O BlockPlace, marketplace brasileiro de NFTs (tokens não fungiveis), lançou neste último domingo (30) sua plataforma. O anúncio foi feito durante a luta de boxe entre Whindersson Nunes e Acelino "Popó" Freitas, ex-campeão mundial de boxe.

Durante o evento da luta de boxe, foi exibido uma coleção de NFTs com artes digitais feitas por parceiros da marca como, por exemplo, as feitas em parceria com a ONG Construide, responsável por construir moradias para famílias em situação de vulnerabilidade. No total, foram disponibilizados mais de mil tokens para compra através de um QR Code.

Parceria com marketplace de NFTs e criptoativos

A plataforma de NFTs BlocPlace fez uma parceria com Whindersson para que surgisse um maior interesse pela ideia. Milton Baptista, CEO do BlocPlace, diz:

"Para nós, fazer parte desse evento e contar com a confiança do Whindersson Nunes, que acreditou no nosso produto, é uma oportunidade incrível. A ideia é criarmos um ecossistema para fortalecermos o mercado de criptoativos no Brasil com muita integração, por meio de tecnologia de ponta.

Visamos atingir tanto os fãs que poderão passar a ter itens exclusivos de seus artistas favoritos, como investidores que terão a possibilidade de aportar em tokens de antecipação de recebíveis, DeFis e stablecoins, entre outros, como alternativa de diversificação da carteira"

Onde acessar o portal da BlocPlace para comprar NFTs?

A plataforma de compra e venda de NFTs, BlocPlace, também trabalha com criptomoedas como, por exemplo, bitcoin e ether. O interessado em negociar NFTs e moedas digitais poderá acessar a plataforma através de um aplicativo mobile ou web (via navegadores como Chrome, Firefox, Edge, Opera, Safari).

O Brasil já é o terceiro maior mercado de NFTs do mundo segundo a Exame. Acredita-se que com a chegada da BlocPlace, o mercado de tokens não fungíveis irá ficar ainda mais intenso.

O que são NFTs (tokens não fungíveis)?

Quando dizemos tokens não fungíveis, quer dizer que não é possível ter uma quantidade do mesmo, pois são únicos. Também não é possível dividi-los em parcelas como uma criptomoeda ou a nossa moeda, onde temos os centavos. Quando é possível dividir e ter uma diversos tokens do mesmo, quer dizer que se tem algo fungível, ou seja, as criptomoedas são uma espécie de token fungível.

O token é uma chave utilizada para acessar dados criptografados. Os NFTs são formados de blockchains, um registro que é vinculado através de criptografia, uma técnica criada para se comunicar de forma segura sem que outros saibam o que se está dizendo. Basicamente é uma forma de obter a privacidade de dados, onde somente com uma "chave" é possível descobrir o conteúdo.

Um blockchain é formado por uma lista de blocos (blocks), onde cada um possui um "hash criptográfico" (informação criptografada) do bloco anterior, uma espécie de carimbo com data, hora e data de uma transação. Como cada bloco contém informações sobre o anterior, um blockchain é resistente a modificações de dados, pois após a criação de um registro criptografado para um dos blocos, os dados de um bloco só poderão ser alterados se todos os dados do conjunto forem alterados também.