Nesta quinta-feira a China anunciou que o lançamento de sua grande missão para Marte foi um sucesso. Chamada de Tianwen -1, o foguete "Long March 5" foi lançado pelo país asiático com um rover, um lander e um orbiter.

Essa é a primeira missão solo da China ao planeta Marte após uma tentativa falha em parceria com a Rússia há anos. De acordo com a China Aerospace Science and Technology, em uma postagem oficial no WeChat, disse que o lançamento, que ocorreu na província de Hainan, foi um sucesso afirmando que a nave aeroespacial Tianwen-1 já foi posicionada com sucesso na "órbita predeterminada".

A previsão de chagada em marte é de 7 meses após a data de lançamento. Após encontrar com o planeta vermelho, o lander e o rover farão uma viagem por sua superfície enquanto o orbiter irá orbitar a sua volta.

Foguete Long March-5 carregando um orbiter, lander e um rover na missão Tianwen-1 com destino a parte no Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan, no sul da China. Fonte: Noel Celis | AFP | Getty Images
Foguete Long March-5 carregando um orbiter, lander e um rover na missão Tianwen-1 com destino a parte no Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan, no sul da China. Fonte: Noel Celis | AFP | Getty Images

Os pesquisadores chineses esperam poder mapear a estrutura geológica de Marte, analisando as características do solo e da água (gelo). De acordo com o responsável pelas pesquisas da missão, o objetivo é estudar a composição do material da superfície do planeta vermelho e tentar entender como o meio ambiente funciona lá.

Enquanto a missão a marte da China já está em andamento, os EUA estão se preparando para o lançamento do Mars Perseverance Rover da NASA, que tem data estimada para o dia 30 de julho. É importante salientar que o país norte americano é o único país que pousou e operou um veículo espacial em Marte.

A China obteve outros sucessos em suas pesquisas aeroespaciais. O país foi o primeiro a pousar uma espaçonave no lado escuro da lua e no início de 2020 lançou o último satélite para completar o sistema de navegação global (como o GPS) chamado Beidou.

O lançamento do foguete chinês para Marte ocorre logo depois dos Emirados Árabes Unidos (UAE) lançarem com sucesso uma sonda, chamada Hope, em direção ao planeta vermelho.

O que achou do projeto de pesquisa em Marte que a China está realizando? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!