auxiliar na busca de voos e reservas de hospedagem para viagens.
6. Criar conteúdo criativo, como gráficos, imagens e texto.
7. Gerenciar operações de negócios, incluindo contabilidade e atendimento ao cliente.
8. Sugerir música e criar imagens no Paint com o auxílio do Cocreator.
9. Integrar-se aos aplicativos Microsoft, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams.

E aí, qual o produto que você mais gosta da Microsoft? Tem saudade do Windows Phone?