China lança sua primeira missão à Marte

A China pode se tornar o segundo país a conseguir pousar em Marte, depois dos EUA, aumentando sua relevância nos estudos espaciais.

Imagem: Divulgação CNSA
Imagem: Divulgação CNSA

Hoje, quinta-feira (23), a China lançou com sucesso sua missão à Marte que levará uma sonda orbital e um rover que pousará na superfície do planeta vermelho. Esse feito marca a posição da China na história da exploração espacial da humanidade, dando início a uma desmonopolização do espaço e de suas descobertas por parte dos EUA. A missão nomeada de Tianwen-1 estudará Marte com três veículos levados pela espaçonave a geologia do planeta vizinho.

A sonda orbital tem como objetivo mapear e fotografar Marte, enquanto o módulo de pouso levará os veículos terrestres para a superfície do planeta, o que se trata do momento mais tenso de qualquer missão espacial para Marte. Um erro nesse processo e todo o equipamento será perdido, além de muito tempo e dinheiro. Se tiver sucesso, o módulo de pouso servirá para desembarcar os rovers e trazê-los de volta também no futuro, com uma rampa que permite o acesso dos robôs para a superfície.

A China poderá entrar para a história como o segundo país, após os EUA, a pousar um rover em Marte. Países europeus já haviam tentado duas vezes, sem sucesso. A antiga União Soviética, durante a corrida espacial da Guerra Fria, conseguiu pousar uma nave em Marte que se comunicou por 20 minutos com a Terra antes de falhar e se perder para a sempre. A China então possui uma oportunidade de colocar sua agência espacial estatal, a CNSA, no mesmo patamar da NASA, caso eles tenham sucesso em sua missão.

A missão só chegará a Marte em fevereiro do ano que vem. A espaçonave carrega consigo câmeras de alta resolução, a sonda orbital e os rovers que foram projetados para funcionar por cerca de 90 dias consecutivos, porém, eles tem capacidade para funcionar por muito mais tempo caso a missão seja estendida.

iPhone 11 vs Galaxy S21 - Comparativo

Qual dos dois celulares você deveria levar para casa? Comparamos, assista.

Conteúdo relacionado

Cometa Neowise atinge aproximação máxima da Terra nesta quinta
Ciência

Cometa Neowise atinge aproximação máxima da Terra nesta quinta

O cometa Neowise passa agora pelos céus da Terra e brasileiros de todas as parte podem ter sua chance de avistá-lo nos céus, atingindo sua aproximação máxima nesta quinta-feira (23).

China lança com sucesso sua 1ª missão solo para Marte
Ciência

China lança com sucesso sua 1ª missão solo para Marte

China anuncia que conseguiu lançar com sucesso a sua primeira missão solo para o planeta Marte. Confira os detalhes sobre a viagem espacial!

O robô Curiosity está investigando uma curiosa rocha colorida em Marte
Ciência

O robô Curiosity está investigando uma curiosa rocha colorida em Marte

O robô da Nasa irá estudar a rocha e sua composição e então enviar seus resultados para a Terra. A descoberta se deu em um novo local de perfuração em Marte.