Está se tornando cada vez mais comum, investir em criptomoedas como o Bitcoin. Em geral, as moedas digitais chamam a atenção por conta da sua volatilidade. Ou seja, assim como ela pode render muito, ela também pode deixar a pessoa no prejuízo.

Apesar das constantes baixas, o bitcoin possui muitos entusiastas. Para se ter ideia, se uma pessoa tivesse investido, em 2010, R$ 11 na criptomoedas, 10 anos depois, esse valor teria se transformado em R$ 4 milhões. Logo, não é de se espantar porque as moedas digitais chamam tanta atenção dos investidores.

Para quem não conhece esse mercado, pode parecer difícil comprar bitcoin. Entretanto, quando você divide o processo em etapas, se torna muito mais simples. Sendo assim, vamos te mostrar abaixo, como comprar os seus primeiros bitcoins.

O que é Bitcoin?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Bitcoin se trata de uma moeda digital criada em 2009, por um anônimo conhecido como Satoshi Nakamoto. Em suma, a criptomoeda usa uma rede descentralizada de computadores, para gerenciar a negociação. Todas as transações ficam registradas em um "livro-razão" chamado blockchain.

Esse "livro-razão" é como um grande registro público de todas as transações envolvendo a moeda. Anterior a isso, porém, essas movimentações passam pelos mineradores. O grupo é responsável pela "confirmação" das operações, a partir de atividades que usam o poder de processamento de computadores, algum deles de ponta, para elevar a velocidade. Em troca, eles ganham as taxas pagas pelos usuários, além da recompensa por minerar um novo bloco da rede.

Pense na seguinte situação: o usuário A manda 1 Bitcoin para o usuário B, pagando uma taxa de 0.0001 BTC. A transação acontece pela rede. Os mineradores priorizam quem paga as maiores taxas. Todas as transações são reunidas em um novo bloco na rede que está sendo minerada.

Assim, a cada 10 minutos, um novo bloco é minerado; os mineradores ganham as taxas, recebem a recompensa de 3.25 novos BTCs. A transação é confirmada na rede e chega na carteira do usuário B. E assim, todas as transações que os mineradores reuniram em um bloco, ficam registradas no livro-razão. Atualmente, a rede tem mais de 740 mil blocos minerados.

Como comprar Bitcoin no Brasil?

Para poder começar a investir em Bitcoin, é necessário ter uma conta em uma "exchange", termo em inglês muito usado no Brasil, para designar uma corretora de criptomoedas. As corretoras não são as únicas formas de comprar Bitcoin. Entretanto, para um iniciante, é o meio mais seguro.

Para abrir a sua conta na corretora, é preciso mandar os seus documentos de identificação, um processo chamado "KYC - Know your Customer", que significa "conheça seu cliente". Em suma, se tratam de trâmites normais, exigências do governo para evitar fraudes e lavagem de dinheiro. Além disso, há a recomendação de ter uma carteira digital para guardar o seu Bitcoin. É dito isso, pois a exchange não é carteira.

Onde encontro uma corretora de bitcoin?

Para iniciar nesse mundo de investimentos em criptomoedas, é fundamental escolher uma empresa confiável. O cadastro em uma corretora de criptomoedas vai permitir que você compre, venda, e até guarde as suas criptomoedas.

Sendo assim, veja a seguir, algumas das opções de corretoras mais conhecidas no Brasil:

  • Binance: A maior corretora de criptomoedas do mundo, possui a maior variedade de moedas digitais;
  • BitPreço: Marketplace que conecta diversas exchanges em um só lugar;
  • Bitcointoyou: Essa plataforma foi a pioneira no Brasil, e atua no país desde 2010;
  • Foxbit: essa é uma das das maiores exchanges do Brasil;
  • Liqi: É uma plataforma de tokenização de ativos, que criou a sua própria corretora de criptoativos;
  • Mercado Bitcoin: É a maior plataforma de criptomoedas da América Latina;
  • Novadax: Exchange de criptomoedas que defende a facilidade nas transações;
  • Nubank: A instituição possibilita a compra e venda de criptomoedas direto pelo app;
  • Walltime: Plataforma que conecta compradores e vendedores interessados em Bitcoin.

Depois de escolher uma corretora e se cadastrar, é necessário enviar os seus documentos e passar pela aprovação da empresa. E aqui, é importante mencionar que o processo de compra de criptomoedas difere entre as corretoras.

Ou seja, se você usar uma plataforma como a Liqi ou Walltime, é necessário inserir o valor em Real para converter em bitcoin. Enquanto isso, se você usar a Binance, na tela você vai encontrar opções como "ordens de mercado" e "ordens limitadas". Uma "ordem de mercado" significa que você compra a criptomoeda no valor que ela está sendo negociada naquele momento.

Já uma "ordem limitadas" significa que você pode escolher um valor diferente do preço atual. Assim, quando a criptomoeda chegar a esse valor, ela será comprada automaticamente.

Como guardar as suas criptomoedas com segurança?

Em suma, muitas corretoras possibilitam que o usuário deixe as suas criptomoedas na plataforma. Entretanto, se você quer mais proteção para as suas moedas digitais, o melhor a fazer é transferir as mesmas para uma carteira digital.

Há vários tipos disponíveis e todas possuem diferentes níveis de segurança. Pode ser que a exchange até ofereça uma opção, de forma a facilitar a transferência das moedas compradas para um lugar mais seguro.

De modo geral, existem duas categorias: as carteiras quentes, e as carteiras frias. Nos dois tipos, você pode guardar bitcoins, ou qualquer outra criptomoeda disponível.

As frias são aquelas não conectadas à internet. Ou seja, são dispositivos como pendrives: eles armazenam a chave privada, um código alfanumérico que possibilita o acesso às suas moedas. Esses são os tipos mais seguros. Por exemplo: Trezor, Ledger Nano, Coldcard, KeepKey.

Enquanto isso, as carteiras quentes são dispositivos sempre conectados à rede. As mesmas armazenam a chave privada da sua criptomoeda em servidores que, apesar de estarem sempre protegidos por protocolos de segurança, podem ser invadidos por criminosos. Sendo assim, são opções menos seguras, o que não é recomendado para quem tem um valor muito alto investido em cripto.

Exemplo dessas carteiras, são os apps para celulares como o Mycellium, Coinomi, BRD Wallet; programas de computador como o Electrum, Atomic Wallet; bem como sites que ofertem esse serviço, como Metamask e Coinbase.