Há alguns dias, a ASUS apresentou o Zenfone 11 Ultra, seu novo topo de linha, agora com uma nova linguagem visual e um hardware deveras poderoso. O aparelho deve competir com outros Ultra's do mercado, como é o caso do Galaxy S24 Ultra da Samsung. Já parou para pensar qual deles é o melhor? Veja em nosso comparativo completo para descobrir qual o melhor Ultra de 2024: Zenfone 11 Ultra ou Galaxy S24 Ultra.

Comparativo: Zenfone 11 Ultra vs Galaxy S24 Ultra

Analisamos a ficha técnica para identificar quais são as diferenças e similaridades entre os dosi aparelhos, e claro, definir qual o melhor. Abaixo, veja os departamentos analisados neste comparativo:

ÍNDICE

Design e construção

Começando pelo aspecto visual, podemos identificar que o Galaxy S24 Ultra ainda mantém uma linguagem visual similar ao do seu antecessor, diferente do Zenfone 11 Ultra, que mudou totalmente seu design em relação ao Zenfone 10. Nós não vamos entrar no mérito sobre qual é o mais bonito, afinal isso dependo do gosto de cada um.

Zenfone 11 Ultra e Galaxy S24 Ultra: design e construção. Imagem: Oficina da Net
Zenfone 11 Ultra e Galaxy S24 Ultra: design e construção. Imagem: Oficina da Net

Sobre o design em si, o que podemos destacar é o formato de cada aparelho. Enquanto o Samsung tem um aspecto mais quadradão, o Zenfone tem cantos e bordas arredondadas, o que pode ser um diferencial para quem tem mãos pequenas ou que simplesmente preferem um aparelho mais ergonômico. A traseira do Zenfone 11 Ultra também chama mais atenção por conta do desenho empregado pela ASUS que inclusive muda o brilho com o movimento que você faz.

Falando agora sobre o material usado na construção dos aparelhos, podemos destacar que ambos tem um acabamento impecável. Os dois aparelhos tem uma traseira de vidro, o que proporciona um visual ainda mais premium, além da proteção Gorilla Glass presente nos dois modelos.

O maior diferencial a favor do Galaxy S24 Ultra é que ele conta com uma frame de titânio, enquanto o Zenfone 11 Ultra conta com um frame de alumínio. Na prática, os dois funcionam da mesma forma. A única diferença é que o modelo da Samsung tende a ser mais resistente a quedas, corrosões e assim por diante. Ambos tem proteção IP68 contra água e poeira.

📲 Vencedor: Galaxy S24 Ultra

Câmeras

Em termos de câmeras, ambos devem oferecer fotos com resultados incríveis, mas a Samsung deve de destacar por causa do seu poderoso sistema de pós-processamento das imagens, bem como a tecnologia de zoom da Samsung que supera todos (ou quase todos) celulares do mercado, o que não é surpresa para ninguém.

O Zenfone 11 Ultra conta com um módulo traseiro composto por três câmeras, todos organizados em um módulo retangular que fica saltado para fora em relação ao restante do corpo do aparelho, e que fica localizado no canto esquerdo da parte superior da tampa. Já o modelo da Samsung tem um visual mais "normal", com três grandes sensores posicionados na vertical, bem similar a um semáforo, mas ainda tem mais dois componentes menores onde ficam empregados uma quarta lente e um sensor adicional.

Zenfone 11 Ultra e Galaxy S24 Ultra: câmeras. Imagem: Oficina da Net
Zenfone 11 Ultra e Galaxy S24 Ultra: câmeras. Imagem: Oficina da Net

Para a lente principal, a ASUS adotou o sensor Sony IMX890 com resolução de 50 MP, abertura f/1.9, que conta com foco automático e um sistema gimbal de estabilização optica de imagem (OIS). O Galaxy S24 Ultra também tem essa tecnologia de foco e estabilização, mas sua lente principal tem resolução de 200 MP com abertura f/1.7 e ainda conta com foco a laser, o que é um diferencial.

Nos demais sensores, o Zenfone 11 Ultra vem equipado com uma ultrawide de 13 MP e uma adicional de 32 MP que também tem OIS e oferece até 3x de zoom optico. A Samsung tem uma lente periscópica telefoto de 50 MP com OIS, foco automático e até 5x de zoom optico e ainda uma outra lente telefoto de 10 MP com tecnologia Dual Pixel e zoom optico de 3x. Além disso, o S24 Ultra tem ainda uma quarta lente que é usada como ultrawide e tem resolução de 12 MP e que também conta com sistema de super estabilidade.

O Zenfone 11 Ultra grava vídeos em até 8K a 24 quadros por segundo, enquanto o S24 Ultra faz em até 8K a 30 quadros por segundo. Para selfies, o modelo ASUS tem 32 MP, tem efeito panorama, HDR e grava vídeos em até Full HD a 30 fps. O Samsung, porém, tem 12 MP na lente frontal, foco automático, HDR10+, tecnologia que permite usar as câmeras traseiras simultaneamente com a frontal e grava vídeos em até 4K a 60 fps.

📸 Vencedor: Galaxy S24 Ultra

Processador e memórias

Para oferecer o melhor desempenho, ambos os aparelhos adotaram o que há de melhor no mercado atualmente. Começando pelo processador, que nos dois casos, é o Snapdragon 8 Gen 3, o mais poderoso chipset da Qualcomm em 2024 até o momento. Esse processador tem uma configuração de oito núcleos que operam em uma frequência de até 3.3GHz, além de serem construídos na litografia de 4 nanômetros e contam com a GPU Adreno 750.

Galaxy S24 Ultra conta com Ray Tracing. Imagem: Samsung/Reprodução
Galaxy S24 Ultra conta com Ray Tracing. Imagem: Samsung/Reprodução

Falando sobre memórias, cada um se sobressai nas opções que oferece. O Zenfone 11 Ultra, por exemplo tem versões com 12 GB e até 16 GB de memória RAM, enquanto o modelo Samsung tem apenas uma opção com 12 GB. Entretanto, enquanto o modelo ASUS tem ainda opções de 256 GB e 512 GB de armazenamento, Galaxy S24 Ultra vai ainda mais além e oferece também uma versão com 1 TB de memória interna.

De qualquer forma, ambos oferecem mais que o suficiente para qualquer tipo de usuário, mesmo os mais exigentes. Vale lembrar que os dois aparelhos contam com a tecnologia UFS 4.0, uma das mais modernas e que oferece rápida abertura e transferência de arquivos. Também, nenhum dos dois aparelhos contam com possibilidade de armazenamento extra, ou seja, eles não tem slot para cartão microSD.

🎮 Vencedor: Empate

Bateria

Em termos de bateria, ambos também apresentam suas diferenças. A Samsung, por exemplo, manteve o mesmo tamanho da bateria do Galaxy S23 Ultra e de outros aparelhos lançados pela empresa, e por isso o Galaxy S24 Ultra conta com um tanque de 5.000 mAh. O Zenfone 11 Ultra, por sua vez, tem um capacidade maior, com 5.500 mAh. Isso significa que, na teoria, o modelo ASUS deve aguentar mais longe tempo da tomada que o seu rival, mas só um teste real deve mostrar se é isso mesmo o que acontece, pois depende da otimização que as duas empresas fizeram.

Garantindo energia para longas horas de uso, o Zenfone 11 Ultra tem uma bateria de 5.500 mAh e carregamento de 65W. Imagem: ASUS/Reprodução
Garantindo energia para longas horas de uso, o Zenfone 11 Ultra tem uma bateria de 5.500 mAh e carregamento de 65W. Imagem: ASUS/Reprodução

Quanto a tecnologia empregada no carregamento, a ASUS se sobressai mais uma vez. O Zenfone 11 Ultra suporta cargas de até 65 watts, o que é maior que os 45 watts que a Samsung empregou no S24 Ultra. Isso significa que o Zenfone deve carregar mais rápido, mesmo tendo uma bateria maior.

No mais, o Zenfone tem também suporte para carregamento reverso de 5 watts e 15 watts usando carregadores sem fio. Já o Samsung tem 4.5 watts no modo reverso e 15 watts no carregamento wireless.

🔋 Vencedor: Zenfone 11 Ultra

Tela

No quesito tela, temos também algumas diferenças. A Samsung, por exemplo, optou por usar um painel Dynamic AMOLED 2x de 6.7 polegadas no S24 Ultra, empregado ainda com uma resolução de 1440 x 3088 pixels, taxa de atualização de 120 Hz e proteção Gorilla Glass Armor. A ASUS, por sua vez, usa o painel AMOLED de 6.78 polegadas, resolução de 2400 x 1080, proteção Gorilla Glass Victus 2 e, focado em alta performance, tem taxa de atualização de 144 Hz.

Zenfone 11 Ultra e Galaxy S24 Ultra: tela. Imagem: Oficina da Net
Zenfone 11 Ultra e Galaxy S24 Ultra: tela. Imagem: Oficina da Net

Ambos aparelhos tem suporte a tecnologia Always on, que deixa a tela sempre acesa para exibir informações importante, além da tecnologia HDR10+, que deixa cores, nitidez e clareza ainda maiores. O S24 Ultra tende a ter uma tela um pouco mais brilhante que seu rival, já que conta com 2.600 nits, conta 2.500 nits do Zenfone 11 Ultra.

Tamanho de tela parecido, tecnologia similar e suporte aos mesmos modos de imagem, podemos concordar que ambos vão oferecer a mesma experiência. A resolução do aparelho da Samsung é maior, embora a frequência deve ser melhor no Zenfone, mas isso são coisas que dificilmente um usuário comum vai perceber.

📱 Vencedor: Empate

Sistema operacional e atualização

Tanto o Galaxy S24 Ultra como o Zenfone 11 Ultra chegaram ao mercado com o Android 14 de fábrica. Entretanto, a Samsung tem mostrado um carinho especial com quem adquire seus produtos. Isso por que a empresa garante até 7 anos de atualização de sistema para o S24 Ultra, garantindo que ele receba o Android 21, que deve ser lançado só em 2032.

O Zenfone 11 Ultra até tem algumas novidades no sistema, como menus e ações que a ASUS geralmente emprega apenas nos seus modelos gamers que compõem a linha ROG Phone. Entretanto, a empresa garante apenas duas grandes atualizações de sistema para o seu topo de linha, chegando no máximo no Android 16.

🔃 Vencedor: Galaxy S24 Ultra

Recursos adicionais

A Samsung também tem mostrado um cuidado maior que a ASUS quando o assunto são recursos extras, os queridos brindes. Começando pela caixa, o Zenfone 11 Ultra acmpanha cabo de carregamento, pino de remoção da gaveta de chip e capinha para o smartphone. Infelizmente, não temos carregador incluso. O Galaxy S24 Ultra, por sua vez, acompanha cabo e carregador, mas não vem capinha.

Um diferencial da Samsung é a adição da IA (Inteligência Artificial) nas câmeras, proporcionando imagens ainda mais poderosas, especialmente em ambientes escuros e que necessitam de maior nitidez quando você usar o zoom da câmera. Além disso, a IA ajuda em outras tarefas, como circular um item na tela para pesquisar direto no Google, tradução automática de um texto ou voz, criação instantânea de resumo e correção de textos e por aí vai.

Ambos tem NFC, 5G e Wi-Fi 7. O Galaxy S24 Ultra tem Bluetooth 5.3 e o Zenfone 11 Ultra tem Buetooth 5.4. Ambos tem som estéreo, sem suporte a rádio FM, mas só o ASUS tem conector P2 para fones de ouvido. Em contrapartida, enquanto o Zenfone usa cabo USB-C 3.0, a Samsung utiliza o novo padrão 3.2.

Galaxy S24 Ultra tem como diferencial a S Pen que tem um compartimento no próprio corpo do aparelho. Imagem: Samsung/Reprodução
Galaxy S24 Ultra tem como diferencial a S Pen que tem um compartimento no próprio corpo do aparelho. Imagem: Samsung/Reprodução

Ah, e não podemos esquecer da S Pen, a famosa caneta da Samsung que já tem inclusa no S24 Ultra e pode ser muito útil para quem busca mais produtividade.

📶 Vencedor: Galaxy S24 Ultra

Preços

No momento da produção desta matéria, apenas o Galaxy S24 Ultra já foi lançado no Brasil e está sendo comercializado no país. Seu preço atual é de R$ 8.400, um desconto de 16% em relação ao seu preço original de R$ 10 mil.

O Zenfone 11 Ultra ainda precisa ser lançado no mercado brasileiro para conseguirmos comparar qual vale mais a pena, mas apenas para informar, no exterior ele tem sido vendido a partir de 999 euros, o que equivale a R$ 5.430, mas claro, sem considerar impostos e outras variações. Quando ele finalmente for lançado no Brasil, essa matéria deve ser atualizada com os preços oficiais.

💵 Vencedor: ainda não se aplica

Zenfone 11 Ultra vs Galaxy S24 Ultra: qual o melhor?

O S24 Ultra é mais completo e eficiente no conjunto geral. Imagem: Oficina da Net
O S24 Ultra é mais completo e eficiente no conjunto geral. Imagem: Oficina da Net

Com um placar de 4 a 1, o Galaxy S24 Ultra é melhor que o Zenfone 11 Ultra. O aparelho da Samsung se sobressai por ter câmeras mais eficientes, especialmente por conta dos novos recursos de IA, além de uma construção de titânio que o torna mais resistente, e também o cuidado da Samsung para oferecer um longo período de suporte para seus usuários.

O Zenfone 11 Ultra supera o Galaxy S24 Ultra apenas no quesito energético, já que possui uma bateria maior e sua capacidade de carregamento também é mais veloz. Ambos contam com a mesma ficha técnica no quesito desempenho, então podemos considerar um empate técnico. O aparelho da ASUS conta com todo o aparato de um topo de linha em 2024, mas deve chegar no Brasil custando caro, e nessas condições, é bem provável que os usuários deem preferência para o modelo da Samsung.

Ficha técnica completa: Zenfone 11 Ultra vs Galaxy S24 Ultra

ASUS Zenfone 11 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra
GERAL
Status
ASUS Zenfone 11 Ultra
Lançamento
Samsung Galaxy S24 Ultra
Lançamento
Data lançamento
ASUS Zenfone 11 Ultra
14/03/2024
Samsung Galaxy S24 Ultra
17/01/2024
Preço de lançamento
ASUS Zenfone 11 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra
R$ 9.999,00
Menor preço histórico
ASUS Zenfone 11 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra
R$ 6.299,10
Preço atual
ASUS Zenfone 11 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra
R$ 7.999,99
Outras informações
Dimensões
ASUS Zenfone 11 Ultra
163.8x76.8x8.9 mm
Samsung Galaxy S24 Ultra
162.3 x 79 x 8.6 mm
Peso
ASUS Zenfone 11 Ultra
225 g
Samsung Galaxy S24 Ultra
233 g
Construção
ASUS Zenfone 11 Ultra
Vidro Frontal e Frame de alumínio
Samsung Galaxy S24 Ultra
Vidro frontal (Gorilla Glass Armor), Frame em titânio e Vidro Traseiro (Gorilla Glass)
Chip
ASUS Zenfone 11 Ultra
Dual SIM (Nano-SIM, dual stand-by)
Samsung Galaxy S24 Ultra
Dual SIM (Nano-SIM, dual stand-by)
Proteção Água
ASUS Zenfone 11 Ultra
IP68
Samsung Galaxy S24 Ultra
IP68
Dobrável
ASUS Zenfone 11 Ultra
-
Samsung Galaxy S24 Ultra
Não
Plataforma
Sistema
ASUS Zenfone 11 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra
Processador
ASUS Zenfone 11 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra
CPU
ASUS Zenfone 11 Ultra
-
Samsung Galaxy S24 Ultra
Octa-core (1x3.3 GHz Cortex-X4 e 5x3.2 GHz Cortex-A720 e 2x2.3 GHz Cortex-A520)
GPU
ASUS Zenfone 11 Ultra
Adreno 750
Samsung Galaxy S24 Ultra
Adreno 750
Memórias
Memória RAM
ASUS Zenfone 11 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra
Tipo de Memória RAM
ASUS Zenfone 11 Ultra
UFS 4.0
Samsung Galaxy S24 Ultra
-
Armazenamento
ASUS Zenfone 11 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra
Armazenamento Extra
ASUS Zenfone 11 Ultra
Não Possui
Samsung Galaxy S24 Ultra
Não Possui
Tela
Tela - Tipo
ASUS Zenfone 11 Ultra
AMOLED
Samsung Galaxy S24 Ultra
Dynamic LTPO AMOLED 2X
Tela - Tamanho
ASUS Zenfone 11 Ultra
6.78
Samsung Galaxy S24 Ultra
6.7
Tela - Resolução
ASUS Zenfone 11 Ultra
2400 x 1080
Samsung Galaxy S24 Ultra
1440 x 3088 pixels
Tela - Frequência
ASUS Zenfone 11 Ultra
144Hz
Samsung Galaxy S24 Ultra
120Hz
Tela - Densidade
ASUS Zenfone 11 Ultra
-
Samsung Galaxy S24 Ultra
501 ppi
Tela - Proteção
ASUS Zenfone 11 Ultra
Corning Gorilla Glass Victus 2
Samsung Galaxy S24 Ultra
Corning Gorilla Glass Armor
Tela - Extras
ASUS Zenfone 11 Ultra
Always-on display, 2500 nits (pico) e HDR 10 Plus
Samsung Galaxy S24 Ultra
Always-on display, 2600 nits (pico) e HDR10 Plus
Câmera principal
Câmera principal
ASUS Zenfone 11 Ultra
50 MP, f/1.9, 26mm (wide), 1/1.56, PDAF e gimbal OIS
Samsung Galaxy S24 Ultra
multi-directional PDAF, 200 MP, f/1.7, 24mm (wide), 1/1.3, Laser AF e OIS
Sensor câmera principal
ASUS Zenfone 11 Ultra
Sony IMX890
Samsung Galaxy S24 Ultra
-
2ª câmera
ASUS Zenfone 11 Ultra
13 MP, f/2.2, 120° (ultrawide)
Samsung Galaxy S24 Ultra
50 MP, f/3.4, 111mm (periscope telephoto), 5x zoom ótico , PDAF e OIS
3ª câmera
ASUS Zenfone 11 Ultra
32 MP, f/2.4 3x zoom óptico e OIS
Samsung Galaxy S24 Ultra
10 MP, f/2.4, 67mm (telephoto), 1/3.52, Dual Pixel PDAF, OIS e 3x zoom ótico
4ª câmera
ASUS Zenfone 11 Ultra
-
Samsung Galaxy S24 Ultra
12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚ (ultrawide), 1/2.55, Super Estabilidade e Dual Pixel PDAF
Câmera - Extras
ASUS Zenfone 11 Ultra
Flash LED, HDR e Panorama
Samsung Galaxy S24 Ultra
Flash LED, Panorama e Auto-HDR
Vídeo
ASUS Zenfone 11 Ultra
4K 120fps, 4K - 30 fps, 8K - 24fps e 4K - 60fps
Samsung Galaxy S24 Ultra
4K 120fps, gyro-EIS, HDR 10 PLUS, stereo sound rec., 8K - 30fps e Full HD - 960fps
Câmera frontal
Câm. Selfie
ASUS Zenfone 11 Ultra
32 MP, f/2.5, (wide)
Samsung Galaxy S24 Ultra
12 MP, f/2.2, 26mm (wide), PDAF e Dual Pixel PDAF
Câmera Frontal - Extras
ASUS Zenfone 11 Ultra
panorama e HDR
Samsung Galaxy S24 Ultra
Dual video call, Auto-HDR e HDR10 Plus
Vídeo
ASUS Zenfone 11 Ultra
FULLHD - 30fps
Samsung Galaxy S24 Ultra
4K - 60fps e Full HD - 30 fps
Bateria
Bateria
ASUS Zenfone 11 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra
Carregador
ASUS Zenfone 11 Ultra
5W reverso, 65W e 15W Wireless
Samsung Galaxy S24 Ultra
45W, 15W Wireless e 4.5 reverse wireless
Redes de dados
3G
ASUS Zenfone 11 Ultra
Sim
Samsung Galaxy S24 Ultra
Sim
4G
ASUS Zenfone 11 Ultra
Sim
Samsung Galaxy S24 Ultra
Sim
5G
ASUS Zenfone 11 Ultra
Sim
Samsung Galaxy S24 Ultra
Sim
Wi-Fi
ASUS Zenfone 11 Ultra
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e/7 e Tri-Band
Samsung Galaxy S24 Ultra
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e/7, Tri-Band e Wi-Fi Direct
Bluetooth
ASUS Zenfone 11 Ultra
A2DP, LE, aptX Adaptive, aptX HD e 5.4
Samsung Galaxy S24 Ultra
LE, A2DP e 5.3
GPS
ASUS Zenfone 11 Ultra
NaviC, A-GPS Duplo, QZSS, BEIDOU, BDS, GLONASS e GALILEO
Samsung Galaxy S24 Ultra
GPS, GLONASS, GALILEO e BDS
NFC
ASUS Zenfone 11 Ultra
Sim
Samsung Galaxy S24 Ultra
Sim
Som
Som
ASUS Zenfone 11 Ultra
Estéreo
Samsung Galaxy S24 Ultra
Estéreo
3.5mm jack
ASUS Zenfone 11 Ultra
Sim
Samsung Galaxy S24 Ultra
Não
Outros
Rádio FM
ASUS Zenfone 11 Ultra
Não
Samsung Galaxy S24 Ultra
Não
Infravermelho
ASUS Zenfone 11 Ultra
Não
Samsung Galaxy S24 Ultra
-
USB
ASUS Zenfone 11 Ultra
Tipo-C e 3.0
Samsung Galaxy S24 Ultra
On-The-Go, USB Tipo-C e 3.2
Sensores
ASUS Zenfone 11 Ultra
Bússola, Giroscópio, Luz ambiente, Proximidade, Acelerômetro e Impressão digital (sob a tela, óptico)
Samsung Galaxy S24 Ultra
Samsung Wireless DeX, Samsung DeX, Acelerômetro, Giroscópio, Proximidade, Bússola, Barômetro, Suporte ultra wideband (UWB) e Impressão digital (sob a tela, ultrassônico)