O Neymar, famoso jogador de futebol, gerou muitos comentários no Twitter ao mudar a imagem do perfil de sua conta para uma dos NFTs (tokens não fungíveis) Bored Ape Yacht Club (BAYC), conhecidos pelas imagens de macacos vestidos com diferentes roupas e acessórios. O motivo para o grande alvoroço foi pelo fato do atleta da seleção brasileira e do time Paris Saint Germain ter gastado R$ 6 milhões em duas imagens da coleção.

Neymar desembolsa R$ 6,6 milhões em NFT

O mercado de NFTs (non-fungible tokens ou tokens não fungiveis) tem ganhado muita força e um dos que tiveram um grande ganho de popularidade foi o Bored Ape Yatch Club (BAYC). Em novembro de 2021, o volume de NFTs OpenSea negociados duplicou após as vendas de BAYC terem disparado 900%. Um dos motivos disso foi o fato de celebridades começarem a utilizar o Bored Ape Yatch Club como, por exemplo, Jimmy Fallon, Post Maline, Steph Curry e Mark Cuban.

Basicamente, os BAYC são imagens únicas de macacos, onde o comprador do NFT tem acesso exclusivo a coleções futuras dependendo do que ele adquirir. Cada Ape (macaco) possui sete características: cor de fundo, roupas, brincos, olhos, tipo de pele, chapéu e boca. O valor de cada macaco irá depender do que está vestindo, fazendo e qual a cor do fundo da imagem. Neymar achou interessante comprar dois tokens não fungíveis da BAYC.

O que são NFTs (tokens não fungíveis)?

Quando dizemos tokens não fungíveis, quer dizer que não é possível ter uma quantidade do mesmo, pois são únicos. Também não é possível dividi-los em parcelas como uma criptomoeda ou a nossa moeda, onde temos os centavos. Quando é possível dividir e ter uma diversos tokens do mesmo, quer dizer que se tem algo fungível, ou seja, as criptomoedas são uma espécie de token fungível.

O token é uma chave utilizada para acessar dados criptografados. Os NFTs são formados de blockchains, um registro que é vinculado através de criptografia, uma técnica criada para se comunicar de forma segura sem que outros saibam o que se está dizendo. Basicamente é uma forma de obter a privacidade de dados, onde somente com uma "chave" é possível descobrir o conteúdo.

Um blockchain é formado por uma lista de blocos (blocks), onde cada um possui um "hash criptográfico" (informação criptografada) do bloco anterior, uma espécie de carimbo com data, hora e data de uma transação. Como cada bloco contém informações sobre o anterior, um blockchain é resistente a modificações de dados, pois após a criação de um registro criptografado para um dos blocos, os dados de um bloco só poderão ser alterados se todos os dados do conjunto forem alterados também.