O lançamento da nave espacial que leva o rover Perseverance da NASA para Marte enfrentou algumas dificuldades técnicas. Após o lançamento de ontem (quinta-feira, 30), alguns problemas começaram a aparecer após aproximadamente 3 horas de vôo. A agência espacial americana informou que somente os sistemas essenciais da nave estão funcionando.
A NASA informou que "Os dados indicam que a nave entrou em um estado conhecido como modo de segurança, provavelmente porque uma parte dela estava um pouco mais fria do que o esperado". Tudo começou quando a Mars 2020 entrou para a região de sombra da Lua, o que deixou a nave sem a luz do Sol. Aparentemente a temperatura de equipamentos caiu para além do previsto pelos engenheiros, causando o desligamento de parte dos sistemas para a preservação da missão.
A nave, contudo, já deixou a região de sombra e as temperaturas devem ter retornado ao normal. A agência espacial está realizando mais testes antes de enviar comandos para a nave retomar as configurações originais.
Outro problema encontrado foi com a comunicação com a nave. O Laboratório de Propulsão a Jato (LPJ), onde fica o controle da missão, recebia mensagens com um processamento defeituoso. A explicação para isso era, na realidade, a proximidade da nave com a Terra nas primeiras horas após o lançamento. Tanto que a comunicação retornou ao normal nas horas posteriores. A NASA utiliza um sistema chamado Deep Space Network para se comunicar com o Perseverance e ele foi criado para comunicações a longas distâncias no espaço.
Algumas dificuldades são esperadas e existem medidas de segurança para a maioria dos problemas que podem acontecer. De imediato, a missão segue funcionando bem e sem mais alardes. Os primeiros momentos após o lançamento são os mais cruciais para o sucesso de uma missão. Agora há uma jornada de sete meses em direção a Marte e parece que tudo está corretamente alinhado.
Missão da NASA em direção a Marte enfrenta problemas técnicos
Algumas horas após a decolagem de ontem, a Mars 2020 enfrentou alguns problemas técnicos. Porém, tudo se normalizou e a NASA afirma que não há motivos para preocupação.
Por Bruno Ignacio de Lima em
Relacionados

Ciência
China lança com sucesso sua 1ª missão solo para Marte
China anuncia que conseguiu lançar com sucesso a sua primeira missão solo para o planeta Marte. Confira os detalhes sobre a viagem espacial!

China lança sua primeira missão à Marte
China lança sua primeira missão à Marte
A China pode se tornar o segundo país a conseguir pousar em Marte, depois dos EUA, aumentando sua relevância nos estudos espaciais.

Marte: O grande objeto de estudo espacial da década de 2020
Marte: O grande objeto de estudo espacial da década de 2020
Já no início desta nova década, vemos múltiplos países enviarem suas missões à Marte, que cada vez crescem mais ambiciosas. O que será que podemos esperar desta década?



