Conheça 16 Psique, o asteroide que vale mais que toda a economia da Terra

A cerca de 370 milhões de quilômetros da Terra, o asteroide 16 Psique, coberto por ferro, níquel e talvez ouro e platina, tem um valor incomensurável. Confira!

Para os cientistas, o asteroide 16 Psique é diferente de qualquer corpo celeste.

Descoberto em 1852, o asteroide 16 Psique tem um diâmetro de 226 quilômetros, e está orbitando entre Marte e Júpiter, há cerca de 370 milhões de quilômetros da Terra.

Um estudo recente feito com a ajuda do telescópio Hubble, descobriu que essa gigantesca rocha está carregada de materiais valiosos como ferro e níquel. Para os cientistas, esse valioso asteroide é de fato intrigante. Tracy Becker, cientista planetário do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, nos EUA, disse;

Temos visto meteoritos que são na grande maioria de metal, mas Psique parece único porque pode ser um asteroide totalmente de ferro e níquel.

Imagem: Telescópio Hubble

Em comparação com isso, Tracy ainda completou dizendo que a Terra também tem um núcleo de metal, um manto e uma crosta, o que pode levar a acreditar que o asteroide Psique foi na verdade um núcleo de um planeta em formação com o tamanho aproximado de Marte, mas colidiu com outro objeto do Sistema Solar e resultou na perca de seu manto e crosta.

Para os cientistas, se isso for realmente verdade, poderemos entender como o núcleo da Terra e de outros planetas foram formados.

Mais valioso que a Terra

Além do ferro e níquel, acredita-se também que o 16 Psique possa conter ouro e platina, materiais altamente valiosos. Isso fez com que os cientistas lhe adotassem o nome de Asteroide Dourado.

Estima-se que somando todo o valor econômico contido nos metais do asteroide Psique, o valor total poderia ultrapassar 10 mil quatrilhões de dólares.

Para se ter uma ideia do quão grande é este valor, levamos em consideração o valor total de toda a economia da Terra. O mais recente estudo do portal de dados alemão Statista, declarou que em 2019 a economia de todo o nosso planeta girava em torno de 142 trilhões de dólares. Baseado nisso, o valor do Psique equivale a 70 vezes mais.

Missão 16 Psique

Segundo a BBC, o 16 Psique está na mira da NASA e da Space X, empresa de Elon Musk, e ambas podem se dedicar a uma missão que deve investigar mais detalhes sobre o asteroide dourado.

Se tudo correr como o planejado, uma nave será lançada em 2022, e deverá alcançar o asteroide em 2026.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Análise FIFA 22 - Quando o realismo entra em campo
Games

Análise FIFA 22 - Quando o realismo entra em campo

a HyperMotion Technology permite que o jogo entregue bastante realismo, com grande destaque para o posicionamento dos atletas! Confira o que achamos do jogo.

NASA revela a descoberta de presença de água na Lua

NASA revela a descoberta de presença de água na Lua

Pesquisadores detectaram moléculas de água na cratera Clavius, no hemisfério sul da lua. A grande cratera é visível da Terra.

Missão da NASA em direção a Marte enfrenta problemas técnicos

Missão da NASA em direção a Marte enfrenta problemas técnicos

Algumas horas após a decolagem de ontem, a Mars 2020 enfrentou alguns problemas técnicos. Porém, tudo se normalizou e a NASA afirma que não há motivos para preocupação.