Nos próximos dias, missões espaciais de três países diferentes serão lançadas em direção à Marte. Os EUA, China e Emirados Árabes iniciarão suas missões tripuladas ao planeta vermelho, com destaque à missão estadunidense, que colocará o rover Perserverance no planeta.
Esse rover teria o tamanho de um carro convencional e é o mais avançado até agora enviado pela NASA. Sua missão foi nomeada como Mars 2020 e ele deve estudar mais a fundo o planeta vermelho, buscando condições de possível vida fora da Terra. O rover também deverá colher amostras minerais e de solo a fim de trazê-los para a Terra pela primeira vez da história.
O planejamento oficial é para que o Perserverance deixe a terra no dia 30 de julho para chegar em Marte no dia 18 de fevereiro do ano que vem. Cientistas acreditam que Marte tem grande chance de ter abrigado alguma forma de vida no passado. Por isso esse rover deverá pousar em uma cratera que a bilhões de anos abrigou um enorme lago em Marte. Dessa maneira, seria mais possível encontrar formas de vida primárias, como micróbios, se assim houver.
Essa oportunidade é preciosa não só para a NASA, mas para os três países. Marte e a Terra alinham suas órbitas uma vez a cada 26 meses, portanto essa oportunidade é rara. Assim os dois planetas ficam mais próximos e criam condições ideais para lançar missões ao planeta vermelho.
Enquanto a NASA lançará seu mais avançado rover, a China também lançará um pequeno veículo robótico para Marte e os Emirados Árabes serão os primeiros do oriente médio a lançar uma missão interplanetária que tem como objetivo o estudo do clima do planeta vermelho.