Nubank anuncia plataforma de compra e venda de bitcoin e ether (Ethereum) para entrar no mercado de criptomoedas. A da fintech diz que optou por começar com estas duas criptomoedas devido ao fato de que elas representam 60% das transações do mercado de cripto.

Chamada de Nubank Cripto, a plataforma de compra e vendas do banco digital promete, segundo a fintech, "simplificar e aumentar o acesso ao mercado de cripto". O Bitcoin (BTC) e o Ether (ETH) já somam cerca de US$ 2 trilhões em valor de mercado e por este motivo, o Nubank decidiu começar a oferecer seu serviço com estas criptomoedas.

Como funciona a compra de criptomoedas no Nubank?

Embora uma única bitcoin tenha chegado a custar 66 mil dólares e o ether 5 mil dólares, não quer dizer que você terá de pagar essa quantia para ter as criptomoedas. Ao invés disso, é possível comprar "pedacinhos" desses ativos.

De acordo com o Nubank, ao comprar através de seu aplicativo, os clientes terão as seguintes vantagens:

  • Praticidade: Não é necessário utilizar vários aplicativos para comprar, vender e visualizar as suas criptomoedas;
  • Conveniência: É possível comprar e vender criptomoedas a qualquer dia e horário, usando o saldo da sua conta (finais de semana incluídos).
  • Sem transferências: Não é necessário abrir outras contas para fazer transferências para comprar criptomoedas. Com isso, você pode comprar e vender suas criptomoedas a qualquer momento e ainda receber o dinheiro das negociações direto na conta.
  • Um só lugar: Um aplicativo que permite acessar diversos serviços em um só lugar com praticidade e conveniência.
  • Segurança: O Nubank irá intermediar a compra com a segurança que esse tipo de transação necessita.

Há riscos em comprar criptomoedas?

Como o valor da bitcoin (BTC) e do ether (ETH) variam a cada minuto por diversas razões, ao comprar criptomoedas, é necessário entender os riscos e ter consciência do quanto é viavel investir para se aventurar na criptoeconomia. Caso você esteja começando, é recomendado ir investindo aos poucos neste mercado e, claro, estudar muito sobre como funciona o mercado de blockchain.

O que são criptomoedas e blockchain?

As criptomoedas são um conjunto de dados binários desenvolvidos para funcionar como um meio de troca. Cada moeda tem uma propriedade que é armazenada em um "livro razão" (ledger), um banco de dados que utiliza a tecnologia blockchain para proteger os registros das transações. Esse tipo de moeda é fiduciária (não possui respaldo em nenhuma mercadoria como, por exemplo, ouro ou prata), pois não é lastreada ou conversível em commodities. Ou seja, elas criam valor porque as pessoas as usam como meio de troca e concordam com o seu valor.

O blockchain é um registro que é vinculado através de criptografia, uma técnica criada para se comunicar de forma segura sem que outros saibam o que se está dizendo. Basicamente é uma forma de obter a privacidade de dados, onde somente com uma "chave" é possível descobrir o conteúdo.

Um blockchain é formado por uma lista de blocos (blocks), onde cada um possui um "hash criptográfico" (informação criptografada) do bloco anterior, uma espécie de carimbo com data, hora e data de uma transação. Como cada bloco contém informações sobre o anterior, um blockchain é resistente a modificações de dados, pois após a criação de um registro criptografado para um dos blocos, os dados de um bloco só poderão ser alterados se todos os dados do conjunto forem alterados também.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com o Nubank, sua plataforma de compra e venda de criptomoedas, Nubank Cripto, ainda está em fase de testes e será liberada aos poucos para seus clientes.